Itens filtrados por data: terça, 21 março 2017

No dia 21 de março, o desportivismo e a confraternização estiveram em alta no Centro Náutico de Montemor-o-Velho com a realização da VI Taça Nacional de Remo Indoor ANDDI (Associação Nacional de Desporto para Desenvolvimento Intelectual).
O presidente da Câmara Municipal, Emílio Torrão, acompanhado do vice-Presidente e vereador do Desporto, José Veríssimo, fez questão de marcar presença na iniciativa, saudou “o excelente trabalho desenvolvido pela Unidade Funcional de Montemor-o-Velho da APPACDM de Coimbra”, deixou palavras de incentivo aos participantes e reforçou: “Desejo-vos um bom dia desportivo”.
“Eu gosto muito de vocês. Vocês são extraordinários!”, concluiu.
A prova reuniu cerca de 150 atletas em representação de 11 clubes (10 nacionais e um clube espanhol - Clube San Xerome).
Para o presidente da ANDDI, José Costa Pereira, “esta iniciativa tem conquistado cada vez mais participantes e, este ano, as condições climatéricas possibilitaram, com o apoio da Federação Portuguesa da Remo, que os participantes pudessem ter uma atividade experimental de remo nas águas da pista do Centro Náutico”.
A VI Taça Nacional de Remo Indoor ANDDI reuniu atletas com idades compreendidas entre os 16 e os 50 anos.
A associação anfitriã – a Unidade Funcional de Montemor-o-Velho da APPACDM de Coimbra – levou para casa três primeiros lugares - Rui Sousa (Síndrome de Down – masculino), Carla Lisboa (Seniores Femininos) e Nelson Garrote (Seniores Masculinos) - e um terceiro lugar - Dora Pires (Veteranos Femininos).

Publicado em Notícias

Amanhã, dia 21 de março, a Câmara Municipal, através do Serviço Municipal de Proteção Civil, assinala o Dia Mundial da Árvore com duas ações dedicadas ao tecido escolar do concelho de Montemor-o-Velho.

A par da distribuição de árvores fruteiras (pereiras, macieiras, damasqueiros, amendoeiras, cerejeiras, diospireiros) e de espécies arbustivas e arbóreas (medronheiros, oliveiras e tangerineiras), vai ser entregue também um folheto de sensibilização, bem como vai decorrer uma ação no Parque Verde do Mato Povo, a partir das 10h30, na Bunhosa, na freguesia de Arazede.

Esta atividade vai reunir cerca de 160 crianças, sendo uma parceria entre a Autarquia Montemorense, a Junta de Freguesia de Arazede, a GNR - Destacamento Territorial de Montemor-o-Velho, o Agrupamento de Escolas de Montemor-o-Velho , a Unidade Funcional de Montemor-o-Velho da APPCDM  de Coimbra, o Projeto Ser Saudável,  a UCC – Unidade de Cuidados na Comunidade de Montemor-o-Velho e a Escola Profissional Agrícola Afonso Duarte de Montemor-o-Velho.

Publicado em Notícias

Ao longo da manhã do dia 21 de março, em todas as escolas do concelho, celebrou-se o Dia Mundial da Árvore, mas na Bunhosa, freguesia de Arazede, o momento foi especial.

Mais de uma centena de crianças do 1º CEB - Ciclo do Ensino Básico e do Jardim-de-infância (JI) de Arazede, de alunos da EPAAD – Escola Profissional Agrícola Afonso Duarte e da Unidade Funcional de Montemor-o-Velho da APPACDM de Coimbra marcaram presença e, ao plantar árvores, contribuíram para tornar o Parque Verde do Mato Povo uma realidade cada vez mais próxima.

Ao lembrar que a obra “está a ser feita com a Junta de Freguesia de Arazede, numa parceria muito saudável e profícua”, o presidente da Câmara Municipal, Emílio Torrão, frisou: “É uma alegria muito grande para um autarca chegarmos a este ponto.  Tínhamos aqui um pântano malcheiroso e hoje temos uma infraestrutura que ainda não está concluída, mas que apresenta já um elevado grau de concretização. Muito em breve estará pronta para que a comunidade de Arazede e comunidades limítrofes possam desfrutar de um espaço de lazer agradável”.

Muito orgulhoso do trabalho já desenvolvido, o autarca montemorense reforçou: “É uma velha ambição dos Arazedenses de há muitos anos a esta parte e que hoje se concretiza”.

Na ocasião, Emílio Torrão, acompanhado do vice-Presidente, José Veríssimo e da vereadora Paula Rama, congratulou-se ainda por ver a alegria dos mais novos “a brincarem e a usufruírem de um espaço que será deles no futuro”.

Ao referir “o muito significado que espaço representa para a freguesia de Arazede”, o presidente da Junta, Eusébio Campos, referiu: “Esta atividade que estamos aqui a realizar com a Câmara Municipal, com a GNR e outras entidades reflete também a parceria que temos tido com a autarquia e que tem decorrido de forma excelente”.

Para a tenente Rocha, adjunta do Comandante do Destacamento Territorial da GNR de Montemor-o-Velho, “esta atividade, realizada no âmbito do Dia Mundial da Árvore, tem como objetivo sensibilizar os mais jovens para a importância de preservar o Meio Ambiente”.

No futuro Parque Verde do Mato Povo, os mais novos e os alunos da EPAAD plantaram árvores, estiveram também à conversa com o Núcleo de Proteção Ambiental da GNR e com a seção de programas especiais da GNR – Escola Segura, tando a UCC – Unidade de Cuidados na Comunidade de Montemor-o-Velho realizado também uma atividade de relaxamento dirigida ao meninos e meninas do 1º CEB e do JI de Arazede.

Esta atividade foi uma parceria entre a Autarquia Montemorense, a Junta de Freguesia de Arazede, a GNR - Destacamento Territorial de Montemor-o-Velho, o Agrupamento de Escolas de Montemor-o-Velho, a Unidade Funcional de Montemor-o-Velho da APPCDM de Coimbra, o Projeto Ser Saudável, a UCC e a EPAAD.

Em todas as escolas do concelho, num universo de 2100 alunos, a Câmara Municipal, através do Serviço Municipal de Proteção Civil, assinalou, igualmente, o Dia Mundial da Árvore com a distribuição de árvores fruteiras (pereiras, macieiras, damasqueiros, amendoeiras, cerejeiras, diospireiros) e de espécies arbustivas e arbóreas (medronheiros, oliveiras e tangerineiras), bem como com a entrega de um folheto de sensibilização.

Publicado em Notícias

O Festival do Arroz e da Lampreia | Sabores do Campo e do Rio continua a deliciar durante a semana.
Entre 2ª e 5ª feira, na tenda do certame gastronómico, uma das tasquinhas assegura as saborosas refeições ao almoço e ao jantar.

Nesta 3ª feira, a tasquinha da Casa do Povo de Arazede é a responsável pela preparação das deliciosas iguarias gastronómicas na tenda do Festival do Arroz e da Lampreia | Sabores do Campo e do Rio.
Para encomendar lampreia, reservas ou informações ligar 965 638 445 (Paula Pagaimo).

Publicado em Agenda Cultural

21/ terça | 10h | Centro Náutico | Montemor-o-Velho

Publicado em Agenda Cultural

Saber...