Caraterização (Abastecimento)

O sistema de abastecimento de água ao concelho de Montemor-o-Velho, gerido sob responsabilidade da Câmara Municipal de Montemor-o-Velho, é assegurado por sete sistemas.

Seis destes sistemas – Abrunheira, Montemor, Pereira, Pereira – Prolote, Seixo e Tentúgal – são alimentados a partir de captações locais e um – Arazede – recebe água do concelho de Cantanhede.

 

SISTEMA DE ABASTECIMENTO DE ARAZEDE

No sistema de Arazede (Água Fornecida por Cantanhede) as zonas abastecidas são Arazede, Vila Franca, Gordos, Zambujeiro, correspondendo a cerca de 1.500 habitantes.

 

SISTEMA DE ABASTECIMENTO DE ABRUNHEIRA

O sistema de Abrunheira, é um sistema autónomo que serve aproximadamente 2.500 habitantes das localidades de Abrunheira, Reveles, Verride, Vila Nova da Barca e Ereira. A água é captada na zona do Brulho e encaminhada para tratamento sendo posteriormente distribuída pelas várias localidades.

 

SISTEMA DE ABASTECIMENTO DE MONTEMOR

O sistema autónomo de Montemor-o-Velho abastece 44 lugares das freguesias de Montemor-o-Velho, Carapinheira, Meãs do Campo.

Os cerca de 7.200 habitantes são abastecidos através da água captada nos furos da Fonterma sendo tratada e distribuída pelos vários lugares.

 

SISTEMA DE ABASTECIMENTO DE PEREIRA

No sistema de Pereira a origem da água é subterrâneo, captada através de dois furos, abastecendo as localidades de Pereira, Santo Varão, Formoselha, Casal Minhoto, Casais Velhos e Casal da Légua, no total servindo aproximadamente 3.700 habitantes.

 

SISTEMA DE ABASTECIMENTO DE PROLOTE (Pereira)

Em Pereira ainda existe o sistema de Pereira – Prolote, que abastece a Urbanização Prolote com cerca de 1.500 habitantes.

 

SISTEMA DE ABASTECIMENTO DO SEIXO

Seixo, Gatões, Liceia, Arazede (Parte) Carapinheira, Montemor-o-Velho, Tentúgal (parte), num total de cerca de 5.400 habitantes, fazem parte do sistema do Seixo.

A captação é feita através de dos furos do Seixo sendo tratada e distribuída pelos vários lugares.

 

SISTEMA DE ABASTECIMENTO DE TENTÚGAL

O sistema de Tentúgal, que abastece as zonas de Tentúgal, Portela e parte das Meãs, num total de cerca de 2.300 habitantes.



O sistema autónomo de Tentúgal, é atualmente abastecido a partir de um furo executado em 2015 sendo encaminhada para uma estação de tratamento especial, servindo os lugares de Mourão, Póvoa de Santa Cristina, Tentúgal, Portela, Outeiro Longo e Casal de Penas.

Saber...