Itens filtrados por data: domingo, 14 abril 2019

Cumprindo a tradição, no Domingo de Ramos, a procissão diurna do Senhor dos Passos, no dia 14 de abril, voltou a atrair muitos fiéis, populares e entidades a Montemor-o-Velho.
A Solene Procissão do Senhor dos Passos, que se iniciou na igreja de Santa Maria de Alcáçova, no Castelo, com o Sermão do Pretório, passou pelas ruas do centro histórico, com o Sermão do Encontro, na Praça da República, tendo terminado na igreja do Convento de Nª Sr.ª dos Anjos, com o Sermão do Calvário.
A par dos sermões, proferidos pelo pároco Francisco de Morais Silva, o cortejo solene, abrilhantado pela Associação Filarmónica 25 de Setembro, contou igualmente com o Canto da Verónica nos 7 Passos do Senhor, entoando a oração em latim “O vos omnes, qui transitis per viam, attendite, et videte si est dolor imilis sicut dolor meus (Ó vós todos que passais por este caminho, vede se há dor igual à minha dor)”.
O presidente da Câmara Municipal de Montemor-o-Velho, Emílio Torrão, acompanhado do presidente da União de Freguesias de Montemor-o-Velho e Gatões, António Pardal, marcou presença na sentida manifestação de fé e devoção e, à margem da iniciativa, com palavras de agradecimento à organização “pela preparação de uma das procissões mais emblemáticas da Vila”, reforçou: “A Solenidade do Senhor dos Passos é uma tradição que honra Montemor-o-Velho”.
Recorda-se que os diversos momentos da programação do Solenidade dos Passos contaram com a organização da Santa Casa da Misericórdia de Montemor-o-Velho.

Publicado em Notícias

No dia 14 de abril, a FIRA - Filarmónica Instrução e Recreio de Abrunheira voltou a escrever mais uma bonita página na sua história centenária ao proporcionar uma tarde inesquecível, no Centro de Artes e Espetáculos, na Figueira da Foz, com a iniciativa “A Filarmónica vai ao Fado”, com a participação do fadista António Pinto Basto.
“Contamos ter a lotação da sala quase esgotada, por isso, é com muita alegria que desejamos que as mais de 700 pessoas saiam daqui felizes com a FIRA”, avançou presidente da direção, Bruno Reis que, antes do concerto, aproveitou o momento esclarecer que “o concerto foi possível graças ao apoio da CCAMBM”.
“Estes momentos são também importantes para proporcionar uma experiência diferente e enriquecedora aos nossos músicos”, reforçou.
O vereador Décio Matias, acompanhado do presidente da União de Freguesias de Abrunheira, Verride e Vila Nova da Barca, Carlos Alves, deixou palavras de elogio à FIRA e ao fadista convidado pelo “espetáculo surpreendente e de grande qualidade” e frisou: “A cultura no concelho continua vibrante, muito rica, com capacidade para atrair muito público e a prosseguir com um caminho de afirmação do nosso território, levando o nome da Abrunheira e de Montemor-o-Velho cada vez mais longe”.
Sob a direção do maestro António Luís Mota, a FIRA apresentou-se em concerto, tendo também acompanhado o fadista António Pinto Basto que, antes iniciar a sua atuação com o tema “Dá a surpresa de ser”, elogiou a FIRA e “a sua média de idades surpreendente”, fazendo ainda referência “ao senhor António Patrício Mota, [músico com mais de 80 anos], por estar mergulhado neste oceano de juventude”.

Publicado em Notícias
Durante o fim de semana de 13 e 14 de abril, o Núcleo da Beira-Mar da região de Coimbra, do CNE – Corpo Nacional de Escutas, organizou um acampamento de núcleos por secções (lobitos – 1ª, exploradores – 2ª e pioneiros -3ª), reunindo cerca de 740 participantes na freguesia da Ereira, no concelho de Montemor-o-Velho.
Assim, em representação de 18 agrupamentos do Núcleo da Beira-Mar e acompanhados por 120 dirigentes, os cerca de 200 lobitos e 270 exploradores acamparam no Parque Verde da Ereira e os 150 pioneiros montaram as suas tendas junto ao campo do GDE – Grupo Desportivo da Ereira, tendo, ao longo dos dois dias, realizado diversas atividades lúdicas, assim como partiram à descoberta do território e conviveram com a população.
No domingo, vereador Décio Matias marcou presença na eucaristia que decorreu nas instalações da Associação Cultural Desportiva e Social (ACDS) da Ereira e, à margem da iniciativa, referiu: “É sempre com muito gosto que recebemos no concelho iniciativas que sirvam o propósito de contribuir para o crescimento das crianças e dos jovens. Deixo ainda um cumprimento especial a Ana Pinto, não só por estar à frente do Núcleo da Beira-Mar, mas também pelo trabalho que desenvolve no âmbito do agrupamento a que pertence (Agrupamento de Escuteiros 1366 – Meãs do Campo)”.
No final da participada celebração presidida pelo padre Álvaro Pacheco e que contou também com a presença de Manuel Pedrosa, chefe regional da Junta Regional da Região de Coimbra do CNE, Ana Pinto, chefe do Núcleo Beira-Mar, deixou palavras de agradecimento à Junta de Freguesia da Ereira, ao GDE e à ACDS da Ereira, e, ao fazer uma avaliação “muito positiva” da atividade, com confiança, reforçou: “A chuva veio complicar um pouco o acampamento, porém é na adversidade que encontramos o caminho”.
Publicado em Notícias

