Itens filtrados por data: domingo, 30 junho 2019
Abrunheira
 
 
Saiba mais em https://www.facebook.com/events/2592239054179512/?active_tab=about
Publicado em Agenda Cultural

 

16h Revista – Comédia “Saídos da Casca” com os atores Luís Aleluia e Vítor Emanuel – auditório da AFUV

18h Encerramento das comemorações

Publicado em Agenda Cultural
domingo, 30 junho 2019 14:04

II StreetFood Literário

jardim municipal | Montemor-o-Velho

28 e 29 de junho > 12h-01h
30 de junho > 12h-20h


Percurso literário da vila de Montemor-o-Velho
Mapa disponível nas foodtrucks
Partida: Convento de Nossa Senhora dos Anjos
Chegada: Igreja da Misericórdia

Música
28 a 30 > Set DJ’s David Silva e Alex G
29, 22h > António Manuel Ribeiro, UHF > Conversa e música
Coreto Literário | Espaço Infantil
Jogos, artes plásticas, pinturas faciais e contos
28 > 19h-23h
29 > 13-23h

Workshop de Ilustração Urbana By MOSK
28 e 29 > 16h-20h

Climagir | Tenda de atividades
As alterações climáticas no território da CIM-RC, exposição, filmes e jogos
30 > 12h-20h

Streetfood | Foodtrucks
TopTosta, Dee, Oui Tacos, Dolce Tripa, Arizona Dream, Burrito Burratcho, Epic Chicken, Kurtos Kalacs, Pão com Segredos, Woody’s

Publicado em Agenda Cultural
A Casa do Povo de Abrunheira (CPA), levou a efeito, no dia 30 de junho, a 13º Maratona de BTT” Rota do Baixo Mondego”, inserida no Campeonato XCM do Centro. Depois de um ano de interregno, a prova, reconhecida oficialmente e pela Associação de Ciclismo da Beira Litoral, levou cerca de 300 BTTistas pelos trilhos da União de Freguesias de Abrunheira, Verride e Vila Nova da Barca (UFAVVNB), no concelho de Montemor-o-Velho, assim como teve passagens pelos concelhos de Soure e da Figueira da Foz.
Ao aludir à importância e reconhecimento que prova tem vindo a conquistar, José Carvalho, da direção da CPA, referiu que a Rota do Baixo Mondego “enriquece o concelho”, levando os atletas “a correr por sítios magníficos e únicos à volta do rio Mondego”, sendo, por isso, “também uma competição de alguma envergadura” e que contribui “para a promoção do concelho, do arroz e da região”.
O vice-presidente da Câmara Municipal de Montemor-o-Velho, José Veríssimo, acompanhado de Avelino Pagaimo, secretário da UFAVVNB, sublinhou: “É mais um grande evento desportivo organizado pela CPA e que contribui para a divulgação no património do nosso concelho, reforçando e afirmando as qualidades da nossa região”.
Na ocasião, José Veríssimo fez ainda questão de deixar palavras e elogio e de reconhecimento “ao trabalho que a CPA tem vindo a desenvolver nas suas diversas áreas de atuação”.
Antes da partida para a maratona (70 Km) e para a meia-maratona (40 Km), cumpriu-se um minuto de silêncio em memória de todos os ciclistas e corredores vítimas de atropelamento.
A edição de 2019 voltou a levar os atletas por trilhos surpreendentes, não faltando, por exemplo, a passagem pelo interior das Termas da Amieira.
 
Os resultados da prova podem ser consultados em https://bttmanager.com/Eventos/13-maratona-rota-do-baixo-mondego/437
 
Publicado em Notícias

23/domingo

9h30 I Trail & Caminhada “Trilhos da Barreira”

 

28/sexta

21h Missa e Procissão de Velas

22h30 Baile “Banda Tema”

01h Dj David Silva

Grupo Suíço de breakdance “Les Enfants Perdus”

 

29/sábado

17h Vacada (Santos Silva)

21h Baile “GJ Show”

22h Atuação da artista Rosinha

01h Dj É2MUCH

Grupo Suíço de breakdance “Les Enfants Perdus”, “The last night of LITTLE NUNO”

 

30/domingo

17h Missa seguida de Procissão, acompanhada pela AMA – Academia Musical Arazedense, Fanfarra dos Bombeiros Voluntários de Cantanhede e os tradicionais Quadros Bíblicos

