AMA celebra 123º Aniversário

No dia 25 de março, a sede da AMA – Academia Musical Arazedense, em Arazede, apresentou-se de cara lavada para celebrar “123 anos de anos de amor à Cultura”, conforme referiu o vice-Presidente da Câmara Municipal, José Veríssimo, na sessão solene de aniversário.

Ao lembrar os apoios de Câmara Municipal, José Veríssimo, referiu: “Mesmo com graves dificuldades financeiras nunca deixámos de apoiar o associativismo”.

“A juventude da AMA, expressa na sua filarmónica, deixa-me confiante que música vai continuar a fazer-se ouvir bem longe, por todo o concelho e por todo o país”, reforçou.

O presidente da direção da AMA, Aurélio Rocha, deixou agradecimentos às entidades que “sempre colaboraram com a centenária instituição” e sublinhou: “Durante este ano levámos a efeito um conjunto de obras avultadas e que todos reconhecem. Mudámos o telhado, foi colocado teto falso, foram mudadas as janelas e a nossa casa foi pintada no interior e no exterior. Hoje temos uma sala mais acolhedora”.

O dirigente aproveitou para homenagear “todas as pessoas que se disponibilizaram voluntariamente para ajudar financeiramente nas obras”. “Este é o momento para lhes fazer uma homenagem e um agradecimento público”, reforçou.

Assim, foram reconhecidos Diamantino Jesus Pires, Major Reis, Joaquim Pessoa, Fernando Tabanez, Fernando Grama e a empresa Pereira e Santos.

Na cerimónia que contou com a presença do presidente da Câmara, Emílio Torrão, do presidente da Junta de Freguesia de Arazede, Eusébio Campos, de diversas entidades e de muitos sócios e amigos da AMA, o presidente da Assembleia-geral, Fernando Ramos, começou por referir: “Há gestos que ficam com quem os pratica, por isso, naquilo que me diz respeito, o Presidente da Câmara ao deixar a responsabilidade de representação da Câmara no Vice-Presidente demonstra um gesto de humildade e confiança”.

Numa intervenção pautada pela emoção e com muito humor à mistura, Fernando Ramos advogou: “Aqui na AMA não se aprende só música, esta casa é uma escola de sociedade, é uma escola de vida”.

Antes do concerto de aniversário, a sessão solene foi palco ainda da entrega das estrelas aos músicos com 10 anos de dedicação à filarmónica da AMA – Andreia Monteiro e Ricardo Gomes -, bem como foram entregues emblemas da AMA aos alunos que ingressaram no ensino superior – Catarina Oliveira e Inês Agostinho.

Outro dos momentos sempre muito esperado é apresentação e as boas-vindas aos novos músicos. Este ano, Mafalda Murta, Ricardo Adão, Matilde Oliveira e Beatriz Mendes foram as mais recentes estrelas que chegaram ao universo da AMA.

Recorde-se que as obras de renovação das instalações acenderam a 31 mil euros.