Universidades da Terceira Idade descobrem Montemor-o-Velho

No dia 21 de maio, seis personalidades históricas do concelho levaram os cerca de 170 participantes das Comemorações do Dia Nacional das Universidades da Terceira Idade – Open Day a descobrir Montemor-o-Velho e as ruas riquezas arqueológicas, arquitetónicas, paisagísticas e culturais.
Assim, conduzindo os presentes pelos diversos espaços do castelo de Montemor-o-Velho, José Craveiro, no papel de alcaide, atores do CITEC (Centro de Iniciação Teatral Esther de Carvalho), alunos da Seniormor — Universidade Sénior de Montemor-o-Velho e elementos da Santa Casa da Misericórdia de Montemor-o-Velho (entidade promotora da Seniormor) vestiram a pele de Afonso Duarte, de Diogo de Azambuja, das infantas, de Fernão Mendes Pinto, do Abade João e de Manuel Jardim.
Após o momento cultural no Castelo, entidades e alunos da ICM – Universidade Sénior de Mafra, da Academia Sénior da Casa do Povo de Castro D’Aire, da Academia Saberes de Loures e da SENIORMOR — Universidade Sénior de Montemor-o-Velho reuniram-se na Quinta do Outeiro, em Tentúgal, para um almoço de confraternização e uma tarde musical protagonizada pelos grupos de Mafra, Castro D’Aire e Montemor-o-Velho.
O Dia Nacional das Universidades da Terceira Idade – Open Day ficou ainda marcado pela entrega do diploma de Membro da Rede de Excelência das Universidades e Academias Seniores à Seniormor pela RUTIS (Rede das Universidades da Terceira Idade), “em resultado do seu bom trabalho e relevante serviço aos seniores”, conforme se pode ler no diploma.
O apoio dado à Universidade Sénior de Montemor-o-Velho pela Câmara Municipal também não foi esquecido e, no momento, o provedor da Santa Casa da Misericórdia de Montemor-o-Velho, Manuel Carraco, entregou um quadro criado por Maria Luísa Almeida nas aulas de pintura da Seniormor ao adjunto do Presidente da Câmara Municipal, Rui Santos, que agradeceu o gesto, bem como aproveitou para saudar todos os participantes.
“Muito obrigado por terem vindo até Montemor-o-Velho. É sempre com gosto que apoiamos iniciativas que contribuam para promoção do concelho e dos seniores. Na medida das nossas possibilidades, estaremos sempre disponíveis para colaborar”, reforçou.
 As Comemorações do Dia Nacional das Universidades da Terceira Idade – Open Day foram organização conjunta da SENIORMOR e da RUTIS, tendo contado com o apoio das universidades seniores participantes, do CITEC e do Município de Montemor-o-Velho.

Fotografias da entrega do diploma e do quadro gentilmente cedidas pela Santa Casa da Misericórdia de Montemor-o-Velho.