Empreendedorismo em destaque em Montemor-o-Velho

No dia 20 de março, decorreu, no salão nobre da Câmara Municipal, a final municipal do concurso “Empreendedorismo nas Escolas da Região de Coimbra”, promovido pela CIM Região de Coimbra.

Na ocasião, Paula Rama, vereadora com o pelouro da Educação, deixou palavras de entusiasmo aos jovens empreendedores. “Muitos parabéns por terem participado. Mesmo que não passem à próxima fase, vocês já são uns vencedores porque desenvolveram as vossas competências empreendedoras e ganharam mais ensinamentos para saberem que é possível sonhar e colocar as ideias em prática”.

Acompanhada de Paulo Queda e Pinheiro de Castro, empresários hoteleiros e também elementos do júri, a vereadora fez questão também de enaltecer “a ousadia e a coragem dos professore em abraçar os projetos dos alunos”.

A qualidade dos trabalhos apresentados dificultou, e muito, a tarefa do júri, mas, no final, o projeto Munda Rice – que tem por objetivo a produção de produtos do dia-a-dia, na área da escrita, representação cultural do concelho de Montemor-o-Velho e embalagem de produtos locais - do 8ºC da Escola Básica e Secundária de Montemor-o-Velho, e o projeto Happy Carrot – criação de um ketchup de cenoura embalado sob a forma de bisnaga – dos alunos João Machado, Cláudio Santos e Luís Pereira da EPAAD – Escola Profissional e Agrícola Afonso Duarte foram os projetos vencedores.

Antes da entrega dos certificados e dos prémios, a vereadora Paula Rama fez questão de frisar: “A qualidade das ideias apresentadas pelo 3ª ciclo foi surpreendente. No caso dos projetos do ensino secundário/profissional, de ano para ano, a qualidade apresentada tem crescido de forma exponencial, sendo cada vez mais difícil escolher o projeto que segue para a final regional”.

Em Montemor-o-Velho, participam duas turmas do 3.º Ciclo do Agrupamento Escolas de Montemor (Carapinheira e Montemor-o-Velho) e 6 projetos do secundário/profissional, todos da Escola Profissional Agrícola Afonso Duarte, representando três escolas envolvidas, num total de cinco turmas envolvidas, sete professores e 102 alunos.

Recorda-se que o programa, promovido pela Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra (CIM-RC), enquadra-se no projeto “Promoção do Espírito Empresarial da Região de Coimbra”, sendo cofinanciado pelo Programa Operacional Regional Centro 2020 e pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER).