Itens filtrados por data: domingo, 05 maio 2019

De 3 a 12 de maio, a Ribeira dos Moinhos, na freguesia de Tentúgal, está em festa e volta a preparar um programa de animação religioso e profano pensado para todos. Os festejos em Honra de Santa Joana e de Santa Luzia repartem-se pelos espaços contíguos às duas capelas e, no dia 5 de maio, “o primeiro dia do programa com animação popular”, conforme explicou Gonçalo Carnaz, em representação da equipa composta também por Sérgio Costa e Isidro Costa, trouxe muito público até ao Parque Verde de Santa Luzia.
“Este ano, como não havia mordomos, continuámos a organizar os festejos com uma equipa mais reduzida, mas voltamos a contar com ajuda de muitos amigos”, esclareceu Gonçalo Carnaz que aproveitou para agradecer os apoios de todos e para deixar um repto: “Visitem a nossa freguesia e venham participar nos nossos festejos que só terminam na próxima semana”.
O vereador Décio Matias, marcou presença no momento festivo e, à conversa com a organização, desejou “os maiores sucessos para a edição de 2019” e deixou palavras de agradecimento e de incentivo. “Que a vossa juventude e a demonstração de um espírito de perseverança sejam um incentivo para que outros se sintam motivados para realizar os festejos de 2020, contribuindo, deste modo, para o reforço dos laços da comunidade e promovendo mais um grande momento de confraternização”.
A programação continua na segunda-feira, dia 6, às 11h, com Missa na Capela de Santa Luzia.
As entradas são livres em todos os dias dos festejos.

Festas em Honra de Sta. Joana e Sta. Luzia | Programação
Ribeira dos Moinhos

De 3 a 12 de maio | entradas livres
3/sexta
21h Missa na Capela de Santa Joana com início da Novena

4/sábado
9h Arruada dos Gaiteiros

5/domingo
16h Missa Solene em Honra de Santa Luzia seguida de Terço na Capela de Santa Luzia
18h Atuação de grupo Musical Tema

6/segunda
11h Missa na Capela de Santa Luzia

10/sexta
22h Torneio de Sueca

11/sábado
18h Entrega da Festa à nova comissão de 2020
21h Missa na Capela de Santa Joana
22h Encerramento da Novena seguida de Procissão de Velas
23h30 Banda Wave
02h Dj El Salvador

12/domingo
17h Missa na Capela de Santa Joana
18h Atuação do Grupo de Dança Smile and Dance
19h Tradicional Sardinhada, com atuação do grupo musical Big Banda

Publicado em Notícias
Cumprindo a tradição, o primeiro domingo de maio, Dia da Mãe, nas Faíscas, na freguesia de Arazede, é sempre palco de uma sentida manifestação de fé. Este ano, no dia 6 de maio, os festejos em Honra de Nossa Senhora de Fátima voltaram a reunir centenas de fiéis, entidades e público que fizeram questão de marcar presença na missa e procissão de louvor, um dos pontos altos do programa religioso abrilhantado pela AMA – Academia Musical Arazedense e que contou com a guarda de honra dos bombeiros da 4ª Seção de Arazede dos Bombeiros Voluntários de Montemor-o-Velho à imagem da padroeira da localidade.
À semelhança dos anos anteriores, no final da missa solene, celebrada na sala multiusos do Centro Social, Cultural e Recreativo (CSCR) das Faíscas, foi entregue uma flor a todas as mães.
Com palavras de elogio à organização “por estar a dar continuidade a um momento que é muito importante para a comunidade e que conquista, a cada ano que passa, mais gente”, o presidente da Câmara Municipal, Emílio Torrão, acompanhado do vice-presidente, José Veríssimo, e do presidente da Junta de Freguesia de Arazede, Eusébio Campos, referiu: “É sempre com muito gosto que me associo a este momento que tem um particular significado para a comunidade. Desejo que a equipa do CSCR das Faíscas continue o trabalho que tem vindo a desenvolver e a reunir esforços e vontades com o objetivo de continuar a fortalecer a associação e a fazer a diferença na comunidade”.
O presidente do CSCR das Faíscas, João Jorge, agradeceu o incentivo e referiu: “Os festejos continuam até ao próximo fim de semana. Há cinco anos que assumimos a realização da festa porque é também uma forma que temos para conseguir angariar verbas para a realização das obras necessária no centro e que visam a sua conclusão”.
O programa de animação profano regressa no próximo sábado, dia 11, com a atuação do grupo TV5 e animação noturna com Pancinhas. No domingo, dia 12, às 10h, inicia-se o XXI Encontro de Clássicos e a tarde vai ser abrilhantada pelo grupo Lily&Primos.
 
