Itens filtrados por data: domingo, 02 abril 2017
Cerca de 60 pessoas, entre atores, figurantes e coro, encenaram, nesta tarde de domingo, 2 de abril, os últimos momentos da vida de Jesus Cristo pelas ruas de Liceia. A recriação da Via Sacra, uma das tradições mais acarinhadas pelos católicos durante a Quaresma, realizou-se pela primeira vez na freguesia de Liceia cativando muito público e centenas de fiéis.
Com início do cruzamento da sra. Maria da Glória, a recriação Pascal, organizada por Telma Simões, percorreu as 14 estações da Via Sacra, num trajeto que reviveu a paixão e morte de Jesus, terminando na Igreja de S. Miguel com a ressurreição de Cristo.
A vereadora Alexandra Ferreira e o presidente da Junta de Liceia, Joaquim Martinho, fizeram questão de marcar presença no evento que emocionou o muito público presente.
Publicado em Notícias
domingo, 02 abril 2017 17:22

EPAAD no pódio do empreendedorismo

No dia 2 de abril, os alunos da EPAAD – Escola Profissional Agrícola Afonso Duarte, de Montemor-o-Velho, alcançaram o 2º lugar na final da 4ª edição do concurso “Empreendedorismo nas Escolas da Região de Coimbra”, promovido pela CIM Região de Coimbra.
João Machado, Cláudio Santos e Luís Pereira, sob orientação dos professores Florbela Leite, Isabel Garcia e Hugo Rocha, apresentaram os projetos Happy Products no Centro Cultural de Tábua, numa iniciativa que decorreu, pela primeira vez, em regime de bootcamp.
“Este é um resultado que me deixa muito feliz e orgulhosa e a Câmara Municipal, dentro das suas possibilidades, tudo vai fazer para ajudar a implementar este projeto, bem como está disponível para ajudar outras ideias empreendedoras apresentadas no âmbito deste concurso nas diversas edições”, começou por referir a vereadora Paula Rama.
Na qualidade de presidente da ADA – Associação Diogo de Azambuja, entidade que engloba a Escola Profissional de Montemor-o-Velho (EPM) e a EPAAD, Paula Rama fez questão de elogiar a dedicação dos professores e todos os alunos que participaram nas diversas fases do concurso e sublinhou: “O nível dos trabalhos apresentados, a entrega de todos os envolvidos, as ideias de negócio bem desenvolvidas e com capacidade para sair da teoria e serem casos de sucesso comercial demonstram bem a potencialidade e necessidade do Ensino Profissional, bem como a qualidade do Ensino Profissional no concelho de Montemor-o-Velho”.
De igual modo, o diretor pedagógico da EPAAD, Joaquim Carraco, mostrou-se “muito orgulhoso dos alunos e dos professores que os acompanharam, demonstrando o trabalho que é feito na escola” e, ao destacar também “o empenho da comunidade”, reiterou que “o trabalho vai continuar e que o objetivo passa por melhorar a cada ano que passa”.
Apesar de muito satisfeita com o resultado obtido, a professora Florbela Leite foi categórica: “A apresentação correu muito bem, os alunos foram fantásticos, da final municipal para a fase intermunicipal, os alunos ganharam ainda mais motivação e criaram uma nova imagem e mais produtos, estando tudo pronto para entrar no mercado”.
Ao molho de cenoura com tomilho, apresentado sob a forma de bisnaga – ideia que valeu o passaporte para a final - João Machado, Cláudio Santos e Luís Pereira acrescentaram mais duas saborosas opções: um molho verde com ervilha, manjericão, cebolinho e alga Nori; e um molho de batata doce com espinafre, bem como reformularam a imagem gráfica das bisnagas e criaram um mostruário de apresentação das diversas opções do produto.
Recorde-se que na edição de 2016, a Cerveja Artesanal “Pedra Cavaleira”, do aluno da EPAAD Micael Batista, também conquistou o 2º lugar na final do Concurso de Ideias de Negócio, estando atualmente em vias de concretizar a entrada no mercado real.

fotografias da sessão cedidas pela professora Florbela Leite e CIM-RC (em https://www.facebook.com/cimregiaodecoimbra/?fref=ts)

Publicado em Notícias
 
Concurso Intermunicipal de Ideias de Negócio 2016/2017 | Tábua
Publicado em Agenda Cultural
domingo, 02 abril 2017 13:52

Via Sacra ao Vivo | Liceia

2/ domingo | 15h30 | Início no cruzamento da Sra. Maria da Glória e termina na Igreja de S. Miguel

Publicado em Agenda Cultural
domingo, 02 abril 2017 11:08

Via-Sacra | Montemor-o-Velho

Via-Sacra

Caminhando com Jesus

 

2 abril/

domingo | 15h30 | Igreja dos Anjos | Montemor-o-Velho

Percurso entre a igreja dos Anjos e a igreja Santa Maria Alcáçova, no Castelo.

org.> Unidade Pastoral de Montemor-o-Velho

Publicado em Agenda Cultural

Saber...