O Centro Náutico de Montemor-o-Velho, no dia 14 de abril, recebeu mais de 350 atletas que competiram na final do Torneio Primeiras Remadas e no Interassociações - final do Circuito do Remo Jovem 2019, da Federação Portuguesa de Remo (FPR).
Durante a manhã, cerca de 90 jovens remadores mostraram todo o seu potencial e, no coletivo, o Ginásio Clube Figueirense levou para casa do troféu das primeiras remadas.
A título individual e a nível concelhio, destacou-se o remador da Casa do Benfica de Montemor-o-Velho, Rodrigo Lopes, que, em skiff – infantis masculinos, conquistou o 2º lugar no seu escalão.
O vereador Décio Matias marcou presença na competição dirigida a atletas dos escalões benjamim, infantil, iniciado, juvenil e júnior, inscritos pela primeira vez na FPR, e congratulou-se “pela realização de mais um evento desportivo que volta a mostrar as condições de excelência das instalações para a prática desportiva da modalidade, contribuindo também para divulgação do concelho e para mostrar que Montemor-o-Velho saber receber bem”.
No momento, aproveitou ainda para saudar o título de vice-campeão nacional alcançado por Rodrigo Lopes e referiu: “Está de parabéns o jovem remador, mas estão também todos aqueles que contribuem para o seu sucesso, nomeadamente os familiares, colegas, treinadores e a Casa do Benfica de Montemor-o-Velho”.
Durante a tarde, a Associação de Remo do Norte sagrou-se campeã na final do Interassociações - Circuito do Remo Jovem 2019.
A iniciativa contou ainda com uma palestra sobre a ética desportiva, na sala de reuniões do Centro Náutico de Montemor-o-Velho.

Publicado em Notícias
No dia 14 de abril, o desporto esteve em destaque em Gatões, na União de Freguesias de Montemor-o-Velho e Gatões (UFMVG), com a 7ª edição do Trilho Dos Gatos – Trail Running, tendo reunido mais de 800 participantes.
Antes do início do trail curto, 19km, prova que integra o Circuito Distrital de Trail Curto da Associação Distrital de Atletismo de Coimbra (ADAC), do mini trail, 12 km, e da caminhada, 10km, Vítor Cação, presidente do Gatões BTT, mostrou-se bastante satisfeito com a adesão demonstrada e referiu: “Depois de um período com algumas dificuldades e depois do sucesso da edição do ano anterior, com 450 participantes, ficámos muito satisfeitos por termos tanta gente a participar na edição de 2019”.
“Este ano e até ao momento, é um recorde concelhio. Deu muito trabalho, mas superámos as nossas melhores expetativas”, reforçou.
No momento, o vereador Décio Matias, acompanhado do presidente da União de Freguesias de Montemor-o-Velho e Gatões, António Pardal, sublinhou: “Quero dar os parabéns ao Gatões BTT pela capacidade de se revitalizar e de ser capaz de fazer frente às dificuldades, mostrando que, ano após ano, continua a ser capaz de preparar grandes eventos desportivos que contribuem também para a promoção do concelho de Montemor-o-Velho”.
Pela mão do Gatões BTT, a atividade física regressa, no dia 10 de junho, com a 3ª Caminhada das 6 Fontes.
 
Os resultados podem ser consultados em https://www.bttmanager.com/Eventos/vii-trilho-dos-gatos/409
Publicado em Notícias

Até ao final do dia 14 de abril, a 4.ª edição do Mercadinho de Liceia – edição de Páscoa 2019 anima a freguesia de Liceia, no Parque de Máquinas e Afins.
O vereador Décio Matias, na companhia do executivo da Junta de Freguesia - Joaquim Martinho (presidente da Junta), Sandra Domingues (secretária) e Margarida Gante (tesoureira), visitou o mercadinho e, à conversa com expositores, aproveitou a ocasião para saudar a Junta de Freguesia de Liceia por “dar continuidade a um evento que promove a freguesia e o concelho, mas que também cria um espaço de divulgação para os artesãos da freguesia e da sua criatividade, assim como permite que as diversas associações da freguesia possam angariar verbas”.
“É sempre com muita satisfação que vemos que os expositores e as pessoas continuam a aderir ao mercadinho. Esta edição voltou a crescer e tivemos 26 inscritos”, esclareceu Margarida Gante.
A entrada é livre e, ao longo do dia, os visitantes podem adquirir artesanato, livros, doçaria, licores e produtos da terra.
Durante a tarde, na freguesia de Liceia, a proposta cultural passa também, a partir das 15h, pela realização da Via Sacra e Quadros Bíblicos ao Vivo, reunindo dezenas de figurantes.

Publicado em Notícias

17h | Centro de Artes e Espetáculos | Figueira da Foz

Publicado em Agenda Cultural

Saber...