Itens filtrados por data: domingo, 11 novembro 2018

Apesar a instabilidade climatérica sentida nos dias 10 e 11 de novembro, a tradição voltou a invadir o concelho de Montemor-o-Velho que foi o palco de diversas iniciativas que assinalaram o S. Martinho, reunindo centenas de convivas.
No domingo, a convite da Liga dos Amigos de Santo Varão (LASV), do Centro de Recreio Popular de Formoselha, e da Comissão de Festas em Honra do Senhor dos Aflitos 2019 - Meco, o adjunto do Presidente da Câmara de Montemor-o-Velho, Rui Santos, associou-se aos diversos momentos de confraternização e fez questão de destacar “o espírito dinâmico do tecido associativo do concelho e a sua capacidade de mobilização”, contribuindo, deste modo “para uma vivência comunitária reforçada”.
Em Santo Varão, a Feira Convívio de S. Martinho voltou a ter como objetivo a angariação de verba para recuperação da talha dourada do altar da Igreja Matriz sendo que, de acordo com a LASV, “as obras devem arrancar ainda no corrente mês”.
Em Formoselha, os momentos de convívio contaram, ao longo do fim de semana, com momentos musicais e o magusto à moda antiga.
No Meco, na freguesia de Arazede, os mordomos Bruno Pereira, Vanessa Murta, Carolina Rocha, Sérgio Cruz, Pedro Lopes e Miguel Lopes aproveitaram para agradecer “o total apoio e adesão da comunidade” no convívio de S. Martinho, tendo, no final do dia, entregue na Casa Coimbra – Centro de Apoio ao Sem Abrigo a feijoada que sobrou do almoço de confraternização que reuniu cerca de 70 participantes.

Publicado em Notícias

Com a lotação praticamente esgotada e quase sem espaço para receber mais uma tigela, o 4º Festival das Sopas do Centro Social e Paroquial (CSP) da Carapinheira continua a ser um sucesso e conquistar adeptos a cada nova edição.
No dia 11 de novembro, com muito convívio à mistura, os participantes deliciaram-se com as 15 propostas de sopas à disposição – creme da horta, à lavrador, de peixe, grão-de-bico, alho francês, feijão frade, nabiças, espinafres, ervilhas com ovos, nabo, da pedra, caldo verde e canja.
No momento, o padre Francisco Morais, adjunto do Presidente da Câmara Municipal de Montemor-o-Velho, Rui Santos, e o presidente da Junta de Freguesia da Carapinheira, Victor Monteiro, elogiaram a participação e a colaboração de todos na realização de mais uma iniciativa de excelência que alia a gastronomia à solidariedade, tendo como objetivo a angariação de verbas para a construção do lar de Nª Srª das Dores.
Com o CSP a celebrar 35 anos no da 23 de novembro, as iniciativas vão continuar e, no dia 24, às 21h, na Igreja Paroquial, vai ter lugar o concerto “A minha vida em canções”, pelo padre João Otávio, e, no dia 2 de dezembro, realiza-se uma missa solene, às 11h, e, às 13h, um almoço comemorativo com a apresentação pública do projeto do lar.

Publicado em Notícias
domingo, 11 novembro 2018 19:38

CCRD de Liceia assinalou 31º aniversário

Foi com casa cheia que o Centro Cultural Recreativo e Desportivo de Liceia (CCRDL) celebrou os 31 anos de existência, no 11 de novembro.
No final do participado almoço convívio e antes dos “parabéns a você”, o presidente da direção do CCRDL, Américo Rodrigues, bastante satisfeito com o trabalho que tem sido desenvolvido, esclareceu: “Temos feito os possíveis para fazer o nosso melhor. Não há um presidente, há uma equipa”.
Com elogios à vitalidade da instituição, o presidente da Junta de Freguesia de Liceia, Joaquim Martinho, e o adjunto do Presidente da Câmara Municipal de Montemor-o-Velho, Rui Santos, reiteram a vontade de continuar a colaborar e apoiar o CCRDL.
No final, o momento festivo ficou concluído com a realização de um magusto.

Publicado em Notícias

O momento voltou a ser de festa e, 17 anos depois, a Associação Cultural e Recreativa – Alegria do Zambujeiro “continua a mostrar a sua vitalidade e a ser uma associação que faz a diferença na sua comunidade”, avançou o adjunto do Presidente da Câmara Municipal de Montemor-o-Velho, Rui Santos, no decorrer da celebração do 17º aniversário da associação, no da 11 de novembro.
Uriel Breda, presidente da direção da associação da freguesia de Arazede, agradeceu a presença de todos e, apesar das dificuldades, acredita que a Alegria do Zambujeiro vai continuar a fazer jus ao seu nome e a contar com o apoio das entidades e da população.
Ao longo dia, centenas de sócios, amigos e entidades participaram no almoço de convívio e nos diversos momentos de confraternização, não faltando, no programa de animação, a atuação do Grupo de Música e Cantares Alegria do Zambujeiro e a realização de um magusto.

