Tentúgal ganhou Parque de Ajudas Técnicas

“De forma ponderada e consistente a Santa Casa da Misericórdia de Tentúgal (SCMT) tem desenvolvido um trabalho que é de louvar, por isso é uma honra para a Câmara Municipal apoiar as vossas atividades”. As palavras são do chefe de Gabinete do presidente da Câmara Municipal, Décio Matias, e foram proferidas, no dia 28 de maio, durante a cerimónia de inauguração do Parque de Ajudas Técnicas da SCMT.
O novo espaço, situado no antigo espaço dedicado ao armazenamento de azeite, foi totalmente remodelado, tendo tido um investimento de cerca de 10 mil euros.
As verbas foram repartidas entre a SCMT, a Câmara Municipal de Montemor-o-Velho e o Rotary Club de Montemor-o-Velho, no âmbito da candidatura, feita em 2014, a um programa do Rotary Club. Algumas das obras contaram também com a colaboração de voluntários e de irmãos da SCMT.
Ao lembrar o desenvolvimento da candidatura, iniciada no mandato de Isaías Craveiro, o atual presidente do Rotary Club de Montemor-o-Velho, o vereador Abel Girão, mostrou-se contente pela iniciativa e referiu: “É com uma enorme satisfação que ver os nossos companheiros se preocupam com a sua terra”.
Na ocasião, o provedor da SCMT, Euclides Santiago, visivelmente satisfeito, desatacou: “Este era um espaço degradado e com a ajuda de todos – Rotary Club, Câmara Municipal e irmãos da Misericórdia – foi possível transformar o espaço naquilo que é hoje. Pode não ser muito, mas de certeza que vai dar para ajudar alguém”.
De igual modo, Andreia Rigueiro, da SCMT, mostrou-se “muito feliz com o resultado” e esclareceu: “Há muito que emprestamos equipamentos, mas depois de uma empresa nos ter dado mais equipamentos entendemos que seria melhor criar um espaço próprio. Assim, e depois de termos implementado a Clínica Social e a Loja Social, podemos dar a conhecer à comunidade de Tentúgal e do concelho mais esta valência da SCMT: o Parque de Ajudas Técnicas(PAT)”.
Andarilhos, meias de descanso, canadianas, cintas de grávida, banco de banheira, elevador de sanita, suportes para o soro, cadeiras de rodas e camas articuladas são alguns dos equipamentos disponíveis para empréstimo e que têm com objetivo melhorar a qualidade de vida das pessoas dependentes e/ou idosas.
A cerimónia de inauguração contou também com a presença do executivo da Junta de Freguesia de Tentúgal, tendo-se realizado também uma cerimónia de bênção do espaço pelo padre Francisco Morais.
No final, realizou-se um beberete de confraternização.