Itens filtrados por data: segunda, 04 fevereiro 2019
O amor entre o infante de D. Pedro e a dama de Castela, retratado n’Os Lusíadas, e a inspiração que o episódio tem despertado nos ilustradores ao longo dos séculos foi o mote para dezenas de alunos, das turmas do 9º ano da EB2,3 de Arazede e da EBI de Pereira, assistirem à palestra "O puro amor n' Os Lusíadas: de Inês de Castro à ínsula divina", proferida por José Augusto Bernardes, diretor da Biblioteca Geral da Universidade de Coimbra (BGUC), no dia 4 de fevereiro.
A adjunta do Presidente da Câmara Municipal de Montemor-o-Velho, Delmina Leitão, deu as boas-vindas aos participantes, destacou a importância do episódio de Inês de Castro e, dirigindo-se aos alunos, reforçou: “Desejo que seja um momento em que vocês possam aprofundar os vossos conhecimentos e que aproveitem, da melhor forma, o que vos vai ser transmitido por tão distinta pessoa”.
Antes do participado momento de debate e troca de ideias, José Augusto Bernardes, ao desvendar algumas curiosidades sobre Os Lusíadas e Luís Vaz de Camões, referiu: “Só existiu uma Inês. Camões imaginou-a de uma forma e os ilustradores representaram-na de maneiras muito diferentes”.
“A exposição é uma imaginação visualizada daquilo que Camões contou por escrito”, reforçou.
Realizada no âmbito da exposição iconográfica e bibliográfica dedicada a Inês de Castro, o palestrante enquadrou os diversos aspetos presentes na exposição e surpreendeu a jovem plateia com a explicação do episódio de Inês de Castro, presente n’Os Lusíadas, e também com a sua relação com o episódio da Ilha dos Amores.
A exposição "Tu, só tu, puro amor: visões camonianas de Inês de Castro”, da BGUC, está patente, entre as 10h e as 18h, até dia 7 de fevereiro, na BMAD.
A entrada é livre.
Publicado em Notícias

No 4 de fevereiro, decorreu, na sala de formação das Piscinas Municipais de Montemor-o-Velho, o workshop Exercício Físico na Recuperação Pós-parto, dirigido a trabalhadores do município na área do desporto e da UCC – Unidade de Cuidados na Comunidade de Montemor-o-Velho.
Presente na ação que visa a implementação de um projeto de intervenção em mulheres no pós-parto, dinamizado pelo Município de Montemor-o-Velho e com a colaboração da UCC, a adjunta do Presidente da Câmara Municipal, Delmina Leitão, referiu: “O reforço das competências nesta área, nomeadamente na adaptação do exercício físico no pós-parto, vai ser essencial no âmbito global do projeto”.
As contraindicações absolutas e relativas para o exercício na gravidez e pós-parto, a metodologia do exercício físico e a estrutura da sessão de exercício na recuperação pós-parto foram alguns dos temas abordados.
O projeto vai ser desenvolvido em duas etapas. Assim, entre a 6ª a 10ª semana do pós-parto, o trabalho a realizar será dinamizado por uma enfermeira e uma fisioterapeuta, em ginásio, e, posteriormente, a atividade física será dinamizada em contexto aquático, por parte professores de Educação Física da Câmara Municipal de Montemor-o-Velho.

Publicado em Notícias

"Tu, só tu, puro amor: visões camonianas de Inês de Castro”, exposição iconográfica e bibliográfica dedicada a Inês de Castro, pela Biblioteca Geral da Universidade de Coimbra | Montemor-o-Velho

7 janeiro a 7 fevereiro | 2ª a 6ª | 10h - 18h | Biblioteca Municipal Afonso Duarte | Montemor-o-Velho

4/fevereiro | 10h30 | Sarau Inesiano com a presença do prof. José Augusto Bernardes (diretor da Biblioteca Geral da Universidade de Coimbra)

Entrada Livre

Publicado em Agenda Cultural

"O puro amor n' Os Lusíadas: de Inês de Castro à ínsula divina", palestra proferida por José Augusto Bernardes, diretor da Biblioteca Geral da Universidade de Coimbra (BGUC) | 10h30 | Biblioteca Municipal Afonso Duarte (BMAD).

Com a participação de alunos do 9º ano da EB2,3 de Arazede e da EBI de Pereira.

Entrada livre.

 

Publicado em Agenda Cultural

Saber...