Itens filtrados por data: domingo, 04 novembro 2018
domingo, 04 novembro 2018 17:32

Fernando Bento desvenda “Estados de Alma”

No dia 4 de novembro, Fernando Bento lançou o livro de poesia intitulado “Estados de Alma”, na Quinta do Taipal, em Montemor-o-Velho.
Num momento carregado emoção, o autor, ereirense de coração, aludindo ao falecimento do seu filho, vítima de doença oncológica, referiu: “Acabei o livro no dia 21 maio deste ano. Foi feito num período muito mau para qualquer pessoa, especialmente para os pais e para as mães que vêm alguém partir na flor da idade”.
No decorrer da apresentação da obra, Manuela Santos, amiga de longa data da família, desvendou ao público presente excertos poéticos de “Estados de Alma” e destacou: “O Fernando não é uma pessoa de muitas palavras, mas é de muita escrita. De uma maneira simples, escreve poemas carregados de sentimento e com muita profundidade”.
O vereador Décio Matias marcou presença na iniciativa e, à margem da apresentação, esteve à conversa com o autor e, com palavras de incentivo, desejou-lhe que “continue a explorar a sua vertente criativa e artística”.
A tradicional sessão de autógrafos e um momento musical a cargo de Tiago Cordeiro (viola baixo), Carlos Ligeiro (guitarra portuguesa), João Ramos (viola e voz) e António Joaquim Bento (viola e voz) foram alguns dos ingredientes que marcaram o lançamento da obra poética.
Recorda-se que “Estados de Alma” é o quarto livro lançado por Fernando Bento, tendo apresentado, em 2016, as obras “Desabafos da Vida” e “Gritos do Pensamento”, e, em 2017, “Rasgar dos Sentimentos”.

Publicado em Notícias

4/domingo | 15h30 | Quinta do Taipal

Publicado em Agenda Cultural
domingo, 04 novembro 2018 13:40

Fado lotou Celeiro dos Duques de Aveiro

A 2ª edição da Noite de Fados da ADCR (Associação Desportiva, Cultural e Recreativa) de Pereira voltou a ser um sucesso e a encher o Celeiro dos Duques de Aveiro, em Pereira, com muito público, música e tradição.
Presente na iniciativa, Rui Santos, adjunto do Presidente da Câmara Municipal de Montemor-o-Velho destacou o trabalho da ADCR de Pereira, em particular da seção de folclore, e sublinhou: “Que continuem a manter esta casa repleta de alegria. Pereira é isto mesmo!”.
Visivelmente satisfeito pela adesão demonstrada, Jorge Ferreira, vice-presidente da ADCRP e coordenador da secção folclore, referiu: “Mais uma vez voltamos a ter casa cheia, sendo, mais um incentivo para continuarmos a desenvolver ações que possibilitem angariar mais verbas para o Grupo Folclórico da Vila de Pereira”.
Ao longo do serão, Soraia Cardoso, Joana Mendes, Joana Rangel e as fadistas da casa (componentes do Grupo Folclórico da Vila de Pereira - Célia Fonseca e Beatriz Pinto), acompanhadas de Rui Monteiro, na guitarra portuguesa e Arménio Canais, na guitarra clássica, encantaram o muito público presente.
Por momentos, o Celeiro dos Duques de Aveiro deu lugar a uma pitoresca e concorrida Casa de Fados, não faltando o tradicional chouriço assado, o caldo verde, as azeitonas e a broa (preparada por Arménio Carvalho).

