Itens filtrados por data: sexta, 31 março 2017

1ª Caminhada "Ser Saudável", no âmbito do Projeto Ser Saudável, do Jardim de Infância de Meãs do Campo e das EB1 de Meãs do Campo e do Casal Novo

31/sexta | 10h30 | Concentração no largo do Jardim de Infância

Publicado em Agenda Cultural

No dia 31 de março a animação tomou conta das principais ruas da freguesia de Meãs do Campo com a 1ª Caminhada "Ser Saudável".
A ação, realizada no âmbito do projeto "Ser Saudável", foi organizada pelo Jardim de Infância de Meãs do Campo e pelas EB1’s de Meãs do Campo e do Casal Novo, reunindo cerca de 150 alunos, encarregados de educação familiares e entidades.
Antes de ser dado o início à caminhada, o presidente da Câmara Municipal, Emílio Torrão, acompanhado da adjunta Diana Andrade – que participou na iniciativa -, esteve à conversa com os mais pequenos e, ao saudar “uma iniciativa que incentiva os mais novos a terem hábitos de vida saudáveis”, fez questão de referir: “É um orgulho podermos fazer parte de um programa educativo que pode fazer a diferença na vida dos alunos e dos seus familiares. Por isso, quero também deixar os meus sinceros elogios à comunidade educativa e a todas as entidade pela forma como, todos os dias, abraçam o projeto Ser Saudável”.
Ao fazer referência às diversas atividades ligadas ao projeto e de que são exemplo as Hortas Pedagógicas, os bolos de aniversário feitos só com fruta, o exercício ou a escovagem diária dos dentes, a professora Luísa Moreira avançou que nas Meãs do Campo o projeto “está a correr bem” e que “é possível trabalhar as diversas componentes sem prejudicar os conteúdos educativos”.
“Os legumes produzidos na horta são consumidos pelos alunos e, no dia 23 de março, esteve aqui uma equipa com elementos do Ministério da Saúde e da Educação para se inteirar de como é que funciona o projeto”, referiu, com orgulho.
“Ser Saudável” é uma organização do Agrupamento de Escolas de Montemor-o-Velho (AEMOV), da Unidade de Cuidados na Comunidade (UCC) e da Câmara Municipal de Montemor-o-Velho, ficando a AEMOV e UCC com as funções de supervisão/coordenação, tendo a parceria das Juntas de Freguesia aderentes, Escola Profissional Agrícola Afonso Duarte, Escola Profissional Montemor-o-Velho, Associação de Pais e Encarregados de Educação do Agrupamento de Escolas de Montemor-o-Velho, Cooperativa Agrícola do Concelho de Montemor-o-Velho, Cooperativa Agrícola do Bebedouro, Escola de Hotelaria de Coimbra, Escola Superior de Educação de Coimbra, Escola Superior de Enfermagem de Coimbra, Empresas Locais e Nacionais.

Publicado em Notícias

No dia 31 de março, a Urbanização da Quinta de São Luiz, em Pereira, ficou ainda mais bonita com a chegada de 29 magnólias.
A iniciativa, desenvolvida em parceria entre a Câmara Municipal e a Junta de Freguesia de Pereira, vem dar seguimento ao compromisso assumido com os moradores da rua F da Urbanização da Quinta de São Luiz, substituindo, deste modo, os choupos por outro tipo de espécie arbórea.
O presidente da Câmara Municipal, Emílio Torrão, esteve presente no início dos trabalhos e, acompanhado do Presidente da Junta de Freguesia de Pereira, fez questão de ajudar a plantar as magnólias.
“Com esta medida estamos a melhorar um espaço que é de todos e a proporcionar melhores condições tanto aos habitantes da urbanização como aos que por aqui passam diariamente. As pessoas esperam e merecem viver com qualidade”.
No momento, o presidente da Junta, Rui Almeida, esclareceu: “Estamos, em parceria com a Câmara Municipal, a fazer a replantação de árvores porque os choupos são árvores de crescimento rápido e de folha caduca e as raízes estavam a causar problemas nas redes de águas pluviais e de saneamento”.
“A intervenção só está a ocorrer agora porque teve que ser dado o tempo suficiente para que os cepos apodrecessem e pudessem ser removidos à mão, evitando, deste modo uma intervenção recorrendo a maquinaria, o que implicaria ter de mexer no pavimento”, explicou.

Publicado em Notícias
sexta, 31 março 2017 13:45

Caminhada Sénior | Montemor-o-Velho

 

No próximo dia 6 de abril, quinta-feira, a partir da 14h30, realiza-se, em Montemor-o-Velho, a Caminhada Sénior.

As inscrições são gratuitas e decorrem até 3ª feira, dia 4.

Para mais informações contactar o serviço de Ação Social da Câmara Municipal para o telefone 239 687 300.

A iniciativa assinala o Dia Mundial da Atividade Física e o Dia Mundial Da Saúde.

 

Programa  

14h30 – Concentração dos participantes na Praça da República

14h45 – Preparação do início da Caminhada (exercícios de preparação/alongamentos)

15h00 – Início da Caminhada

16h00 – Fim da Caminhada (Centro Náutico)

  • Exercícios de alongamentos e relaxamento (Unidade Orgânica do Desporto)
  • Sessão de Qi Gong (UCC de Montemor-o-Velho)
  • Realização de rastreios de saúde e bem-estar
Publicado em Notícias

Saber...