Publicado em Notícias
domingo, 11 novembro 2018 15:34

Convívio de S. Martinho | Meco

09h:00m Receção dos participantes para a caminhada-convívio Trilhos da Telha

09h:30m- início da Caminhada.

13h:00m Almoço-convívio.

15h:00m Tarde de animação com castanhas e jeropiga

 

Org.> Comissão de Festas em Honra do Senhor dos Aflitos 2019 – Meco

Publicado em Agenda Cultural

O dia 10 de novembro foi de festa para Velha Guarda do Clube Atlético Pereirense (CAP)/ Associação Desportiva, Cultural e Recreativa de Pereira (ADCRP). A associação pereirense, rodeada de amigos, atletas e entidades, organizou uma Noite de Gala para assinalar o 50º aniversário, num animado e sentido momento de confraternização na Quinta de S. Luiz, em Pereira, reunindo mais de uma centena de convivas.
Ao deixar “um cumprimento muito especial e um forte abraço a todos os pereirenses” em nome do Presidente da Câmara Municipal de Montemor-o-Velho, o adjunto Rui Santos aproveitou o momento festivo para elogiar “o trabalho exemplar que a direção da Velha Guarda” e, ao reiterar o apoio municipal à associação, deixou um desafio para que possam vir a desenvolver um espaço museológico dedicado à Velha Guarda do CAP/ADCRP.
Numa intervenção emotiva, o presidente da Junta de Freguesia de Pereira, António Ferreira, lembrou também os tempos em que esteve ligado ao clube e desejou “os maiores sucessos à instituição”.
De igual modo, João Galvão, presidente da Velha Guarda do CAP/ADCRP, lembrou as dificuldades que a associação passou e, com palavras de agradecimento aos atletas, familiares, entidades e instituições, referiu: “Temos a obrigação de estar aqui e de conseguirmos dar aos outros aquilo que nós gostámos de ter”.
A Gala de Aniversário, apresentada por Gabriela Sousa, esteve repleta de momentos de alegria e emoção, tendo sido distinguidos atletas, dirigentes, técnicos e colaboradores que representaram o CAP e a ADCRP entre 1968 e 2018, bem como foram feitas homenagens aos sócios fundadores e a outros elementos do CAP/ADCRP, tendo sido feitas também homenagens póstumas e uma homenagem ao Sócio Benemérito Álvaro Mendes Pereira.
O momento festivo contou ainda com momentos musicais, uma apresentação multimédia e, antes dos “parabéns a você” e do bolo de aniversário, os presentes foram surpreendidos com a estreia da Marcha da Velha Guarda do CAP/ADCRP, com letra de António Pedro e música de Orlando Carapeto.

Publicado em Notícias

10 e 11/ sábado e domingo

 

Stands | venda de variados produtos locais e regionais

Centro de Dia Nª Senhora do Amparo, Rancho Folclórico do CBM, União Desportiva Santovaronense, Artesãos locais

 

Artesanato, hortícolas, charcutaria, nozes, castanhas, pão, broa, folares, bolos caseiros, broinhas, filhós de abóbora, coscorões, suspiros, aguardente, jeropiga e licores, doçaria do concelho...

 

11/domingo – Almoço convívio

Caldo verde, arroz de pato à S. Martinho, arroz-doce / leite creme / salada de frutas, pão/broa, vinho, água ou sumos

Publicado em Agenda Cultural

 

11/domingo

14h Festa da Água-pé – abertura do concurso (só compra a caneca e toca a provar e a votar!)

Petiscos e Tapas (stands associações)

Doces e Licores (stands Associação Fernão Mendes Pinto e APPACDM)

15h Animação com Farristas da Gândara

16h Atuação do rupo de Cantares Arroz aos Molhos de Gatões

17h Farristas da Gândara

17h30 Castanhas assadas para todos os presentes

18h30 Encerramento do concurso da prova cega da água-pé, contagem dos votos e entrega de prémios

20h Encerramento do evento

 

Entrada livre

Publicado em Agenda Cultural
domingo, 11 novembro 2018 10:22

4º Festival das Sopas | Carapinheira

11/domingo | 13h | Centro Social Paroquial da Carapinheira
Publicado em Agenda Cultural

Saber...