Itens filtrados por data: domingo, 30 abril 2017

No dia 30 de abril, o programa do 43º aniversário do 25 de Abril de 1974 terminou em Arazede. Devido à instabilidade climatérica, o concerto da AMA – Academia Musical Arazedense foi transferido do Largo Silva Ferrão para a sede da instituição.
Com casa cheia, o momento de festa e celebração lembrou Abril e passou também em revista alguns dos temas que estão ligados à data comemorativa.
Depois d’A Portuguesa (Hino Nacional) e sob a direção do maestro Tiago Pereira, o concerto prosseguiu com A Comenda, Oregon, E Depois do Adeus, Encanto, A Klezmer Karnival, God Save The Queen, Vampiros, Canções de Outrora, e, extraprograma, A Morte Saiu à Rua.
Na intervenção feita no decorrer da iniciativa, o presidente da Assembleia Municipal, Fernando Ramos, acompanhado do presidente da Câmara, Emílio Torrão, de vereadores do Executivo e membros da Assembleia Municipal, e do presidente da Junta de Freguesia de Arazede, Eusébio Campos, referiu: “As comemorações de 2017 tiveram a particularidade de querer envolver mais gente. Assim, a colaboração das escolas e das filarmónicas deu uma perspetiva diferente, fazendo com que as comemorações tenham sido muito mais participadas”.
No momento, Fernando Ramos destacou ainda a presença do Presidente da Câmara Municipal em todos os concertos das filarmónicas, elogiou o arrojo do programa escolhido pelo maestro da AMA e referiu: “Quem me conhece sabe que às vezes tenho estas coisas que não são politicamente corretas, mas não quero hoje deixar de falar hoje no Ricardo Brites que, tal como eu, faz parte da comissão permanente da Assembleia Municipal, que, como sabem, esteve na génese do programa comemorativo do 25 de Abril e foi o único elemento da comissão que me acompanhou em todos os momentos do programa. Por isso, o meu obrigado por teres estado sempre ao meu lado nas comemorações do 25 de Abril”.
“Sem a música o 25 de Abril não teria acontecido”, concluiu.
Depois dos concertos da Associação Filarmónica 25 de Setembro, da Filarmónica Instrução e Recreio, da Abrunheira (FIRA) da Associação Filarmónica União Verridense (AFUV), a Academia Musical Arazedense (AMA), encerrou com chave de ouro a programação comemorativa e confirmou que as centenárias filarmónicas do concelho continuam cheias de dinamismo, juventude e esperança.
Recorda-se que, à semelhança do ano anterior, Montemor-o-Velho repetiu a receita nas comemorações do 25 de Abril. Com a organização da Assembleia Municipal, feita em estreita articulação com a Câmara Municipal, o programa do 43º aniversário decorreu em diversos pontos do concelho, entre os dias 20 e 30 de abril.

Publicado em Notícias

No dia 30 de abril, a Associação Cultural de Desportiva do Meco levou a efeito a 12ª edição do Passeio TT Trilhos da Telha. Cerca de 40 jipes tomaram conta da localidade do meco e partiram à (re)descoberta dos trilhos do concelho.
Antes da saída para o percurso de 50 km, o vice-presidente da Câmara Municipal, José Veríssimo esteve à conversa com os participantes, desejou “um bom momento de convívio” e destacou “o trabalho o trabalho que a associação tem feito em prol da comunidade, contribuído também para a boa imagem do tecido associativo do concelho”.
Bastante satisfeito pela forma como decorreu a iniciativa, Jorge Mendes, o presidente da Associação Cultural de Desportiva do Meco, agradeceu o apoio da Câmara Municipal e de todos os que colaboraram na iniciativa e referiu: “Este é um evento que tem como objetivo angariar verbas para a associação, mas também é um evento amigo das famílias, por isso o percurso é acessível a todos os participantes”.
O Passeio TT Trilhos da Telha reuniu mais de uma centena de convivas. Depois do almoço no restaurante Os Oliveiras, no Escoural, os participantes regressaram ao Meco para uma prova de perícia na já tradicional pista de obstáculos.