Publicado em Notícias
No dia 3 de novembro, cerca de uma centena de participantes deixou-se envolver pelas muralhas do castelo de Montemor-o-Velho e, com muitos sustos à mistura, fez uma viagem pela história e pelas lendas associadas a uma maiores e mais bonitas fortificações do país.
O Castelo das Bruxas – visita guiada noturna, organizado pela Câmara Municipal de Montemor-o-Velho, contou com a participação de 50 elementos do grupo de teatro O Celeiro, de Pereira; do CRP de Formoselha; do Crupo Cénico e Amador da Portela; do Rancho Folclórico do Centro Beira Mondego – Santo Varão; do Centro Equestre de Montemor-o-Velho e com o apoio do Clube União Musical Recreativo Gatoense.
Ao longo da iniciativa, a par das explicações históricas e na companhia da tradicional comitiva de bruxas e duendes de Montemor-o-Velho, os participantes puderam assistir a um momento de rezas e mezinhas populares, foram brindados com uma prova gastronómica, bem como presenciaram a recriação do cemitério municipal e das lendas das arcas, da coroação de Inês de Castro depois de morta, da morta-viva, do sacrário, da Zuleida - a princesa moura e a dos degolados.
Publicado em Notícias
Nos dias 3 e 4 de novembro, a 5ª edição do Baixo Mondego Tuned & Classic MotorFestival, organizado pelo Asphalt Emotion Club (Baixo Mondego Squad), promete emoções fortes para os amantes das quatro rodas no Pavilhão Multiusos da Carapinheira.
“Na edição mais participada de sempre, com mais de 300 carros aprovados, de um total de mais de 350 inscrições, queremos continuar a surpreender. Este ano, para além do tributo à Porsche que celebra 70 anos, temos também um camião a fazer drift e a presença de três pilotos do campeonato nacional de drift”, avançou Marco Amaral, presidente da direção do Baixo Mondego Squad, durante a abertura do certame dedicado ao tunning e aos automóveis clássicos.
Com palavras de agradecimento a todos os colaboram com o evento, o dirigente, deixou ainda um cumprimento especial ao presidente da Câmara Municipal de Montemor-o-Velho, Emílio Torrão, e ao vereador Décio Matias “por todo o apoio prestado”, assim como se congratulou pela organização ter preparado uma edição que “conta com o reforço da equipa e com uma aposta na segurança dos visitantes”, fazendo do Baixo Mondego Tuned & Classic MotorFestival “um evento único a nível nacional, devido ao programa apresentado”.
Na ocasião, o edil montemorense felicitou a organização “pela qualidade da mostra” e, ao destacar que “dos cerca de 20 expositores presentes do certame que trabalham e apostam neste setor, sete são oriundos do concelho”, sublinhou: “O Baixo Mondego Tuned & Classic MotorFestival um evento afirmado e que traz cada vez mais gente à Carapinheira e ao concelho”.
Para Emílio Torrão, “este é um evento que contribui para reforçar e dinamizar a agenda dos eventos desportivos e a oferta turística do concelho”.
De igual modo, Victor Monteiro, presidente da Junta de Freguesia da Carapinheira, referiu: “É com muito gosto que nos voltamos a associar e receber mais uma edição deste evento que contribui para a dar a conhecer e que ajuda também à dinamização do comércio local”.
No dia a abertura, as sessões de car limbo, car traction e drift foram alguns dos momentos que entusiasmaram o muito público presente.
No domingo, dia 4, o super especial clássicos/drift e o tradicional magusto são alguns dos motivos que convidam a visitar o Baixo Mondego Tuned & Classic MotorFestival.
 
Programa:
4/domingo
09:00 Hora de início de entrada de viaturas
10:00 Início do passeio com visita ao concelho
12:00 Hora limite de entrada das viaturas para a exposição
12:30 Almoço convívio dos participantes no passeio (mediante inscrição)
14:00 Abertura da exposição ao público
15:00 Super Especial Clássicos/Drift
17:00 Magusto
17:30 Entrega de Lembranças
19:00 Encerramento ao público
 
 
Publicado em Notícias
domingo, 04 novembro 2018 11:40

ADCRA organizou IX Montaria

Cerca de meia centena de monteiros, matilheiros e convidados participaram na IX Montaria da ADCRA - Associação Desportiva de Caçadores da Região de Abrunheira, no dia 3 de novembro.
Ao esclarecer que “esta é a primeira montaria da época cinegética, mas que é a segunda que se realiza no ano de 2018”, Bruno Rodrigues, presidente da ADCRA, avançou que a associação “pretende continuar a desenvolver um trabalho de controlo da densidade dos javalis, de modo a prevenir danos excessivos na mancha florestal ou na área agrícola”.
No decorrer do almoço de confraternização, o dirigente revelou ainda que “no início do ano de 2019 vai decorrer a 10ª edição da Montaria da ADCRA”.
Presente na iniciativa, o vereador Décio Matias destacou o trabalho desenvolvido pela ADCRA e, para além das questões ambientais, realçou que “estas ações são essenciais para continuar a afirmar a importância da existência das associações de caçadores”, assim como são eventos que “promovem o convívio e contribuem para a promoção da União de Freguesias de Abrunheira, Verride e Vila Nova da Barca”.
Luís Dias, diretor da montaria, congratulou-se “pela forma como decorreu a iniciativa e por não terem ocorrido incidentes”, e referiu que “foram preparadas 35 portas e usadas 3 matilhas”.
O almoço de confraternização foi preparado pela Comissão de Festas em Honra de Nª Srª da Graça 2019.

Publicado em Notícias

Pavilhão Multiusos da Carapinheira

 

 

4/domingo

09:00 Hora de início de entrada de viaturas

10:00 Início do passeio com visita ao concelho

12:00 Hora limite de entrada das viaturas para a exposição

12:30 Almoço convívio dos participantes no passeio (mediante inscrição)

14:00 Abertura da exposição ao público

15:00 Super Especial Clássicos/Drift

17:00 Magusto

17:30 Entrega de Lembranças

19:00 Encerramento ao público

 

Saiba mais em https://www.facebook.com/BaixoMondegoMotorfestival/

Publicado em Agenda Cultural

Saber...