Publicado em Notícias
Liceia assinalou o Dia da Mãe com uma tarde cultural repleta de literatura, dança, confraternização e surpresas, no dia 5 de maio, no Parque de Máquinas e Afins da Junta de Freguesia de Liceia.
A escritora anfitriã, Lurdes Breda, voltou a surpreender o público e escolheu a sua casa, a freguesia de Liceia, para a apresentação conjunta da sua nova obra "Onde moram as estrelas/Donde viven las estrellas", uma edição bilingue (português e castelhano), com ilustrações de Alejandra Giordano (Alita), e cuja conceção e arranjo de capa ficou a cargo do ilustrador concelhio André Caetano; e da obra "Chelb - A lenda das amendoeiras", de Sofia Souto Moniz.
Na sessão que contou com a apresentação dos livros e das suas autoras a cargo Rosário Figueiredo, Sofia Souto Moniz, brindou também o público presente com dois momentos de dança oriental, de modo a assinalar do Dia da Mãe.
O vereador Décio Matias fez questão de marcar presença e de destacar a importância das Juntas e Uniões de Freguesia da promoção da cultura e dos criativos que existem nos seus territórios. “Quero, por isso, saudar o dinamismo e o trabalho de Sandra Domingues (secretária) e Margarida Gante (tesoureira), do executivo liderado por Joaquim Martinho, mas também quero aproveitar para deixar um reconhecimento reiterado ao excelente trabalho que a Lurdes Breda tem vindo a desenvolver ao longo dos anos”.
No momento, o vereador Décio Matias, surpreendeu ainda a artista liceiense ao desafiar o público a cantar “os parabéns a você”. “A Lurdes está duplamente de parabéns porque apresenta um novo livro, mas também porque celebra o seu aniversário”, explicou.
Antes do encerramento da iniciativa, a Junta de Freguesia de Liceia também surpreendeu a aniversariante com um bolo de aniversário.
À margem da iniciativa, Margarida Gante avançou: “O momento cultural partiu de um desafio de Lurdes Breda e nós, desde o primeiro momento, decidimos dar seguimento a esta ideia e de proporcionar um espaço cultural de descoberta e de partilha”.
Recorda-se que Lurdes Breda, desde que começou a sua aventura da escrita, já lançou 22 obras a solo, sendo coautora de 11. O seu trabalho encontra-se editado em Portugal, Brasil e Moçambique.
 
Publicado em Notícias
No dia 5 de maio, foi dado o arranque oficial das comemorações dos 100 anos do Rancho das Cantarinhas Flores das Tricanas de Abrunheira (seção de folclore da FIRA – Filarmónica Instrução e Recreio de Abrunheira), no Parque Dr. António J. Simões, na Abrunheira, com o Encontro Concelhio de Folclore - Abrunheira'2019
Organizada pela FIRA e com os apoios institucionais da Câmara Municipal de Montemor-o-Velho e da União de Freguesias de Abrunheira, Verride e Vila Nova da Barca (UFAVVNB), a iniciativa reuniu oito grupos do concelho - Rancho das Cantarinhas Flores das Tricanas de Abrunheira, Grupo Folclórico da Vila de Pereira, Rancho Folclórico da Carapinheira, Rancho Folclórico Amores Perfeitos do Bebedouro, Grupo Folclórico da ACDR das Meãs, Grupo Folclórico da Ereira, Rancho Folclórico e Regional do Seixo e Rancho dos Malmequeres de Reveles – numa tarde de celebração do folclore e da etnografia.
No decorrer da cerimónia de abertura, o presidente da UFAVVNB, Carlos Alves, acompanhado Avelino Pagaimo, secretário da UFAVVNB, deixou palavras de agradecimento aos grupos participante e ao público, aproveitando para endereçar parabéns ao grupo anfitrião e para referir que as comemorações de aniversário vão decorrer até setembro.
De igual modo, Bruno Reis, presidente da FIRA, reforçou: “Não se fazem 100 anos todos os dias. Esta é uma data tão bonita e marcante que é com muito gosto que começamos a sua celebração com um evento que foi retomado no ano passado em Pereira. Desejamos que saiam da Abrunheira com outro ânimo depois de assistirem e participarem no Encontro Concelhio de Folclore - Abrunheira'2019”.
Com palavras de elogio à organização e aos grupos participantes, o vereador Décio Matias, ao desejar “uma excelente tarde de cultura e de folclore”, frisou: “Parabéns por manterem esta cultura viva no concelho. Trazer as memórias é respeitar o passado, é saber estar no presente e perspetivar, pela juventude que também trazem, o nosso futuro e o dos mais jovens. Relembrar é sempre bom porque quando não sabemos onde andamos não sabemos para onde é que vamos”.
“Muito obrigado pelo que dão ao concelho. Só é possível fazer este Encontro Concelhio de Folclore porque vocês trabalham todos dos dias para que isso aconteça”, reforçou.
Antes da atuação dos grupos e ranchos participantes, foram entregues as lembranças que assinalam a edição de 2019 do Encontro Concelhio de Folclore.
Recorda-se que a iniciativa começou com um animado almoço de confraternização.
Publicado em Notícias
domingo, 05 maio 2019 16:47

XV Festival do Caracol | Quinhendros

12h Abertura do Festival com serviço de Bar
Show Cooking
Encerramento do Festival do Caracol

Publicado em Agenda Cultural
Urbanização da Luz

 

 

5/domingo

9h Reabertura do Certame

13h Abertura dos Restaurantes e Tasquinhas

15h Animação musical com Dj Jomix

16h Grupo de Fados Saudades de Coimbra

18h Continuação da animação musical com Dj Jomix

 

Durante o festival haverá nos restaurantes, bares e tasquinhas ementas com gastronomia e doces regionais

Publicado em Agenda Cultural

 

15h Desfile dos Ranchos participantes – início no Largo do Chafariz e Praça dr. Regalão

15h15 Exibições no Parque Dr. António J. Simões

Rancho das Cantarinhas de Abrunheira

Grupo Folclórico da Vila de Pereira

Rancho Folclórico da Carapinheira

Rancho Folclórico Amores Perfeitos do Bebedouro

Grupo Folclórico da ACDR das Meãs

Rancho Folclórico Camélias da Gândara, Arazede

Grupo Folclórico da Ereira

Rancho Folclórico e Regional do Seixo

Rancho dos Malmequeres de Reveles

Publicado em Agenda Cultural

16h | Junta de Freguesia de Liceia | apresentação conjunta dos livros "Onde moram as estrelas/Donde viven las estrellas", da autoria de Lurdes Breda, ilustrado pela Alejandra Giordano (Argentina), e de "Chelb - A lenda das amendoeiras"

Publicado em Agenda Cultural

Saber...