Itens filtrados por data: sábado, 30 março 2019
No dia 30 de março, realizou-se a 5ª Prova do Torneio de Primeiras Remadas / Remo Jovem e Adaptado dos Clubes da ARBL, no Centro Náutico de Montemor-o-Velho, tendo reunido 180 remadores, com idades compreendidas entre os 6 e os 16 anos, em representação de 7 clubes.
Numa organização conjunta entre a Associação de Remo da Beira Litoral (ARBL) e a Casa do Benfica de Montemor-o-Velho (CBMV), a iniciativa, que reuniu 120 embarcações repartidas por 30 regatas, contou também com o apoio do Município de Montemor-o-Velho.
Ao fazer referência ao trabalho desenvolvido pela associação montemorense, a adjunta do Presidente da Câmara Municipal de Montemor-o-Velho, Delmina Leitão, desejou os maiores sucessos aos jovens atletas.
Pedro Oliveira, presidente da CBMV, mostrou-se bastante satisfeito com “pela forma como como correu a competição, com as condições excelentes do plano de água” e reforçou: “O remo recomeçou esta época na Casa do Benfica e pretendemos nos próximos anos fazer novos investimentos, contando, por isso, com os nossos parceiros, atletas e pais”.
No final da 5ª Regata Torneio de Primeiras Remadas, o Ginásio Clube Figueirense ocupou a 1ª posição, seguindo-se a Naval 1º de Maio, Coletividade Popular de Cacia, Associação Académica de Coimbra, Clube dos Galitos, Clube Náutico da Praia de Mira e Casa do Benfica de Montemor-o-Velho.

 

Casa do Benfica de Montemor-o-Velho | Resultados
5º Torneio Remo Jovem
José Ribeiro e João Oliveira (iniciados masculinos) - Double - 500 m - 3º lugar
Diogo Gonçalves (iniciados masculinos) - Skiff - 500 m - 2º lugar
Rafael Rita (juvenis masculinos) - Skiff - 750 m - 2º lugar

5ª Prova do Torneio de Primeiras Remadas
Rodrigo Lopes (infantis masculinos) - Skiff - 500m - 7º lugar

Publicado em Notícias

Durante o fim de semana de 30 e 31 de março, ao almoço, a excelência da gastronomia invade a freguesia da Ereira com a 22ª edição do Festival da Lampreia | Sabores do Rio.
Com palavras de elogio e agradecimento à Câmara Municipal de Montemor-o-Velho, “por todo o apoio na divulgação do festival”, à Junta de Freguesia da Ereira, ao Grupo Folclórico da Ereira e aos diversos expositores presentes, Joaquim Coelho, presidente Associação Cultural Desportiva e Social (ACDS) da Ereira, congratulou-se “pela adesão demonstrada e que reúne participantes de todo o país”. Na abertura do festival, no dia 30 de março, o dirigente reforçou a qualidade gastronómica do festival e deu garantias de que “toda a lampreia que vai ser servida foi apanhada no Rio Mondego e que o arroz é da Ereira”.
De igual modo, o presidente da Câmara Municipal de Montemor-o-Velho, Emílio Torrão, acompanhado da adjunta Delmina Leitão e do presidente da Junta de Freguesia da Ereira, Vasco Martins, saudou a realização da iniciativa e destacou o apoio da Junta de Freguesia na realização do evento gastronómico e o trabalho da ACDS da Ereira em  “manter viva a tradição e com a qualidade com que faz com o festival tenha a duração de dois dias”.
Ao destacar “as características muito próprias e especiais do arroz do Baixo Mondego que são reconhecidas internacionalmente”, o edil montemorense, com algum humor à mistura, reforçou: “A lampreia, que sobe o rio, quando se casa com o arroz do Baixo Mondego só pode dar um arroz divinal que o apreciadores reconhecem como o melhor de todos e que quando se encontra na Ereira, o casal é feliz”.
A ementa, capaz de fazer crescer água na boca, volta a ser preparada por Clara Silva e Rosália Albuquerque. O peixe do rio frito, a sopa de peixe, o arroz de lampreia e o sempre saboroso arroz doce são algumas das iguarias apresentadas. Ao longo dos dois dias, vão ser preparadas 180 lampreias e 44 kg de arroz da Ereira.
No decorrer do certame gastronómico, a organização estima receber mais de 300 participantes que, a par das propostas gastronómicas, vão poder também adquirir arroz carolino produzido na freguesia e outros produtos locais e regionais.
A animação fica a cargo do grupo Musical Band e do Grupo Folclórico da Ereira.

