Itens filtrados por data: sábado, 16 fevereiro 2019
No dia 16 de fevereiro, o Grutela (Grupo de Teatro da LACAM – Liga dos Amigos dos Campos do Mondego), da Carapinheira, apresentou a peça “Diziam que procuravam um homem”, no Teatro Esther de Carvalho (TEC), em Montemor-o-Velho.
Delmina Leitão, adjunta do Presidente da Câmara Municipal de Montemor-o-Velho, marcou presença na iniciativa e referiu: “Quero desejar os maiores sucessos ao grupo de teatro e que possam continuar a evoluir e a crescer. Aproveito ainda para saudar e elogiar a parceria entre o CITEC (Centro de Iniciação Esther de Carvalho) e a LACAM, sendo um exemplo de como o bom relacionamento interinstitucional pode proporcionar também momentos culturais e experiências enriquecedoras para o público”.
De igual modo, Pedro Maranha, presidente do CITEC, e Teresa Travassos, presidente da LACAM, foram unânimes em considerar bastante benéfica a colaboração entre as duas instituições, reforçando, de um lado, o TEC como um espaço de acolhimento cultural e, do outro, contribuindo para uma maior visibilidade do trabalho desenvolvido pela LACAM, mais concretamente pelo Grutela.
“O Grutela é bastante dinâmico, apresentando, desde a sua fundação, uma a duas produções anualmente. A peça apresentada foi estreada no final do ano passado, no âmbito da celebração do 30º aniversário da LACAM”, esclareceu Teresa Travassos.
Teresa Basílio, António Claro, Nazaré Matias, Maria Quinteiro, Rosa Pardal, Helena Duarte, Fátima Almeida, Luís Filipe simões, Alda Forte, João Marcelino e Carolina Forte, com encenação de Albina Campos e Edite Pimentel, levaram ao palco “Diziam que procuravam um homem”, adaptação da Trilogia da Arte de Matar, de António Tavares, encantando o público presente.

 

Publicado em Notícias

O Pavilhão Municipal de Montemor-o-Velho recebeu, no dia 16 de fevereiro, a 2ª edição do Torneio de Futebol Comandante Ernesto Crispim, organizada pela Juvebombeiro do núcleo de Montemor-o-Velho.
A iniciativa, organizada no âmbito das comemorações do 87º aniversário da Associação Humanitária dos Bombeiros de Montemor-o-Velho (AHBVMV), reuniu cerca de 60 participantes em representação das corporações de Montemor-o-Velho, Mira, Brasfemes e Soure.
Na edição de 2019, o torneio que assume o nome do 1º Comandante da Corporação montemorense, realizou-se na vertente de futsal, tendo os Bombeiros Voluntários de Mira vencido a competição.
Delmina Leitão, adjunta do Presidente da Câmara Municipal de Montemor-o-Velho esteve à conversa com a direção da Juvebombeiro montemorense e aproveitou para realçar “a importância destes momentos de convívio, de modo a reforçar o espírito de equipa e os laços entre as diversas corporações de bombeiros”.
De igual modo, Ana Girão, subdelegada da Juvebombeiro, esclareceu: “É o segundo ano que realizamos o torneio e é um momento desportivo e de convívio dirigido para todas as faixas etárias”.
As comemorações do 87º aniversário da AHBVMB atingem o seu ponto alto no próximo domingo, dia 24 de fevereiro, às 11h, com a sessão solene.

Programa:
21 fev
7h30 | Salva de 21 tiros
8h | Formatura e hastear da bandeira
19h | Arrear da bandeira

23 fev
15h | Concentração e Formatura no Quartel Sede
15h30 | Romagem aos Cemitérios de Montemor-o-Velho, Ereira
e Casal do Raposo
16h30 | Concentração e Formatura na 4ª Secção de Arazede
17h | Romagem ao Cemitério de Arazede
18h | Concentração e Formatura na Praça da República de Montemor-o-Velho, seguida de desfile pela Rua Dr. José́ Galvão
19h | Missa Comemorativa do 87º Aniversário na Igreja dos Anjos

24 fev
9h | Formatura e hastear da bandeira
9h30 | Receção às Entidades Oficiais
10h | Condecorações de Bombeiros Inauguração e Bênção de viaturas
Desfile apeado e motorizado
11h | Sessão Solene
13h | Almoço

Fotografias do torneio gentilmente cedidas pela ADA – Associação Diogo de Azambuja [Curso Técnico de Multimédia, da EPM – Escola Profissional de Montemor-o-Velho]

