Itens filtrados por data: domingo, 14 outubro 2018
Pede-se à população que tenha sofrido danos com a passagem do furacão Leslie que comunique, com urgência, na Junta de Freguesia da área de residência ou na Câmara Municipal de Montemor-o-Velho (no Balcão Único ou via email para Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.) uma relação dos danos sofridos em habitações (de 1ª residência), indústrias, comércios, serviços e no sector agrícola. 
Esta relação dos prejuízos deverá conter a identificação, localização e uma breve descrição dos danos causados pelo furacão, um registo fotográfico (em suporte digital) e uma estimativa de custos.
Os elementos devem ser comunicados durante o dia 15 de outubro para que o Município os possa reportar à CCDRC e ao Governo para avaliação.
Publicado em Notícias
O Ministro da Administração Interna, Eduardo Cabrita, esteve este domingo em Montemor-o-Velho a avaliar os estragos provocados pela tempestade Leslie. Após a reunião com o presidente da Câmara Municipal e com a Proteção Civil, onde Eduardo Cabrita pôde ver um levantamento dos danos mais significativos ocorridos no concelho de Montemor-o-Velho, o ministro revelou que é hora de fazer “uma avaliação de quais são os prejuízos para que se possa olhar já para o dia seguinte”. De acordo com o governante, no terreno estão já “as estruturas dos Ministérios da Agricultura, da Educação, da Segurança Social e da Comissão de Coordenação Regional (CCDRC)” a fazer esse levantamento dos danos registados a tempo do "próximo Conselho de Ministros de modo a definir o modelo de apoio que vá ser adotado".
Nos próximos dias, e com “muito rigor”, será feita, pela CCDRC em articulação com a Câmara Municipal e as Juntas de Freguesia,  “uma identificação de todas as habitações danificadas, de todos os prejuízos em empresas, de todos os equipamentos públicos municipais que necessitem de recuperação, bem como dos prejuízos agrícolas”. O ministro informou que amanhã, dia 16 de outubro, o Secretário de Estado da Agricultura, Luís Vieira, estará em Montemor-o-Velho "especificamente a avaliar, com as equipas da direção regional da agricultura, os danos na área agrícola".
De acordo com o governante, “o ministério da Educação está particularmente atento ao impacto nas escolas que terão algumas dificuldades de funcionamento nos próximos dias e, sobretudo, na EB 2,3 da Carapinheira, que precisará de uma alternativa”.
Eduardo Cabrita elogiou o “trabalho que quer as autarquias locais, quer os agentes da Proteção Civil fizeram aqui durante esta noite e que permitiu não só minimizar os danos, mas sobretudo que, poucas horas depois, se possa já estar a trabalhar na fase seguinte”. 
No final, Emílio Torrão, que mostrou, in loco, ao ministro alguns dos muitos estragos ocorridos em Montemor-o-Velho em edifícios, rede elétrica, abastecimento de água e vias de comunicação, elogiou a celeridade com que o governante veio ao concelho e agradeceu a solidariedade de Eduardo Cabrita para com a população de Montemor-o-Velho.
Publicado em Notícias
O Município de Montemor-o-Velho ativou o Plano Municipal de Emergência e Proteção Civil das 4 da manhã de hoje, domingo, 14 de outubro, até às 18h30 de 3ª-feira, dia 16 de outubro, altura em que será efetuado novo ponto de situação.
Durante o dia de amanhã, 15 de outubro, todas as escolas e jardins-de-infância do concelho de Montemor-o-Velho estarão encerradas, reabrindo, caso a caso, quando estiverem reunidas as devidas condições de segurança. 
 
O Serviço Municipal de Proteção Civil e os serviços do Município de Montemor-o-Velho estão a trabalhar no restabelecimento do abastecimento público de água e de energia, bem como na limpeza e desobstrução das vias de comunicação e na reposição da segurança dos diversos edifícios públicos (municipais, centros de saúde, tribunal, escolas, IPSS’s) atingidos pela intempérie.
Pede-se a todos os munícipes que evitem deslocações pelo concelho, uma vez que as vias têm muitos materiais cortantes e cabos, colocando em risco a normal circulação rodoviária. Aconselham-se os munícipes a circularem com precaução acrescida.
À margem da reunião da Comissão Municipal de Proteção Civil realizada esta manhã, o presidente da Câmara Municipal pediu a todos os habitantes do concelho de Montemor-o-Velho para se unirem “por forma a superar as dificuldades e os danos causados por esta calamidade”. “Já expressei, junto do Governo, a gravidade da situação e pedi ajuda”, acrescentou Emílio Torrão, que informou que o ministro da Administração Interna, Eduardo Cabrita, "vai estar em Montemor-o-Velho, hoje, pelas 16 horas, para se inteirar da situação no terreno".
Publicado em Notícias
domingo, 14 outubro 2018 10:15

4º Festival das Sopas | Carapinheira

 
 
14/domingo | 13h | Centro Social Paroquial da Carapinheira
Publicado em Agenda Cultural
14 out/ domingo | 10h-18h | Liceia
 
 
Org.> Junta de Freguesia de Liceia
Publicado em Agenda Cultural

Saber...