18h39 e 22h Baile “Key love” (banda de originais com participações em programas televisivos)

 

Publicado em Agenda Cultural
domingo, 30 junho 2019 03:13

Marchas brilham nas Meãs do Campo

O jardim do Centro Cultural Pátio Bar, nas Meãs do Campo, transformou-se num verdadeiro arraial para acolher o encerramento da comemoração dos Santos Populares no passado sábado, dia 29 de junho. Arcos, janelas, flechas e corações saíram à rua para, juntamente com as saias rodadas, as roupas vistosas, as quadras festivas e as coreografias bem estudadas das Marchas Infantil e Sénior do Centro Social, dar mais cor e alegria à noite popular. 
 
Centenas de convivas assistiram ao Arraial, num serão repleto de alegria e diversão, onde se cantou e encantou sobre o futuro e a esperança.
 
Enquanto as crianças cantavam: 
"Sou criança estou a crescer
Tenho os meus planos a amadurecer
Faço planos muito risonhos
Que o sonho do amor vai sempre vencer"
 
O grupo sénior continuava a "cantar, dançar e sonhar com a Paz em Portugal, (…) a harmonia no coração, (…) a esperança na vida (…) e a alegria no rosto (sempre de sorriso posto)”.
 
A noite terminou com um delicioso aroma (e sabor) a arroz doce do Baixo Mondego, um dos dois doces do concelho que está na corrida às 7 Maravilhas Doces de Portugal, cozinhado às mil maravilhas pelo Centro Social e Paroquial.
Publicado em Notícias

A Associação Corvo e Pinho em parceria com o grupo cénico amador da Aposenior levaram à cena, este sábado, dia 29 de junho, no Grupo Cénico e Amador da Portela, duas peças originais sobre as tradições de Tentúgal.


Perante uma vasta audiência, estiveram "À (des)Conversa” enquanto aguardavam pelo autocarro a contar histórias da vida das pessoas, de Tentúgal nos inícios de séc XX e dos usos e costumes.


A segunda peça apresentada, "Roda de histórias”, surgiu, como esclareceu Sandra Mendes, presidente da Associação Corvo e Pinho, na sequência de um "desafio do Agrupamento de Escolas de Montemor-o-Velho e junta o grupo cénico da Aposenior com a inestimável colaboração das crianças da EB1 de Tentúgal”. Procurando manter vivas as memórias de outrora e promovendo a intergeracionalidade, "a partilha de conhecimentos entre gerações ajuda a evitar que se percam as memórias do passado que constituem a identidade de todos os Tentugalenses”. E nada melhor que envolver as crianças e passar as memórias do difícil trabalho no campo e no rio, das crenças e das mezinhas, das orações e das romarias, da vida em comunidade junto do forno de cozer o pão ou à roda a fiar o linho ao som da viola toeira, ouvindo as histórias da terra.


As peças apresentadas este sábado foram ensaiadas por José Craveiro, Leonor Castro e Helena Marques.

Publicado em Notícias

A noite de sábado (29 de junho) foi de festa e de solidariedade em Santo Varão. O adro da Igreja Matriz foi palco do Arraial Solidário que, para além de um animado e apetitoso jantar, contou com a especial atuação da Marcha das Mulheres e da Marcha Infantil de Santo Varão.


O Presidente da Câmara Municipal de Montemor-o-Velho, Emílio Torrão, acompanhado do Presidente da Junta de Santo Varão, João Girão, esteve presente no evento e enalteceu a iniciativa do Conselho Económico da Igreja e da Liga de Amigos de Santo Varão (LASV) que continua a cativar a população.


Também Fátima Tarrafa, presidente da LASV, elogiou a generosidade da comunidade e dos amigos de Santo Varão que continuam a ajudar a angariar fundos para o restauro da talha dourada da Igreja Matriz daquela freguesia.


Recorde-se que as obras de restauro da talha dourada já estão em andamento e que representam um investimento de 34 mil euros (acrescidos de IVA).

Publicado em Notícias

Cerca de 140 atletas, infantis, jogaram este sábado, dia 29 de junho, no Parque Desportivo Júlio Jorge Simões, nas Faíscas, o II Torneio Juvenil da Freguesia de Arazede. Seguem-se domingo os benjamins, perto de uma centena de jogadores a representar 8 equipas.