Publicado em Notícias

No dia 16 de fevereiro, a arqueologia foi o mote para uma tarde de (re)descoberta, aprendizagem e partilha na BMAD – Biblioteca Municipal de Montemor-o-Velho. “Santos Rocha e o Território de Montemor-o-Velho” lembrou o percurso e os achados do reconhecido arqueólogo figueirense, mas também os trabalhos arqueológicos levados a efeito pelo Municípios de Montemor-o-Velho, em 2014.
“É com muito gosto que continuamos a promover a divulgação do conhecimento sobre a riqueza do nosso território. Desejo que seja uma jornada enriquecedora para todos e aproveito para destacar ainda a importância do desenvolvimento de ações de parceria, nomeadamente com o Museu dr. Santos Rocha, possibilitando momentos de culturais mais ricos e proveitosos”, sublinhou Delmina Leitão, adjunta do Presidente da Câmara Municipal de Montemor-o-Velho, na abertura da sessão que reuniu dezenas de participantes.
A iniciativa começou com a abertura da exposição composta por materiais arqueológicos provenientes de locais do concelho de Montemor-o-Velho visitados e estudados por Santos Rocha, assim como com o resultado de escavações arqueológicas realizadas pelo Município Montemorense junto à Capela da Sra. do Desterro, em 2014.
Na comunicação “Santos Rocha e o Baixo Mondego: notas biográficas”, Ana Margarida Ferreira, do Museu Municipal dr. Santos Rocha, da Figueira da Foz, apresentou os principais aspetos da vida e obra do arqueólogo, e colocou em evidência sua importância para a época.
Por sua vez, “Nossa Senhora do Desterro: Uma villa romana do Século I no Baixo Mondego”, foi a apresentação efetuada por Flávio Imperial, arqueólogo do Município de Montemor-o-Velho, tendo apresentado alguns dos aspetos mais relevantes das sondagens efetuadas em 2014.
Ao avançar que “algumas das peças patentes na exposição estão a ser apresentadas pela primeira vez ao público”, Flávio Imperial referiu: “Esta iniciativa e esta exposição pretende, sobretudo, mostrar a importância de Santos Rocha para o início do conhecimento dos sítios arqueológicos do Baixo Mondego, nomeadamente em Montemor-o-Velho”.
De entrada livre, a exposição "Santos Rocha e o Território de Montemor-o-Velho" vai estar patente até 15 de março, de 2ª a 6ª, entre as 10 e as 18h, na BMAD.

Publicado em Notícias
sábado, 16 fevereiro 2019 18:07

CXM celebrou bodas de prata

No dia 16 de fevereiro, o Círculo de Xadrez de Montemor-o-Velho (CXM) assinalou as bodas de prata. Rodeado de amigos, entidades e atletas, o CXM celebrou 25 anos de dedicação e promoção da modalidade do xadrez.
Com palavras de incentivo à jovem direção composta por João Rui Sousa (presidente), Jorge Cruz (vice-presidente) e Marta Leite (secretária) e que está a cumprir o primeiro ano de mandato, a adjunta do Presidente da Câmara Municipal de Montemor-o-Velho, Delmina Leitão, sublinhou: “A juventude presente na direção é importante para atrair mais praticantes para a modalidade, fazendo, nomeadamente, a sua promoção junto dos mais jovens”.
Ao reiterar que “o xadrez para além de poder ser praticado de uma forma lúdica é também um desporto muito exigente”, Delmina Leitão desejou “os maiores sucessos ao CXM, desejando afinal que continuem a promover a modalidade e a honrar todos aqueles que já passaram pelo CXM”.
Ao fazer um balanço positivo da época desportiva, João Rui Sousa, lembrou as participações no CXM nos diversos campeonatos, tanto por equipas como a nível individual, e aproveitou o momento para expressar um pedido de apoio para a divulgação e para a organização da 31ª edição do Torneio de Xadrez.
“Este é um dos torneios em atividade mais antigos do país e, como se realiza em setembro, gostaríamos que integrasse a programação da Feira do Ano, uma vez que faz parte também o circuito nacional de semirrápidas”, reforçou do dirigente do CXM.
Com cerca de meia centena de atletas, o CXM continua disponível para apresentar também a modalidade aos novos praticantes. A prática do xadrez acontece no Solar dos Pinas, em Montemor-o-Velho, às sextas-feiras, entre as 18h e as 19h30 e o clube pode ser contactado também através do email Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar..
Publicado em Notícias

16 fev

9h-20h | II Torneio de Futebol Comandante Ernesto Crispim – Juvebombeiro | Pavilhão Municipal de Montemor-o-Velho

 

21 fev

7h30 | Salva de 21 tiros

8h | Formatura e hastear da bandeira

19h | Arrear da bandeira

 

23 fev

15h | Concentração e Formatura no Quartel Sede

15h30 | Romagem aos Cemitérios de Montemor-o-Velho, Ereira

e Casal do Raposo

16h30 | Concentração e Formatura na 4ª Secção de Arazede

17h | Romagem ao Cemitério de Arazede

18h | Concentração e Formatura na Praça da República de Montemor-o-Velho, seguida de desfile pela Rua Dr. José́ Galvão

