Itens filtrados por data: domingo, 25 novembro 2018
domingo, 25 novembro 2018 20:20

#VamosGanharALutaContraAViolência

Assinala-se hoje, dia 25 de novembro, o Dia Internacional pela Eliminação da Violência Contra as Mulheres.
Todos os dias, em Portugal e no mundo, raparigas e mulheres são vítimas de algum tipo de violência.
A violência doméstica é crime público. Denunciar é uma responsabilidade coletiva.
Ligue 800 202 148.

 

Saiba mais em https://www.cig.gov.pt/2018/11/campanha-vamosganharalutacontraaviolencia/

 

Publicado em Notícias

No dia 25 de novembro, um animado magusto de confraternização assinalou a entrada em funções dos novos Corpos Sociais da Associação Cultural Recreativa e Desportiva (ACRD) da Morraçã, na freguesia de Tentúgal, para os anos 2018-2020, cuja tomada de posse ocorreu no presente mês.
No decorrer da iniciativa, o vereador Décio Matias, ao destacar a juventude presente nos novos Corpos Sociais e ao desejar os maiores sucessos, sublinhou: “Também como tentugalense, é um motivo de grande orgulho ver que os jovens continuam muito interessados em contribuir para a sua terra, sendo, desde 2013, um exemplo de grande dinamismo e com provas dadas na capacidade de iniciativa e de organização”.
Para o recém-eleito presidente da direção da ACRD da Morraçã, Ricardo Matias, “o objetivo passa por dar seguimento ao trabalho desenvolvido e continuar a aproximar cada vez mais a associação à comunidade e ao concelho”.
Com o plano de atividades já definido, o dirigente explicou: “Para cada evento há um responsável específico e que conta também com a ajuda de sócios colaboradores que apoiam, não só a organização dos eventos, mas também o funcionamento do bar da associação que está aberto ao público todos os domingos”, junto à Capela da Morraçã e cujo santo padroeiro é S. Bento.
A par da atividade regular, o dirigente garantiu que, “devido ao sucesso da primeira edição da Corrida de Carros de Rolamentos e Trikes, a iniciativa vai regressar” e revelou que, em junho, se vai realizar, pela primeira vez, o Passeio de Trator pela freguesia.
A animação regressa à ACRD da Morraçã, no dia 8 de dezembro, com o IV Torneio de Sueca.
Recorda-se que a associação foi fundada em 7 de novembro de 2013.

Associação Cultural Recreativa e Desportiva (ACRD) da Morraçã | Órgãos Sociais 2018-2020

Direção
Presidente - Ricardo Matias
Vice-presidente - Filipa Sousa
Tesoureiro - Diogo Tanoeiro

Assembleia Geral
Presidente - Pedro Mendes
1° Secretário - Bruno Monteiro
2° Secretário - Isaías Simões

Conselho Fiscal
Presidente - Ricardo Ferrão
1° Vogal - Telmo Carapeto
2° Vogal - Carlos Pires

Publicado em Notícias
domingo, 25 novembro 2018 18:24

CACTO celebrou 38º aniversário

Na presença de dezenas de associados, amigos e entidades, o CACTO - Centro de Assistência e Cultura do Tojeiro, na freguesia de Arazede, assinalou o 38º aniversário, no dia 25 de novembro, com um animado almoço de confraternização.
O vereador Décio Matias, acompanhado do presidente da Junta de Freguesia de Arazede, Eusébio Campos, reiterou a vontade municipal de continuar a apoiar a associação e congratulou-se pelo CACTO “ser um exemplo de perseverança, constituindo-se como um pólo aglutinador de vontades e de quereres, contribuindo para riqueza do tecido associativo concelhio”.
Ainda a fazer contas aos estragos provocados pela tempestade Leslie, o presidente do CACTO, Luís Morais referiu: “Até ao momento, os estragos devem rondar os quatro mil euros e, neste sentido, este almoço de aniversário é também uma forma de conseguirmos angariar mais algumas verbas para os arranjos do telhado e da lona lateral da esplanada”.
Ao desejar que os sócios “continuem a participar na vida da associação”, o dirigente avançou: “Tomámos posse em fevereiro e temos a ambição de continuar a desenvolver um trabalho que traga mais sócios ao CACTO. É um trabalho árduo, mas só com a presença de todos é que vamos conseguir ultrapassar as dificuldades”.
Depois do almoço convívio, do corte do bolo e dos “parabéns a você”, a animação prosseguiu a cargo dos Grafonola.
No decorrer da iniciativa e em parceria com a farmácia Oliveira Ribeiro, da Bunhosa, realizaram-se rastreios gratuitos (glicémia, tensão arterial e podologia).

