Itens filtrados por data: domingo, 24 março 2019
domingo, 24 março 2019 18:52

Nossa Senhora da Piedade venerada na Torre

Nos dias 23 e 24 de março, a comunidade da Torre, na União de Freguesias de Montemor-o-Velho e Gatões (UFMVG), engalanou-se para os Festejos em Honra da Senhora da Piedade.
No dia 24, a fé e a devoção saíram à rua com a realização da missa e procissão solenes, em honra da padroeira da localidade, tendo sido abrilhantada pela banda da Associação Filarmónica 25 de Setembro.
O vereador Décio Matias e o presidente da UFMVG, marcaram presença no momento solene e de profundo sentido para a comunidade da Torre.
Publicado em Notícias

No dia 24 de março, o Centro Social, Recreativo e Cultural (CSRC) das Faíscas, na freguesia de Arazede, celebrou 20 anos de serviço à comunidade.
O momento festivo foi comemorado com um participado almoço convívio e com uma sentida homenagem ao trabalho desenvolvido pelas “padeiras” da instituição, tendo sido assinalado com uma peça escultórica colocada à entrada do CSRC das Faíscas.
Ao fazer referência ao contributo das mulheres que fazem, de forma voluntária, o “pão da Ti Capacha” e cuja “dedicação, disponibilidade e responsabilidade” deram um forte contributo para o avanço das obras no CSRC, João Jorge, presidente da instituição, deixou palavras de reconhecimento a todos os que têm colaborado com a instituição, lembrou a primeira direção do centro, tendo prestado uma homenagem póstuma ao primeiro presidente da direção, Manuel Maria de Jesus (Pronto) e a Licínio de Jesus Jorge.
De igual modo, o vereador Décio Matias, acompanhado de Paulo Costa, tesoureiro da Junta de Freguesia de Arazede, saudou o CSRC “pela passagem de mais um aniversário” e pelo “exemplo que dão ao concelho e à região de um associativismo autossustentável e que trabalha para a comunidade”.
No momento, Décio Matias também deixou palavras de reconhecimento a todas as direções, corpos sociais e às “padeiras” do CSRC das Faíscas que, semanalmente, dão mais uma ajuda para o desenvolvimento da instituição.
O CSRC das Faíscas foi fundado a 11 de março de 1999 por Manuel Maria de Jesus (Pronto) – falecido -, José Marques Azenha, José de Oliveira Mendes, Hermínio Ferreira Oliveira Paulino, Licínio de Jesus Jorge – falecido -, José Cardoso de Jesus Pronto, Manuel dos Santos de Jesus e Hermínio Jesus Santos.
A animação ficou a cargo do grupo de concertinas Águias do Mondego, da Granja do Ulmeiro, não tendo faltado uma tarde de jogos tradicionais e baile com Pancinhas.

Publicado em Notícias
domingo, 24 março 2019 18:32

3º Festival das Sopas animou Formoselha

A comissão de festas em Honra de Santo António, no dia 24 de março, preparou mais uma saborosa viagem gastronómica e levou a efeito o 3º Festival das Sopas de Formoselha, na freguesia de Santo Varão.
“Bastante satisfeito com a adesão” demonstrada, Fernando Figo, presidente da comissão de festas, referiu que a iniciativa “pretendeu preservar a cultura gastronómica local” e, ao mesmo tempo “apresentar algumas novidades, mostrando também a diversidade culinária do país”.
A sopa de torta de panela, de rabo de boi, exemplos da gastronomia local, ou a açorda alentejana, foram algumas das 11 propostas – canja, chícharo, abóbora, grão, à lavrador, da pedra, peixe e caldo verde – apresentadas por 14 particulares e estabelecimentos comerciais e que fizeram as delícias dos mais de 250 comensais que se associaram à iniciativa.
No momento, o dirigente lembrou ainda que o evento “tem também a intenção de angariar verbas para os festejos que se realizam de 14 a 19 de agosto”, assim como para a aquisição do edifício da antiga serração de modo a que possa ser a sede da comissão de festas, mas também um edifício que possa ser usado pelas coletividades e particulares de Formoselha e da freguesia de Santo Varão.
No decorrer da iniciativa, o vereador Décio Matias e o presidente da Junta de Freguesia de Santo Varão, João Girão, fizeram questão de elogiar a importância do evento na promoção da gastronomia do concelho e o dinamismo da comissão de festas em Honra de Santo António na realização de eventos que reforçam a identidade local.