“Montemor por Moçambique” reforçou apelo solidário na Ereira
No âmbito da campanha de recolha de bens “Montemor por Moçambique”, promovida pelo município de Montemor-o-Velho, no final do almoço de sábado, dia 30 de março, o deputado da Assembleia da República de Moçambique, vice-presidente da Comissão das Relações Internacionais, Cooperação e Comunidades e porta-voz da bancada da Renamo na Assembleia da República Moçambicana, Mohamad da Costa Ali Yassine, no decorrer de um périplo pelo concelho, aproveitou o momento para agradecer a solidariedade demonstrada e reforçou: “Voltámos a Portugal porque sabemos que temos uma porta aberta e sentimos que podemos pedir sem estar envergonhados porque somos e sentimo-nos irmãos dos portugueses”.
Ao agradecer a presença do governante e por vir dar o rosto à campanha que tem como destinatário os moçambicanos, o presidente da Câmara Municipal de Montemor-o-Velho, Emílio Torrão, avançou que todos os bens doados estão a ser inventariados e deixou a garantia de que, em parceira com Mohamad da Costa Ali Yassine, “todos os bens vão ser entregues”.

Saiba mais sobre a campanha “Montemor por Moçambique” e sobre a visita de Mohamad da Costa Ali Yassine em https://www.cm-montemorvelho.pt/index.php/municipio/comunicacao/item/3028-montemor-por-mocambique-campanha-solidaria-prazo-para-entrega-de-bens-alargado e https://www.cm-montemorvelho.pt/index.php/municipio/comunicacao/item/3030-montemor-estreita-distancias-com-apoio-a-mocambique

Publicado em Notícias
sábado, 30 março 2019 17:17

1º Torneio de Sueca | Clube MotoMeãs

21h | Pátio Bar - Meãs do Campo
 
Publicado em Agenda Cultural
O deputado da Assembleia da República de Moçambique, Mohamad da Costa Ali Yassine, está em Montemor-o-Velho para agradecer, pessoalmente, a ajuda que o Município e o País está a dar a Moçambique.
“Seremos eternamente gratos pelo trabalho que estão a fazer”, afirmou o também vice-presidente da Comissão das Relações Internacionais, Cooperação e Comunidades e porta-voz da bancada da Renamo na Assembleia da República Moçambicana, ao verificar os bens que foram já recolhidos pela população de Montemor-o-Velho no âmbito da campanha de solidariedade “Montemor por Moçambique”.
“Vendo este vosso esforço, sentindo os Portugueses preocupados com Moçambique, tenho de me curvar perante vós e perante o que estão a fazer por nós”. Comovido com a ação, Yassine recordou que Moçambique “continua a chorar os mais de 700 mortos e os desalojados, para cima de 1 milhão e 800 pessoas”. “O vosso esforço será sempre reconhecido pelo nosso País”, concluiu o deputado moçambicano.
Sensibilizado pela presença de Mohamad Yassine em Montemor-o-Velho, Emílio Torrão sublinhou que “esta campanha "Montemor Por Moçambique" tem um rosto e tem um destinatário, que são as pessoas de Moçambique e é para nós uma honra termos aqui, em Montemor-o-Velho, um deputado à Assembleia da República de Moçambique que veio dar a cara junto das pessoas”. Ao recordar que a campanha solidária lançada na passada semana foi alargada por mais uma semana, “porque a adesão foi muito grande”, o presidente da Câmara Municipal de Montemor-o-Velho elogiou a generosidade e a empatia dos Montemorenses para com a população de Moçambique afetada pelo ciclone Idai que, desde 14 de março, deixou um rasto de destruição no “nosso país irmão”. “Estamos a estreitar distâncias e demonstrar, mais uma vez, que temos um coração do tamanho do mundo”, concluiu.
A campanha solidária “Montemor Por Moçambique” está ativa até dia 5 de abril, sexta-feira. Pode ajudar contribuindo com os bens considerados prioritários (alimentos de validade prolongada, produtos de higiene pessoal, medicamentos, meios de purificação de água e de abrigo e materiais de construção). Os produtos podem ser entregues no quartel dos Bombeiros Voluntários de Montemor-o-Velho, no serviço municipal de Proteção Civil de Montemor-o-Velho, nos estabelecimentos aderentes e nas juntas de freguesia do concelho.
O Município irá assegurar que todos os bens serão entregues.
Publicado em Notícias

13h | ACDS Ereira

Publicado em Agenda Cultural

Saber...