Mato Povo mais perto de ser um Parque Verde

Ao longo da manhã do dia 21 de março, em todas as escolas do concelho, celebrou-se o Dia Mundial da Árvore, mas na Bunhosa, freguesia de Arazede, o momento foi especial.

Mais de uma centena de crianças do 1º CEB - Ciclo do Ensino Básico e do Jardim-de-infância (JI) de Arazede, de alunos da EPAAD – Escola Profissional Agrícola Afonso Duarte e da Unidade Funcional de Montemor-o-Velho da APPACDM de Coimbra marcaram presença e, ao plantar árvores, contribuíram para tornar o Parque Verde do Mato Povo uma realidade cada vez mais próxima.

Ao lembrar que a obra “está a ser feita com a Junta de Freguesia de Arazede, numa parceria muito saudável e profícua”, o presidente da Câmara Municipal, Emílio Torrão, frisou: “É uma alegria muito grande para um autarca chegarmos a este ponto.  Tínhamos aqui um pântano malcheiroso e hoje temos uma infraestrutura que ainda não está concluída, mas que apresenta já um elevado grau de concretização. Muito em breve estará pronta para que a comunidade de Arazede e comunidades limítrofes possam desfrutar de um espaço de lazer agradável”.

Muito orgulhoso do trabalho já desenvolvido, o autarca montemorense reforçou: “É uma velha ambição dos Arazedenses de há muitos anos a esta parte e que hoje se concretiza”.

Na ocasião, Emílio Torrão, acompanhado do vice-Presidente, José Veríssimo e da vereadora Paula Rama, congratulou-se ainda por ver a alegria dos mais novos “a brincarem e a usufruírem de um espaço que será deles no futuro”.

Ao referir “o muito significado que espaço representa para a freguesia de Arazede”, o presidente da Junta, Eusébio Campos, referiu: “Esta atividade que estamos aqui a realizar com a Câmara Municipal, com a GNR e outras entidades reflete também a parceria que temos tido com a autarquia e que tem decorrido de forma excelente”.

Para a tenente Rocha, adjunta do Comandante do Destacamento Territorial da GNR de Montemor-o-Velho, “esta atividade, realizada no âmbito do Dia Mundial da Árvore, tem como objetivo sensibilizar os mais jovens para a importância de preservar o Meio Ambiente”.

No futuro Parque Verde do Mato Povo, os mais novos e os alunos da EPAAD plantaram árvores, estiveram também à conversa com o Núcleo de Proteção Ambiental da GNR e com a seção de programas especiais da GNR – Escola Segura, tando a UCC – Unidade de Cuidados na Comunidade de Montemor-o-Velho realizado também uma atividade de relaxamento dirigida ao meninos e meninas do 1º CEB e do JI de Arazede.

Esta atividade foi uma parceria entre a Autarquia Montemorense, a Junta de Freguesia de Arazede, a GNR - Destacamento Territorial de Montemor-o-Velho, o Agrupamento de Escolas de Montemor-o-Velho, a Unidade Funcional de Montemor-o-Velho da APPCDM de Coimbra, o Projeto Ser Saudável, a UCC e a EPAAD.

Em todas as escolas do concelho, num universo de 2100 alunos, a Câmara Municipal, através do Serviço Municipal de Proteção Civil, assinalou, igualmente, o Dia Mundial da Árvore com a distribuição de árvores fruteiras (pereiras, macieiras, damasqueiros, amendoeiras, cerejeiras, diospireiros) e de espécies arbustivas e arbóreas (medronheiros, oliveiras e tangerineiras), bem como com a entrega de um folheto de sensibilização.