Itens filtrados por data: domingo, 19 março 2017

O Festival do Arroz e da Lampreia (FAL) está ao rubro! As tasquinhas continuam a servir os melhores e mais apurados sabores do campo e do rio, com pratos típicos de fazer soltar água na boca, paredes meias com os melhores doces da região: do reconfortante arroz doce, às cobiçadas queijadas de Pereira, passando pelas singulares espigas doces de Montemor, sem esquecer os maravilhosos pastéis de Tentúgal.

A animação volta a marcar esta edição do FAL com momentos lúdicos a todas as horas de grande afluência. Esta festa amiga das famílias conta ainda com um reforço da área da Morlândia com mais atividades lúdicas.

A terminar o primeiro fim-de-semana, o presidente da Câmara Municipal, Emílio Torrão, sublinhou: “Com o nosso esforço, sabíamos que esta seria uma edição em que o FAL se apresentava como um festival consolidado. Se havia dúvidas hoje ninguém as tem, por isso a certeza está assumida. Mais pessoas e boa qualidade. Estamos muito bem referenciados e toda a gente elogia o festival e a forma como está organizado”.

“Mais uma vez assumo aqui que quando o querer é forte, quando a vontade é determinada, quando a esperança de que as coisas são mesmo boas e que quando acreditamos naquilo que fazemos é mesmo para levar em frente o sucesso é garantido”, asseverou, com orgulho.

Recorda-se que o FAL continua a deliciar durante a semana.

Entre 2ª e 5ª feira, na tenda do certame gastronómico, uma das tasquinhas assegura as saborosas refeições ao almoço e ao jantar.

Na segunda-feira, dia 20, a cozinha está entregue ao Grupo Folclórico da Ereira.

 

Valorizamos o que é nosso!

Publicado em Notícias
domingo, 19 março 2017 18:15

Torre venera Nª Sr.ª da Piedade

No dia 19 de março, a fé e a devoção saíram à rua na localidade da Torre, na União de Freguesias de Montemor-o-Velho e Gatões (UFMMVG).
O presidente da Câmara Municipal, Emílio Torrão, acompanhado do vice-presidente, José Veríssimo, da adjunta Diana Andrade, e do presidente da UFMMVG, António Pardal, marcou presença na sentida manifestação religiosa e referiu: “É com muito gosto, honra e orgulho que me associo a este momento de especial significado”.
O cortejo solene, que percorreu a principal rua da localidade, reuniu dezenas de fiéis, tendo sido abrilhantado pelo Agrupamento 1207 da Carapinheira e pela Associação Filarmónica 25 de Setembro.

Publicado em Notícias

19/ domingo | 9h | Igreja Matriz de Meãs do Campo

Publicado em Agenda Cultural

O XX Festival da Lampreia da Ereira foi, nesta tarde de domingo, apresentado ao muito público presente no Festival do Arroz e da Lampreia, em Montemor-o-Velho.

“Com imensa tradição e dirigido a um público-alvo muito específico, o Festival da Lampreia da Ereira é já bem conhecido dos verdadeiros amantes do peixe do rio e da lampreia que vêm de todo o país degustar esta nossa iguaria”. As palavras são de Emílio Torrão que fez questão de promover “este festival com características tão próprias” e integrá-lo na “estratégia de promoção dos produtos endógenos e de atração pelo concelho de Montemor-o-Velho”.

No dia 1 de abril, sábado, a Ereira, “catedral da lampreia”, acolhe a 20ª edição de um festival gastronómico apenas dedicado ao peixe do rio e à lampreia e que tem no arroz carolino do Baixo Mondego, produzido na Ereira, um parceiro fundamental.

Este é um “festival que esgota sempre”, pelo que o presidente da Autarquia montemorense apelou à inscrição no evento organizado pela Associação Cultural Desportiva e Social (ACDS) de Ereira: “Para além de desgustarem um prato de arroz de lampreia de belíssima qualidade, podem ajudar uma instituição sem fins lucrativos que realiza diariamente um trabalho ímpar no campo social”.

António Mateus, da organização do XX Festival da Lampreia da Ereira, acredita que “vale a pena ir à nossa bela freguesia saborear o nosso peixe do rio, a nossa lampreia e o nosso famoso arroz doce”. Antes do almoço na ACDS da Ereira há uma receção junto ao Esteiro, pelas 11h30, seguida de uma atuação do Grupo Folclórico da Ereira e da degustação de peixe do rio. O almoço será animado pelo Grupo Musical Band e a passagem de um filme sobre a pesca da lampreia.

As inscrições, limitadas a um máximo de 250 lugares, podem ser feitas através dos números de telefone 964.800.273 (Joaquim Coelho), 913.682.556 (Alcides Costa) ou 239.676.370 (Centro de Dia). 

O XX Festival da Lampreia da Ereira é organizado pela ACDS da Ereira, com o apoio da Câmara Municipal de Montemor-o-Velho, do Grupo Folclórico da Ereira e da Junta de Freguesia da Ereira.

 

Mais informações aqui.

 

Publicado em Notícias

Animação, Etnografia & Música ao vivo


17 março | sexta-feira
16h         Sessão de Apresentação do PIER e seminário “Alterações Climáticas e implicações no futuro da agricultura em Montemor-o-Velho” (Salão Nobre | Paços do Concelho)
19h         Inauguração do certame
20h         Apresentação oficial das Tasquinhas e suas ementas
21h         Associação Filarmónica 25 de Setembro
22h         Noite de Humor com João Seabra
23h         Música anos 80 e 90 com Johnny B


18 março | sábado
13h         Cozinha ao vivo pelo Centro Beira Mondego - Santo Varão
14h         Cozinha ao vivo pelo Projeto Ser Saudável
17h         Rancho Folclórico e Regional do Seixo
18h         Grupo de Ginástica do Atlético Clube Montemorense
18h45    Desporto Escolar do Agrupamento de Escolas de Montemor-o-Velho
19h         Associação Filarmónica União Verridense
20h         Rancho Folclórico da Carapinheira
21h         SENIORMOR Tuna da Santa Casa da Misericórdia de Montemor-o-Velho
21h30    Torneio InterFreguesias Final da Taça (Pavilhão Municipal)
22h         Grupo Folclórico da Ereira apresenta Grupo de Cavaquinhos de Rebordosa | Penacova
23h         Noite de música com José Freitas (Factor X)

19 março | domingo
10h         Início do Torneio Autokuatrus Benfica Futsal League (Pavilhão Municipal)
13h         Cozinha ao vivo pela Casa do Povo de Arazede
14h         Apresentação do XX Festival da Lampreia da ACDS Ereira
15h         Ensemble Saxofones de Arazede com Grupo de Cordas da Academia Musical Arazedense
16h         Grupo de Dança As Traquinas do Centro Cultural e Social da Bunhosa
17h         Smile and Dance Grupo de Dança de Ribeira dos Moinhos
18h         Casa do Povo de Arazede apresenta Grupo de Música e Cantares Alegria do Zambujeiro
19h         Rancho Cantarinhas de Abrunheira
20h         Ensemble Saxofones de Arazede | Desfile

24 março | sexta-feira
20h         Cozinha ao vivo pela APPACDM de Coimbra | Unidade Funcional de Montemor-o-Velho
21h         Orquestra Ligeira da Carapinheira
22h         Noite de Fado com Mickael Salgado (participação de Eva Santos)
00h         DJ Diogo Almeida

25 março | sábado
13h         Cozinha ao vivo pelo Grupo Folclórico da Ereira
16h         Arroz aos Molhos Grupo de Cantares do Clube União Musical Recreativo Gatoense
17h         Cancioneiro da Liga dos Amigos dos Campos do Mondego
18h         Centro Beira Mondego - Santo Varão apresenta Seara Verde
18h         Torneio InterFreguesias Final da Super-Taça (Pavilhão Municipal)
19h         Rancho Folclórico Amores Perfeitos do Bebedouro
20h         1º Night Urban Trail Castle do ginásio Mor(e)Fit
21h         Grupos Mind Dance e  Md Kids
22h         Escola de Dança Afriklave
23h         Noite de Desgarrada com Minhotos Marotos

26 março | domingo
9h           Campeonato Regional Infantis, Iniciados e Juvenis Centro/Norte da Associação de Karaté de Montemor-o-Velho  (Pavilhão Municipal)
13h         Cozinha ao vivo pela Casa do Povo da Abrunheira
14h         Escola de Dança BWS
15h         Workshop de Tecelagem pela Liga dos Amigos dos Campos do Mondego
16h         Dancequi Grupo de Dança da  ACDRS de Quinhendros
17h         Estúdio de Dança Nadine Loureiro
18h         Rancho Folclórico Malmequeres de Reveles
19h         Grupo Folclórico da ACDR de Meãs do Campo

Publicado em Agenda Cultural
domingo, 19 março 2017 15:03

Centro Náutico | Testes Nacionais | Remo

Centro Náutico | Testes Nacionais | Remo

Org. Federação Portuguesa de Remo

Publicado em Agenda Cultural
Montemor é, este domingo, 19 de março, o palco do Torneio Autokuatrus Benfica Futsal League.  
Com mais de 40 jogadores, entre os 6 e os 9 anos, o torneio, organizado pela Casa do Benfica de Montemor-o-Velho, reúne equipas “encarnadas” de Montemor, Coimbra (Santa Clara), Figueira da Foz, Mealhada (Luso) e Paredes no pavilhão municipal montemorense. 
“Integrado num torneio nacional promovido pela seção de Futsal das escolas de modalidades do Benfica, este torneio regional, da zona centro, é feito em quatro rondas. Em Montemor-o-Velho realiza-se a terceira ronda, sendo que a final será em Paredes”, explicou Pedro Oliveira, presidente da Casa do Benfica montemorense. A equipa anfitriã soma, até ao momento, 20 vitórias e um empate, está em primeiro do grupo e assume-se como “candidata a representar a região centro no jogo contra o vencedor da região de Lisboa”, que vai decorrer no início de julho no pavilhão do Estádio da Luz.
Presente na iniciativa, o presidente da Câmara Municipal de Montemor-o-Velho, Emílio Torrão, acompanhado do vice-presidente da autarquia e vereador do desporto, José Veríssimo, e da adjunta Diana Andrade, enalteceu a “excelente iniciativa que é mais um exemplo da boa gestão e da aposta na formação de jovens jogadores da Casa do Benfica de Montemor-o-Velho”. 
 