19h | Missa Comemorativa do 87º Aniversário na Igreja dos Anjos

 

24 fev

9h | Formatura e hastear da bandeira

9h30 | Receção às Entidades Oficiais

10h | Condecorações de Bombeiros Inauguração e Bênção de viaturas

Desfile apeado e motorizado

11h | Sessão Solene

13h | Almoço

Publicado em Agenda Cultural

16 fev/ 15h | Biblioteca Municipal Afonso Duarte | Montemor-o-Velho

 

Exposição de materiais arqueológicos (patente até 14 de março)

Comunicações de Ana Margarida Ferreira (“Santos Rocha e o Baixo Mondego: notas biográficas”) e Flávio Imperial (“Nossa Senhora do Desterro: Uma villa romana do Século I no Baixo Mondego”)

 

Entrada livre

Publicado em Agenda Cultural

16/sábado | Teatro Esther de Carvalho | 21h30 | Montemor-o-Velho

Publicado em Agenda Cultural
No dia 16 de fevereiro, o treino de guarda-redes foi o tema que esteve em destaque no primeiro curso teórico/prático realizado no âmbito do ciclo de conferências temáticas do FootMor 2019, programa municipal dedicado ao desporto.
A ação, que decorreu nas instalações do Grupo Desportivo “Os Águias”, no Parque Desportivo Júlio Jorge Simões, nas Faíscas, na freguesia de Arazede, proporcionou, ao longo do dia, aos cerca de 40 participantes, uma jornada de aprofundamento de conhecimentos e debate no que diz respeito à modalidade do futebol, mais concretamente em relação aos guarda-redes.
Na sessão de abertura, Lino Rocha, presidente do clube anfitrião, e Eusébio Campos, presidente da Junta de Freguesia de Arazede, deram as boas-vindas e, ao agradecerem a iniciativa promovida pelo município de Montemor-o-Velho, desejaram um bom momento formativo para todos.
De igual modo, o vice-presidente da Câmara Municipal de Montemor-o-Velho, José Veríssimo, saudou a presença e cumprimentou os participantes, tendo aproveitado para deixar um agradecimento especial “ao Sr. António Luís que tem colaborado com a Unidade Orgânica de Desporto da Câmara Municipal e a todos os trabalhadores que estão a desenvolver o projeto FootMor”, assim como “aos formadores por terem acedido ao nosso convite”.
Ao esclarecer que “esta ação vai ser a primeira de muitas formações”, José Veríssimo sublinhou: “A qualidade dos formadores e a sua experiência vai contribuir para o sucesso da formação e, por isso, espero seja um momento importante para o reforço das competências dos clubes concelhios e também para os participantes de fora do concelho”.
À margem da iniciativa, o vice-presidente da Câmara Municipal de Montemor-o-Velho, referiu: “Estas ações descentralizadas pretendem também dar a conhecer o trabalho que é desenvolvido pelos clubes e incentivá-los a adquirem mais e melhores conhecimentos com formações de excelência e que vão de encontro às suas necessidades”.
“Identidade do Guarda-redes de Seleção”, por Pedro Roma, Federação Portuguesa de Futebol e antigo guarda-redes português com longos anos ao serviço; “Porquê da existência de um Departamento de Guarda-redes? Modelo de Departamento de Guarda-redes?”, “Ações de Jogo nos vários momentos de jogo, interligação das Ações de jogo”, por Hugo Ribeiro, do Sport Lisboa e Benfica (SLB); e “As etapas de formação no Guarda-redes de futebol”, por Eduardo Cachulo, treinador de guarda-redes da AAC-OAF, foram os temas abordados na primeira conferência temática.
Recorda-se que o 1º Curso teórico/prático Treino de Guarda-redes é uma ação acreditada pelo IPDJ – Instituto Português do Desporto e Juventude, na modalidade de futebol.
Publicado em Notícias
Ciclo de Conferências Temáticas
FootMor 2019
 
16 fev/ sábado | 9h-18h | Campo do Águias | Arazede
 
 
Identidade GR de Seleção | Pedro Roma, FPF
Porquê da existência de um Departamento de GR? Modelo de Departamento de GR? Criação de um Departamento de GR? | Hugo Ribeiro, SLB
As etapas de formação do Guarda-Redes de futebol | Eduardo Cachulo, AAC-OAF
Ações de Jogo nos vários Momentos de Jogo, Interligação das Ações de Jogo | Hugo Ribeiro, SLB
As etapas de formação do Guarda-Redes de futebol | Eduardo Cachulo, AAC-OAF
 
+ infos> Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. | 239 688 180
Publicado em Agenda Desporto

Saber...