Itens filtrados por data: sábado, 18 maio 2019

A Associação Cultural, Recreativa e Desportiva (ACRD) do Bebedouro voltou a encher-se para mais uma tarde cultural com o 40º Festival de Folclore do Rancho Folclórico Amores Perfeitos, no dia 18 de maio.
“Este é sempre um momento muito feliz para nós e, por isso, é com muito gosto que vos recebemos e vos damos as boas-vindas ao Bebedouro, à freguesia de Arazede e ao concelho de Montemor-o-Velho”, referiu Natalina Freitas, presidente da ACRD do Bebedouro, depois do desfile e no decorrer do momento de entrega de lembranças e da colocação da tradicional fita nos estandartes dos grupos participantes.
Na ocasião, o vice-presidente da Câmara Municipal de Montemor-o-Velho, José Veríssimo, e o tesoureiro da Junta de Freguesia de Arazede, Paulo Costa, saudaram o dinamismo da associação e do grupo folclórico anfitrião, assim como deixaram palavras de reconhecimento aos folcloristas participantes por continuarem a mostrar ao público de todas as idades o folclore e a etnografia das diversas regiões do país.
Com casa cheia, a 40ª edição do festival de folclore trouxe até ao palco do Bebedouro o Rancho Folclórico Amores Perfeitos, o Grupo Etnográfico de Danças e Cantares de Alpiarça (Ribatejo), o Rancho Folclórico Pombeiro da Beira (Arganil) e o Rancho Folclórico Rosas do Liz (Leiria).

Publicado em Notícias
No dia 18 de maio, decorreu um treino operacional de combate de incêndios rurais e exercício do uso do fogo na nova Base Norte de Apoio Logístico do Meco, na freguesia de Arazede, tendo reunido cerca de 100 operacionais, entidades e agentes da Proteção Civil do concelho e da região.
A operação Fénix procurou ser uma forma de antecipar, formar e trabalhar em conjunto por uma defesa dos munícipes e do património. Reunindo elementos do Executivo Municipal, Proteção Civil municipal, Sapadores Florestais, dirigentes da autarquia, presidentes da Juntas e Uniões de Freguesia, Bombeiros Voluntários de Montemor-o-Velho e da GNR, esta operação foi também o primeiro treino em meio real da Brigada de Sapadores Florestais da Comunidade Intermunicipal (CIM) da Região de Coimbra, que a partir de junho vai ficar localizada no Meco.
Ao salientar que “os objetivos foram cumpridos com muito êxito”, o presidente da Câmara Municipal de Montemor-o-Velho, Emílio Torrão, destacou a excelente coordenação com os diversos agentes envolvidos e congratulou-se com a prestação dos presidentes da Juntas e Uniões de Freguesia, assim como dos dirigentes que “foram de uma eficácia incrível”. “Adaptaram-se e superaram os desafios lançados, nomeadamente no apoio logístico, que foi excecional, e na operação com os rádios e nas comunicações”, reforçou.
No decorrer da Operação Fénix, que contou, a título de exemplo, com abordagens práticas às temáticas da comunicação (teste de comunicações e procedimentos), das faixas de gestão de combustíveis à rede viária, com indicações a uma equipa de sapadores florestais para a execução de trabalhos silvícolas, e de incêndio rural, o comandante distrital de Operações de Socorro (CODIS) de Coimbra, Carlos Luís Tavares, apresentou o plano operacional distrital de Coimbra - DECIR 2019 e, ao destacar a interação entre os diversos agentes durante o exercício e o trabalho desenvolvido pelo Município, frisou: “Montemor-o-Velho, a partir de agora, está mais bem preparado para reagir a um incêndio rural. Todos somos Proteção Civil”.
No momento, os participantes foram ainda surpreendidos com uma breve apresentação da nova plataforma de apoio à decisão que se encontra a ser desenvolvida pelo Município de Montemor-o-Velho em parceria com a Enso-Origins e que vem dar resposta aos novos desafios e necessidades na área da Proteção Civil.
A nova Base Norte de Apoio Logístico do Meco é uma estrutura do Centro Operacional de Proteção Civil Municipal de Montemor-o-Velho, localizada na antiga escola do Meco, freguesia de Arazede, e vai servir de apoio a várias tipologias de risco que ocorram na zona norte do Município de Montemor-o-Velho. Para além de acolher a Brigada de Sapadores Florestais da CIM-RC, o espaço também vai funcionar como um centro educacional vocacionado para as crianças.
Publicado em Notícias
sábado, 18 maio 2019 16:05

Festas em Honra de S. Bento

17 a 19 maio/ 6ª a domingo | Morraçã
 
 
 
 
18| sábado
Arruada pelas ruas da freguesia com os Gaiteiros Os Três de Portugal | 10h
Baile com a banda WAVE | 22h30
DJ El Salvadaor e DJ CKED | 02h
 
19 | domingo
Missa em Honra de São Bento | 16h
Baile com André Cardoso | 17h30
 
Org.> ACRD de Morraçã
Publicado em Agenda Cultural

Celeiro dos Duques de Aveiro | Pereira

 

 

18/sábado | 21h30 | URATE – União Recreativa “Os Amigos da Terra” - Carregosa, Oliveira de Azeméis | “Ai Santa Ignorância”

25/sábado | 21h30 | Grupo de Teatro O Celeiro | “Um amor verdadeiro”

26/domingo | 16h | Escola de Teatro Arménio Paiva/Grupo Jovem | “Tradições”

Publicado em Agenda Cultural

Saber...