Publicado em Notícias

No dia 30 de abril foi tempo de mercar no Parque Verde de Santa Luzia, junto ao adro da capela de Nossa Senhora dos Olivais.
Décio Matias, chefe de gabinete do Presidente da Câmara acompanhado dos vereadores Abel Girão e Jorge Camarneiro, do presidente da Junta de Freguesia de Tentúgal, Raul Leitão, e de elementos do executivo da junta, marcou presença na iniciativa e referiu: “É com um prazer redobrado poder assistir ao renovar da tradição com a Feira à Moda Antiga. Muito me agrada ver o dinamismo do tecido associativo da freguesia, nomeadamente o Rancho Folclórico Flores da Casa do Povo de Tentúgal, que assume, pelo 4º ano consecutivo, a organização de uma iniciativa que prestigia a freguesia de Tentúgal e o concelho”.
“Este é um dia em que se celebra a cultura, a tradição e a gastronomia”, reforçou.
Organizada pelo Rancho Folclórico Flores da Casa do Povo de Tentúgal, a iniciativa teve à disposição dos visitantes cerca de três dezenas de stands de antiguidades, artesanato, queijos e enchidos, doçaria, não faltando um espaço para petiscos.
Cristina Portela, da organização, referiu: “É bom manter viva a tradição e mostrar aos mais novos o artesanato e as profissões, bem como lembrar aos mais velhos os tempos de antigamente”.
De igual modo, José Craveiro, coordenador do rancho, lembrou que “mercar é uma forma de ganhar a vida, por isso esta feira quer também ser mais uma forma de permitir que os participantes tenham outra oportunidade para ganhar o seu sustento”.
“Provavelmente, esta feira existe desde a 1ª Dinastia e era uma forma que as pessoas tinham de se abastecer no fim do Inverno, providenciando alguns bens até à altura das colheitas”.
O presidente da Câmara Municipal, Emílio Torrão, fez questão de marcar presença na iniciativa e aproveitou o momento para estar também à conversa com a organização, tendo tido a oportunidade de escutar as muitas das histórias contadas por José Craveiro.
“Quero dar os meus parabéns ao Rancho Folclórico Flores da Casa do Povo de Tentúgal pela dinamização desta linda iniciativa e por darem continuidade a uma tradição tão antiga”, referiu o autarca montemorense.
A iniciativa começou às 10h com a leitura da Carta de Feira, seguindo-se a representação "Caminhos de Santiago" e chegada dos romeiros. Depois das Trindades do meio dia, seguiu-se o almoço e a animação com o grupo "Amigos de Nossa Senhora dos Olivais".

Publicado em Notícias
Montemor So(u)lidário - Campanha de recolha de bens
 
20 e 30 de abril
Montemor-o-Velho
Pereira
Santo Varão
 
20 e 21 de maio
Arazede
Seixo de Gatões
 
3 de junho
Abrunheira
Publicado em Agenda Cultural

10h | Leitura da Carta de Feira
10h30 | representação "Caminhos de Santiago" e chegada dos romeiros
12h | Trindades do meio dia
13h | Almoço
15h | Animação com o grupo "Amigos de Nossa Senhora dos Olivais"
22h | Encerramento da Feira

Publicado em Agenda Cultural
domingo, 30 abril 2017 09:34

25 de Abril | programa comemorativo

Programa Comemorativo do 43.º aniversário do 25 de Abril de 1974

 

20 de Abril

10h40 | Ação na Escola Básica de Arazede

14h45 | Ação na Escola Básica 2,3 Dr. José dos Santos Bessa | Carapinheira

 

21 de abril

10h40 | Ação na Escola Básica Integrada de Pereira

14h45 | Ação no Campus Escolar de Montemor-o-Velho

 

24 de abril

21h30 | Concerto pela  Associação Filarmónica 25 de Setembro | Praça da República | Montemor-o-Velho

 

25 de abril

10h | Inauguração da Exposição alusiva ao 25 de Abril | Trabalhos realizados pelos alunos do Agrupamento de Escolas de Montemor-o-Velho | Galeria Municipal | Montemor-o-Velho

11h | Hastear da Bandeira ao Som do Hino Nacional pela Associação Filarmónica 25 de Setembro | Praça da República | Montemor-o-Velho

11h15 | Comemoração do 43.º Aniversário do 25 de Abril de 1974 | Salão Nobre dos Paços do Município | Montemor-o-Velho

16h | Inauguração do Mural de Abril | Casa do Povo de Abrunheira

17h | Concerto pela Filarmónica Instrução e Recreio da Abrunheira (FIRA) | sede da FIRA | Abrunheira

 

29 de abril

21h30 | concerto pela Associação Filarmónica União Verridense (AFUV) | sede da AFUV | Verride

 

30 de abril

16h30 | concerto pela Academia Musical Arazedense | Largo Silva Ferrão | Arazede

 

