Monos

Resíduos volumosos, vulgarmente conhecidos por monos ou monstros, são objetos volumosos e/ou pesados, fora de uso, provenientes das habitações e que, pelo seu volume, forma ou dimensões não possam ser recolhidos pelos meios normais de remoção.

São considerados como monos, mobílias, eletrodomésticos (frigoríficos, televisores, micro-ondas, entre outros), sofás, colchões, entre outros.

À semelhança de outros resíduos, os monos têm um destino adequado, podendo ser transformados em novos objetos.

No entanto, a reutilização ou recuperação dos monos, reduz a produção de resíduos. Nesse sentido, avalie previamente se podem ser úteis para outra utilização.

A Câmara Municipal de Montemor-o-Velho disponibiliza o serviço gratuito de recolha ao domicílio, através de marcação prévia, auxiliando o munícipe a desfazer-se do resíduo volumoso e evitando que estes sejam depositados na berma de caminhos rurais ou nas matas do Concelho.

O pedido pode ser efetuado através de:

- Telefone (239 687 300)

- Presencialmente na Câmara Municipal de Montemor-o-Velho, no Balcão Único de Atendimento entre as 9:00 – 12:30 e as 14:00 – 16:00

A deposição de resíduos não autorizados neste sistema de recolha, punível com coima, incluindo no exterior dos contentores, pode e deve ser reportada aos serviços de ambiente da GNR (SEPNA) e/ou ao Município de Montemor-o-Velho. Para o efeito deve indicar a tipologia de resíduos abandonados, matrículas de viaturas, bem como a data e a hora da(s) ocorrência(s).

No mapa abaixo, é possível verificar a localização atual dos contentores de monos pertencentes ao sistema de recolha atual no concelho. Contentores esses que se destinam, exclusivamente, a resíduos urbanos de origem doméstica, nomeadamente, objetos volumosos fora de uso, habitualmente designados por “monos” ou “monstros”.