Festival do Arroz e da Lampreia

Um mar de gente continua a marcar presença no anual Festival do Arroz e da Lampreia, confirmando a aposta Municipal em revitalizar uma iniciativa que continua a mostrar o melhor das nossas riquezas gastronómicas e culturais.
A par da deliciosa e surpreendente oferta gastronómica, a cada edição procura-se melhorar e mostrar o melhor do nosso concelho, não esquecendo a doçaria regional e conventual, as participações institucionais e os artesãos e associações do concelho.

Valorizamos o que é nosso!

De 15 a 24 de março, Montemor-o-Velho volta à ribalta ao juntar à mesma mesa o genuíno arroz carolino do Baixo Mondego e a surpreendente lampreia pescada no rio Mondego.

Com o merecido reconhecimento da União Europeia, que colocou, em junho de 2015, o arroz carolino do Baixo Mondego na lista de produtos com Indicação Geográfica Protegida (IGP), a edição de 2019 do Festival do Arroz e da Lampreia | Sabores do Campo e do Rio é uma saborosa oportunidade para celebrar a confirmação de que se está perante, garantimos, o melhor arroz carolino do mundo.

O menu, de fazer soltar água na boca, está pleno de pratos típicos da região, numa homenagem à memória e identidade das gentes do Baixo Mondego e que convive paredes meias com os doces da região: do reconfortante arroz doce, às cobiçadas queijadas de Pereira, passando pelas singulares espigas doces de Montemor, sem esquecer os maravilhosos pastéis de Tentúgal.

Entre 15 e 24 de março, no recinto do festival, que contará com uma maior área física face à edição 2018, localizado junto ao centro histórico de Montemor-o-Velho, é o palco de uma exaltação dos sabores do campo e do rio.

Para além da excelência da gastronomia que vai poder ser apreciada nas tasquinhas, o Festival oferece ainda um espaço infantil (Morlândia), uma zona exclusiva de bares e petisqueiras, uma mostra de artesanato do concelho, bem como postos de venda de produtos endógenos, acompanhado de um programa de animação forte, adequado e diferenciador, do qual se destaca, no dia 16 de março de 2019, a realização do programa da RTP "AQUI PORTUGAL", entre as 11h e as 20h.

Num esforço contínuo de imprimir maior dinâmica à premissa de ‘Valorizar o que é nosso’ e de potenciar a economia local, também os restaurantes concelhios serão desafiados para se associarem aos valores do Festival com uma mostra gastronómica ao longo de todo o mês de março.

A edição do Festival de 2019 volta a apostar na promoção de produtos autênticos, genuínos e enraizados na cultura de Montemor-o-Velho, apelando aos sentidos de quem nos visita e reforçando o enfoque na qualidade.