Para o próximo ano, a escola de modalidades (futsal) da Casa do Benfica vai ter petizes, traquinas e benjamis. Os treinos decorrem no pavilhão municipal de Montemor-o-Velho, às terças, quartas, quintas-feiras e sábados. As inscrições encontram-se abertas na Casa do Benfica. 
Publicado em Notícias
domingo, 19 março 2017 14:38

Escuteiros das Meãs celebram promessas

A manhã de domingo foi de festa em Meãs do Campo com a celebração e renovação das Promessas de 13 elementos do Agrupamento de Escuteiros 1366 – Meãs do Campo que hoje abriram o coração e reiteraram os valores escutistas.

Após a cerimónia, que se realizou durante a Eucaristia na Igreja Matriz, o Presidente da Câmara, Emílio Torrão, acompanhado pelo vice-presidente José Veríssimo, pela adjunta Diana Andrade e pelo presidente da Junta de Freguesia de Meãs do Campo, Paulo Rama, saudou “o trabalho muito meritório desenvolvido pelo Agrupamento 1366” e confessou-se “agradavelmente surpreendido com uma cerimónia tão bonita e plena de emoção. Sinto-me muito honrado em ter sido convidado para testemunhar este momento tão importante”, concluiu.

No dia do 6ª aniversário, o chefe do Agrupamento 1366, Jorge Dentinho, agradeceu “à comunidade, ao executivo da Autarquia e da Junta de Freguesia e aos grupos aqui presentes por testemunharem este momento especial”. “Somos um agrupamento novo, com cerca de 83 elementos e esta foi a primeira vez que fizeram promessas pioneiros que entraram como lobitos”, explicou, reforçando que o “escutismo é um percurso demorado que requer dedicação, empenho e motivação”.

Publicado em Notícias
19/ domingo | 9h | Montemor-o-Velho

Programa
09:00 – Receção das equipas no Pavilhão Municipal de Montemor-o-Velho 10:00 – Início do torneio Auto Kuatrus Benfica Futsal League 2016/2017 10:00 – Jogo: Montemor-o-Velho VS Coimbra
10:40 – Jogo: Figueira da Foz VS Mealhada
11:10 – Recepção ao Sr. Presidente da Câmara Municipal 11:20 – Jogo Montemor-o-Velho VS Paredes
12:00 – Jogo: Paredes VS Mealhada
12:30 – Almoço da equipa de Montemor-o-Velho
12:40 – Coimbra VS Figueira da Foz
13:00 – Almoço das equipas de Mealhada e Paredes 13:30 – Almoço das equipas de Coimbra e Figueira da Foz 14:30 – Jogo: Coimbra VS Figueira da Foz
15:10 – Jogo: Figueira da Foz VS Paredes
15:50 – Jogo: Coimbra VS Mealhada
16:30 – Jogo: Montemor-o-Velho VS Mealhada
18:30 – Encerramento da atividade
Publicado em Agenda Cultural

A gastronomia, a arte, a cultura, a doçaria e o artesanato são alguns dos ingredientes que temperaram o segundo dia do FAL – Festival do Arroz e da Lampreia.

Os motivos que justificam uma visita ao festival são muitos.

Para além da excelência da gastronomia que pode ser apreciada nas tasquinhas, o FAL oferece ainda um espaço infantil (Morlândia), uma zona exclusiva de bares, uma mostra de artesanato do concelho, bem como postos de venda do Arroz Carolino produzido no Baixo Mondego e uma área de fazer crescer água na boca: O espaço da doçaria e do arroz doce preparado a vivo.

 

Contamos com a sua visita.

Montemor-o-Velho: Viver a História, Sentir o Progresso.

 

Programa:

19 março | domingo

10h Início do Torneio Autokuatrus Benfica Futsal League (Pavilhão Municipal)

13h Cozinha ao vivo pela Casa do Povo de Arazede

14h Apresentação do XX Festival da Lampreia da ACDS Ereira

15h Ensemble Saxofones de Arazede com Grupo de Cordas da Academia Musical Arazedense

16h Grupo de Dança As Traquinas do Centro Cultural e Social da Bunhosa

17h Smile and Dance Grupo de Dança de Ribeira dos Moinhos

18h Casa do Povo de Arazede apresenta Grupo de Música e Cantares Alegria do Zambujeiro

19h Rancho Cantarinhas de Abrunheira

20h Ensemble Saxofones de Arazede | Desfile

21h SENIORMOR Tuna da Santa Casa da Misericórdia de Montemor-o-Velho

Publicado em Notícias
Pág. 1 de 2

Saber...