Publicado em Notícias

25/domingo | 13h | Tojeiro

Publicado em Agenda Cultural

Mais de uma centena de amigos, sócios, entidades, atletas, diretores e técnicos do ACM – Atlético Clube Montemorense juntaram-se na Quinta do Taipal, em Montemor-o-Velho, para celebrar o 80º aniversário daquela associação montemorense numa participada gala comemorativa.
Ao desejar “os maiores sucessos” ao ACM e ao saudar “todos aqueles que já passaram pela instituição”, o vereador Décio Matias reforçou: “Tenho a certeza de que com este dinamismo e com esta juventude que aqui se vê está dada a garantia absoluta que o Atlético vai continuar a ter muitos bons dias e muitos bons anos”.
Ao reiterar que “as associações também fazem parte das preocupações da política do município” e aludindo aos danos provocados no passado mês de outubro pela tempestade Leslie, o vereador lembrou que “no próximo ano, par dos apoios à atividade regular, vai ser também disponibilizado no orçamento uma verba destinada a reforçar o apoio às associações, devendo o período de candidaturas abrir no início do ano”.
No momento, Décio Matias deixou ainda um cumprimento especial aos sócios por fazerem do ACM “uma memorável associação” e referiu: “Uma associação que comemora 80 anos é uma associação que não está vinculada ao poder político porque se não já tinha acabado. O associativismo faz-se com os sócios e, por isso, vocês é que estão de parabéns”.
Apesar do “revês na política de desenvolvimento do clube”, devido aos estragos provocados pela tempestade Leslie nas instalações do clube, Filipe Carraco, presidente da direção do ACM, mantém a confiança no futuro e ao reforçar que “é fundamental o apoio de todos”, referiu: “O caminho do ACM, tanto a nível desportivo como cultural, vai estando em franca afirmação”.
No momento, o dirigente deu conta das diversas áreas de atuação do clube, das modalidades existentes (futebol, ginástica, dança clássica e dança contemporânea) e, ao congratular-se pelo aumento de atletas em relação ao ano anterior, aproveitou ainda para lembrar que estão a melhorar as condições de apoio ao campo, com a criação de instalações para a colocação de um bar.
À semelhança dos anos anteriores, Gala de Aniversário foi o momento escolhido para fazer alguns agradecimentos especiais e homenagens.
Na edição de 2018, Mário Matos, Geraldo Gomes, Rui Manuel Simões e Paulo Paixão foram reconhecidos por toda ajuda que têm dado ao clube nos últimos meses.
Num dos momentos mais emocionantes da noite, a direção do ACM homenageou os irmãos António Pardal, Fernando Pardal e Henrique Pardal.
“Foram atletas, dirigentes. São glórias indissociáveis desta instituição. Os irmãos Pardal corporizam o espírito de união do ACM e, por isso, a nossa homenagem conjunta aos três irmãos”, explicou Filipe Carraco.
No final, os momentos de confraternização continuaram, não faltando o tradicional corte do bolo de aniversário e os “parabéns a você”.