Publicado em Agenda Cultural

No dia 29 de abril, o salão sede do Clube Desportivo Carapinheirense (CDC) engalanou-se para assinalar o 58º aniversário da instituição. A gala comemorativa reuniu centenas de sócios, entidades e amigos do CDC.
Ao cumprimentar a massa associativa, os jogadores e as equipas técnica e diretiva, o presidente da Câmara, Emílio Torrão, reforçou: “Quero saudar, elogiar e expressar publicamente a minha gratidão pela excelente época desportiva passada. É de coração quando digo que tenho muito orgulho no CDC, por isso, expresso os meus sentidos e afetuosos parabéns”.
Com palavras de reconhecimento ao trabalho que tem sido feito pelo clube, o autarca montemorense referiu: “É dentro das 4 linhas que se ganham os campeonatos, mas também quero destacar a direção do clube, em particular o Valdemar Carajoinas. Conduzir um clube num campeonato nacional é como conduzir um bólide. Exige muita adrenalina, coragem e muita dedicação”.
Na sessão festiva, Emílio Torrão, acompanhado da vereadora Paula Rama, reiterou, enquanto presidente de Câmara, a disponibilidade, para continuar a apoiar o clube, bem como, aproveitou o momento para recordar José Carlos Monteiro e todos os amigos do clube que já partiram, deixando palavras de elogio e homenagem.
Com emoção, o presidente da direção do CDC, Valdemar Carajoinas, agradeceu o trabalho de toda a direção, mais concretamente a Luís Canoso. “É muito difícil estar aqui, mas seria muito pior se ele não estivesse cá”, reforçou.
O dirigente também deixou palavras de agradecimento a Vítor Travassos, presidente da Assembleia-Geral, e surpreendeu-o com a atribuição da Coríntia Gratidão.
Victor Monteiro, presidente da Junta de Freguesia da Carapinheira, reconheceu “o empenho e a dedicação que todos dão CDC”, deu os parabéns ao clube, fez referência a alguns Junta tem proporcionado ao clube, nomeadamente nas camadas jovens, e, acompanhado do executivo da Junta, deixou uma prenda monetária ao CDC.
Enquanto representante de forma oficiosa os novos corpos sociais do ACM – Atlético Clube Montemorense, cujas eleições ocorreram recentemente, Jorge Camarneiro, referiu: “O ACM vai procurar reforçar e estreitar as relações com todos os clubes do concelho. Agradeço também o apoio totalmente gratuito dado pelo CDC ao ACM durante o período em que esteve a ser construído o sintético em Montemor-o-Velho”.
Presente na sessão, Horácio Antunes, presidente da AFC – Associação de Futebol de Coimbra, lembrou que o CDC se assume como “um baluarte do desporto no concelho”, sendo “um clube com experiência e com capacidade para continuar a sonhar”.
A par das entregas das Coríntias – nome das distinções atribuídas pelo CDC e que bebem inspiração nos primórdios do CDC quando este era denominado por Corintians Futebol Clube – a gala comemorativa contou também com a participação de Sara Travassos e Cláudio Dias com os Baluarte.
Com um programa feito a pensar no 58º aniversário do CDC, a formação interpretou, por exemplo, o tema “Guitarra toca baixinho”, de Francisco José. A canção foi dedicada a José Carlos Monteiro - recentemente falecido e que recebeu em 2016 a Coríntia Dedicação – e a todos os sócios e dirigentes que faleceram. Conforme explicou Vítor Travassos, que conduziu a gala comemorativa, “na década de 70, quando o José Carlos integrava o grupo cénico esta era uma música que ele tocava frequentemente com acompanhamento de bateria”.
O momento foi de homenagens, mas foi também um espaço para agradecer todos os que ajudam o CDC e para reforçar a confiança no futuro do clube.
Assim, foram entregues as Coríntias gratidão, dedicação, colaboração, revelação, mérito, carreira e formação.
No final, não faltou o tradicional bolo de aniversário e os “parabéns a você”.

Galardões “As Coríntias”
“Coríntia de Gratidão”
Manuel Albano Cardoso
António Galvão
Vítor Travassos
 
“Coríntia Carreira”
Ricardo Faria
Seydi Duarte

“Coríntias Formação “
Infantis – Bernardo Rodrigues
Iniciados – Leonardo Freitas
Juvenis – Diogo Lopes
Juniores – Ricardo Ferraz

“Coríntias Colaboração “
Minimercado “Bom Dia”
CTGA
SISFOZ
DALIFAL

“Coríntia de Mérito“
Samuel Neves
António Cortesão

“Coríntias Dedicação“
José Ferraz
José Maria Cavaleiro
António Monteiro de Matos
Zamite Cabeça
António Marques de Sousa (título póstumo)

“Coríntias Revelação“
Ana Beatriz Pinto de Matos

Publicado em Notícias

No dia 29 de abril, a música tomou conta do auditório da Associação Filarmónica União Verridense (AFUV). A filarmónica anfitriã, conduzida pelo maestro Duarte Garcia, voltou a proporcionar serão memorável.
A AFUV lembrou a Revolução do Cravos e o programa de concerto teve como surpresas o Hino Nacional, Grândola Vila Morena e Depois do Adeus.
Na sessão de abertura, o presidente da Assembleia Municipal, Fernando Ramos, acompanhado do presidente da Câmara, Emílio Torrão, deixou palavras de agradecimento “a todas filarmónicas que aceitaram o desafio para fazerem parte das comemorações do 25 de Abril no concelho”.
E porque “a revolução se fez com música”, Fernando Ramos elogiou também a dedicação dos músicos das filarmónicas do concelho e agradeceu em particular a Diogo Silva e a Marlene Moreira. “Casam-se amanhã e mesmo assim estão aqui esta noite a tocar. Esta dedicação é realmente de enaltecer”, reforçou.
Recorda-se que o programa do 43º aniversário do 25 de Abril é uma organização da Assembleia Municipal, feita em estreita articulação com a Câmara Municipal.

Publicado em Notícias

Saber...