O primeiro dia do evento que marca o encerramento das atividades competitivas dos escalões de formação d’O Águias terminou em festa com as 10 equipas participantes a celebrarem, conviverem e jogarem futebol.


Na cerimónia de entrega dos prémios, o Presidente da Câmara Municipal de Montemor-o-Velho, Emílio Torrão, acompanhado do vice-presidente José Veríssimo e do presidente da Junta de Freguesia de Arazede, Eusébio Campos, saudou e elogiou a direção d’Os Águias pelo "esforço que têm investido e que se traduz em mais um ano de êxitos, de grande participação, de uma aposta clara na formação e em eventos, como este, de grande nível que marcam gerações”.

Em jogo estiveram o Atlético Clube Montemorense, o Grupo Desportivo Os Águias, a UD Tocha, o Clube Desportivo Carapinheirense, o Sepins, o Souselas, a Naval 1º de maio, o Povoense, o Febres e a EB Pedrulha, que se sagrou campeã do escalão de infantis.


Domingo, no campo vão jogar o GD Os Águias, a UD Tocha, o Febres, a Juve Force, o Povoense, o SC Pombal e o CD Carapinheirense.

Publicado em Notícias

A equipa feminina sub-16 do Grupo Desportivo da Ereira (GDE) sagrou-se este sábado, dia 29 de junho, campeã sub-16 no I Torneio de Futebol Feminino. A jogar em casa, a equipa do GDE não brincou em serviço e venceu frente ao AD Souselas e ao CRP da Leirosa. No campo de futebol da Ereira, também a equipa da AD Souselas subiu ao primeiro lugar do pódio na categoria sub-19, numa tarde de muito futebol, desportivismo, companheirismo e amizade.

Foram ainda distinguidas Ana Costa, do AD Souselas, como melhor guarda redes sub-19  e Rita Lopes (AD Souselas) como melhor  marcadora sub-19. Em sub-16, o título de melhor guarda redes foi para Milene Galhardo (CRP da Leirosa) e o troféu de melhor marcadora foi para Victória Ferreira (GDE).
 
O torneio, que foi organizado pelo Município de Montemor-o-Velho em parceria com o GDE, pretendeu promover o desenvolvimento do futebol feminino no concelho de Montemor-o-Velho e premiar o trabalho e o empenhamento do GDE no incremento da modalidade junto da população feminina.
Elogiando as atletas e "todos quantos ajudam a fazer esta modalidade no feminino grande como é”, o Presidente da Câmara Municipal de Montemor-o-Velho desejou que “este seja o primeiro de muitos e proveitosos torneios de futebol feminino”. Emílio Torrão deixou ainda palavras de agradecimento ao antigo árbitro internacional de futsal, Gustavo Sousa, que, durante a tarde de sábado, apitou os jogos do I Torneio de Futebol Feminino na Ereira e “tem estado sempre com o Município de Montemor-o-Velho”.
 
Vicky homenageada por internacionalização a defender as cores e a baliza de Portugal
A melhor marcadora sub-16 do I Torneio de Futebol Feminino foi também a defensora da baliza de Portugal frente à Polónia, a 20 de junho.
Com a camisola das Quinas, Victória Ferreira (mais conhecida por Vicky), atleta do GDE, fez o seu primeiro jogo na seleção nacional e defendeu com bravura e sem golos sofridos a baliza de Portugal.
A jogar desde os 6 anos, Vicky sempre soube que queria jogar futebol. A baliza é um dos locais onde se sente mais confiante, mas também gosta de jogar na frente, onde começou. Do alto dos seus 13 anos, Vicky afirma que gostou de estar entre as melhores jogadoras de Portugal e agora só quer continuar a trabalhar para progredir cada vez mais.
Recorde-se que Vicky foi convocada para o estágio de preparação da seleção nacional feminina sub-15, que decorreu na Cidade do Futebol, em Oeiras, em junho de 2019, sob orientação de José Paisana.
No I Torneio de Futebol Feminino, o Presidente da Câmara Municipal de Montemor-o-Velho fez questão de homenagear a jovem jogadora e reforçou que “a chamada à Seleção é prova da evolução, do trabalho, do talento e do esforço da Vicky, mas também do empenho do GDE, das colegas de equipa e da família”.
Publicado em Notícias

Saber...