Publicado em Notícias
domingo, 25 novembro 2018 11:18

Fados & Guitarradas encantaram Ereira

A Associação Cultural Desportiva Social (ACDS) da Ereira, no dia 24 de novembro, engalanou-se para mais uma participada noite de Fados & Guitarradas.
Acompanhados por Carlos Ligeiro, na guitarra portuguesa, e Tiago Cordeiro, na viola; Sara Travassos, Cláudio Dias, Diogo Pinto, Luís Moreira, José Alberto e a participação especial de Renato Gil, apresentaram temas tradicionais do fado de Coimbra e do fado de Lisboa e, ao longo do serão, surpreenderam também o público com algumas estreias.
Transformada numa casa típica de fados, não faltaram na sede da ACDS os momentos de convívio, assim como o chouriço assado, o caldo verde, a água-pé, a jeropiga ou as castanhas.

Publicado em Notícias
domingo, 25 novembro 2018 11:16

Portela com BTT e Caminhada noturnas

No dia 24 de novembro, a animação e o desporto tomaram conta do Grupo Cénico e Amador da Portela (GCAP), na freguesia de Tentúgal, levando mais de uma centena de participantes a percorrer os trilhos da freguesia no V BTT Noturno e na primeira edição da Caminhada Noturna.
Com palavras de elogio à direção do GCAP, o presidente da Câmara Municipal de Montemor-o-Velho, Emílio Torrão, acompanhado do vereador Décio Matias, antes de integrar o pelotão de BTTistas que percorreu um percurso com cerca de 25km, sublinhou: “É sempre um enorme gosto poder participar nas atividades desenvolvidas pelo tecido associativo do concelho e constatar que continua ativo e muito dinâmico”.
“O BTT Noturno e a Caminhada, por se realizarem à noite, são uma iniciativa com características únicas no concelho e, por isso, podem dar um contributo para o reforço da oferta desportiva de Montemor-o-Velho e para a promoção da imagem de um território vibrante e cheio de potencialidades”, reforçou.
Muito satisfeito com a adesão demonstrada, Carlos Cabido, presidente do GCAP, referiu: “A pedido dos sócios, esta foi uma iniciativa que pediram para reativar e, apesar da chuva e da instabilidade climatérica, o número de inscrições superou as nossas expetativas”.
A par da vertente desportiva e de convívio, o dirigente lembrou: “Esta iniciativa é também uma forma de consciencializar para a importância da prática do exercício físico e para a promoção da saúde. Neste sentido, com o apoio da Farmácia Dias Amaral foram realizados rastreios gratuitos de glicémia, colesterol e tensão arterial”.
Com muitas surpresas, convívio e com alguma lama à mistura, o BTT (25km) e a caminhada (10 km) levaram os participantes a (re)descobrir a freguesia de Tentúgal e as suas belezas naturais, não faltando o sempre reconfortante e retemperador reforço no Parque Verde de Santa Luzia.
Após o jantar, a animação continuou no GCAP com uma noite de karaoke.

Publicado em Notícias
domingo, 25 novembro 2018 11:14

BMAD com “Conversas com Sabor a Canela”

O auditório da BMAD – Biblioteca Municipal Afonso Duarte, em Montemor-o-Velho, voltou a ser invadido pelo aroma da canela, num serão dedicado à cultura com as “Conversas com Sabor a Canela”.
Com moderação de Ana Paula Mabrouk (escritora); Rui Marcelino (escritor), Carla Vicente (escritora e psicóloga), Maria Margarida Caria (ilustradora), Carolina Marcelino (música e cantora), Hugo do Nascimento (escritor) partilharam com o público a sua experiência e desvendaram algumas curiosidades do seu percurso artístico e criativo.
No final, o momento de confraternização prosseguiu com um delicioso chá-convívio e uma prova de doçaria conventual e regional.

Publicado em Notícias
Centro Beira Mondego - Santo Varão
 
sessão 16h30 - esgotado
sessão 18h30
 
reservas e info: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. ou ligue 910 031 365 | 967 236 518
Publicado em Agenda Cultural

Saber...