Publicado em Notícias
domingo, 24 março 2019 18:05

Volta a Portugal em Revista | Arazede

15h30 | Academia Musical Arazedense
 
Publicado em Agenda Cultural
13h | edifício da antiga Serração | Formoselha
 
Publicado em Agenda Cultural

24/domingo
15h30 | Peça de teatro "Volt'a Portugal em Revista"

25/segunda
8h | Hastear da Bandeira com salva de 21 tiros

31/domingo
12h | Missa em honra da AMA
15h | Desfile da filarmónica
16h | Sesão Solene
17h | Concerto de encerramento

6 de abril/sábado
21h | Concerto pela Orquestra Clássica do Conservatório de Música de Coimbra

7 de abril/domingo
12h | Almoço convívio

Publicado em Agenda Cultural

O Agrupamento de Escuteiros 1366 – Meãs do Campo continua bastante ativo e a trabalhar em prol da comunidade, reafirmando os valores escutistas. No dia 24 de março, o momento foi de festa e, antes do almoço convívio no Pátio bar, o 7º aniversário foi assinalado com uma missa e a realização da Cerimónia de Promessas de 19 elementos – 1 dirigente, 9 lobitos, 5 exploradores, 3 pioneiros e 1 caminheiro, tendo sido também atribuída a anilha de mérito a Mariana Santos (caminheira).
No final do momento festivo e à margem da cerimónia, o vereador Décio Matias, na companhia da vereadora Dulce Ferreira e do executivo da Junta de Freguesia de Meãs do Campo, referiu: “Quero dar os parabéns ao Agrupamento de Escuteiros 1366 – Meãs do Campo e aproveito para enaltecer a vossa importância para a comunidade, mas também para a formação das crianças e jovens”.
“Muito satisfeito pelo trabalho que tem vindo a ser desenvolvido”, Dário Alves, chefe do Agrupamento 1366, desejou “os escuteiros continuem a dar testemunho e a crescer para serem melhores pessoas e uma comunidade cada vez mais solidária e unida”.
Com mais de noventa elementos, o 7º aniversário contou com a presença de muitos amigos, entidades e familiares, assim como com a presença da Junta Regional, Núcleo Beira Mar e os agrupamentos de S. Pedro e de Lavos.

Publicado em Notícias

No dia 24 de março, o salão paroquial de Meãs do Campo recebeu a última sessão sobre a gestão das faixas de combustível, os critérios de limpeza de terrenos em espaços rurais e o uso do fogo (queimas e queimadas).
A iniciativa, que se iniciou em Liceia, no dia 18 de fevereiro, decorreu em todas as Juntas e Uniões de Freguesias do concelho, e foram promovidas pela Câmara Municipal de Montemor-o-Velho, através do Serviço Municipal de Proteção Civil (SMPC), e pelo Núcleo de Proteção Ambiental da GNR do Destacamento Territorial de Montemor-o-Velho, e contou com apoio das Juntas e Uniões de Freguesia.
Recorda-se que é obrigatório proceder à gestão de combustíveis (limpeza de vegetação) numa faixa de largura não inferior a 50 metros de edificações inseridas em espaços rurais. A execução das operações de limpeza compete ao proprietário, arrendatário ou usufrutuários ou entidades que detenham terrenos confinantes a edifícios inseridos em espaços rurais. No caso de aglomerados populacionais esta faixa de proteção estende-se até aos 100 metros.
Para mais esclarecimentos, contacte o Gabinete Técnico Florestal/Serviço Municipal de Proteção Civil, no Centro Operacional Municipal ou telefonicamente através do n.º 239 687 300, durante os dias úteis, das 9h às 12h30 e das 14h às 17h30, ou ainda através do correio eletrónico: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar..

Publicado em Notícias

No dia 24 de março, o desporto esteve em destaque na freguesia de Pereira, no concelho de Montemor-o-Velho, com a 7ª edição do Trail Viver Pereira, organizada pela OzXtreme/ADCR Pereira, tendo reunido mais de 650 participantes.
A iniciativa, que continua a receber elogios dos participantes, teve três percursos disponíveis, nomeadamente um trail longo (com quase 25 km), um trail curto (13km) e uma caminhada (10km).
O vereador Décio Matias marcou presença no início da manhã desportiva e, ao saudar os participantes, desejou “os maiores sucessos aos participantes e à organização”, congratulou-se “pela realização de mais um evento que promove e leva mais longe o nome da freguesia, do concelho e da região, confirmando a sua apetência para a realização de eventos desportivos”.
De igual modo, Carlos Correia, da OzXtreme/ADCR Pereira, fez questão de deixar palavras de agradecimento a todos os participantes, mas também “a todos os patrocinadores e entidades, uma vez que possibilitam que a prova fique mais acessível aos atletas, fazendo com que a participação no Trail Viver Pereira fique ainda mais apetecível”.
A par da vertente desportiva, o evento contribui também para a promoção de um dos ex-libris da freguesia, com os vencedores nas diversas categorias a serem brindados com as sempre saborosas Queijadas de Pereira.

Veja as classificações em https://stopandgo.com.pt/events/vii-trail-viver-pereira

Publicado em Notícias

Animação, Etnografia & Música ao Vivo

 

24 março | domingo

14h00 Cozinha ao Vivo pela Casa do Povo de Arazede

15h00 Smile and Dance Grupo de Dança de Ribeira dos Moinhos

16h00 Grupo Folclórico da Ereira

17h00 Dancequi Grupo de Dança da ACDRS de Quinhendros

18h00 Rancho Folclórico Cantarinhas de Abrunheira

19h00 Rancho Folclórico e Regional do Seixo

 

Horário do Festival

2a a 5a | 12h/ 00h

6a | 12h/02h

Sábado | 12h/02h

Domingo | 12h/00h

 

Secretariado do Festival | 935 013 364

Publicado em Agenda Cultural
Pág. 1 de 2

Saber...