O Castelo Mágico “é um projeto de todos nós”

Já começou uma viagem ao sonho de Natal com o Castelo Mágico. No sábado, dia 1 de dezembro, o Castelo de Montemor-o-Velho encheu-se de alegria, luz e “neve”. Criaturas mágicas, história, ciência, descoberta, convívio, risos e muita animação marcaram o arranque do parque temático de Natal que vai continuar a fazer sonhar os visitantes, de quinta a domingo, até dia 30 de dezembro.
“Este é um sonho tornado realidade!”, referiu, na cerimónia de abertura do Castelo Mágico, o presidente da Câmara Municipal de Montemor-o-Velho. Saudando todos os deputados municipais e vereadores do executivo montemorense que votaram por unanimidade o projeto do Castelo Mágico, Emílio Torrão acrescentou que “este é um evento de todos nós.”
Visivelmente orgulhoso da iniciativa inédita no concelho, o autarca montemorense sublinhou: “Estamos aqui para fazer melhor e para oferecer às nossas crianças o melhor. Quero agradecer a todas as pessos que acreditaram em nós”.
Confiante de que “este investimento é importante para a afirmação da cultura”, Marco Azevedo, da Braver, acredita que “o que está aqui a ser construído vai ficar património de Montemor-o-Velho e vai marcar gerações na região Centro”.
Presente na cerimónia, Luís Matias, presidente da Câmara Municipal de Penela e presidente da direção da Rede de Castelos e Muralhas do Mondego, reforçou que “este ao será, certamente, o melhor ano de todos porque esta parceria [do Penela Presépio] com o Município de Montemor-o-Velho e o Castelo Mágico vai permitir uma experiência única em dois castelos muito simbólicos e importantes da nossa região Centro”.
Luís Matias destacou ainda a importância destas iniciativas para dinamizar a economia local e para dar a conhecer um território ímpar e esclareceu: “Conseguimos estabelecer condições especiais para que as pessoas possam ter acesso aos dois eventos por apenas 9 euros, no máximo”.
Ao longo do dia, as atividades propostas encantaram miúdos e graúdos. Na companhia do Nico, da Infanta D. Teresa e da lontra Morinha, algumas das personagens do Castelo Mágico que ganharam vida, os participantes entraram num mundo encantado cheio de surpresas.
No encerramento do primeiro dia do Castelo Mágico e no âmbito do programa ‘Coimbra Região de Cultura’, da Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra, o espetáculo ‘Nariz Preto’ de Pedro Tochas, arrancou sonoras gargalhadas ao muito público presente.
Mímica, circo e teatro físico foram os ingredientes que o humorista utilizou para desafiar a audiência a embarcar numa divertida e alucinante aventura épica carregada de emoção e humor.