Itens filtrados por data: domingo, 09 junho 2019
domingo, 09 junho 2019 20:03

Nª Srª da Graça venerada no Tojeiro

No dia 9 de junho, a fé e a devoção saíram à rua no Tojeiro, na freguesia de Arazede, para honrar Nossa Senhora da Graça.
Após a missa, realizou-se a procissão solene pelas principais ruas da localidade, tendo sido abrilhantada pela Academia Musical Arazede e incorporado as imagens da Rainha Santa Isabel, de Nossa Senhora de Fátima e de Nossa Senhora da Graça.
O momento de louvor, presidido pelo padre João Maria, da Unidade Pastoral de Arazede, Seixo de Gatões, Liceia e Gatões, teve a participação de dezenas de fiéis, tendo contado também com a presença do vice-presidente da Câmara Municipal de Montemor-o-Velho, José Veríssimo, do presidente da Junta de Freguesia de Arazede, Eusébio Campos, e do presidente do CACTO-Centro de Assistência e Cultura do Tojeiro, Carlos Silva.
No final da procissão e já dentro da capela, o fadista Mickael Salgado encantou e emocionou os presentes com a interpretação da “Ave Maria” de Franz Schubert.
Os festejos iniciaram-se no dia 6 de junho e terminam no domingo, dia 9. À semelhança dos anos anteriores, a programação religiosa ficou sob a responsabilidade da Comissão da Capela do Tojeiro, e programa de animação ficou a cargo do CACTO.
A partir das 22h30, a banda AVR sobre ao palco, encarrando os festejos, a partir das 2h, Oskar DJ.
As entradas são livres.
Publicado em Notícias
domingo, 09 junho 2019 19:14

Casal do Raposo celebra Santo António

Entre 7 e 13 de junho, o Casal do Raposo, na União das Freguesias de Montemor-o-Velho e Gatões (UFMVG) está em festa para celebrar o seu padroeiro: Santo António. No domingo, as festividades atingiram o seu ponto alto com a missa solene a a procissão, abrilhantada pela Academia de Música de Meãs do Campo e que incorporou as imagens de Nossa Senhora de Fátima e de Santo António.
O momento solene contou coma presença do vice-presidente da Câmara Municipal de Montemor-o-Velho, José Veríssimo, e do secretário da UFMVG, António José Sérvolo.
Rui Rama, Mariana Murta, Nuno Aveiro, Mário Santos, Renato Canoso, Graça Maria Santos, José Pato, Diamantino Loureiro e Hugo Santos, elementos dos corpos sociais da Associação Cultural e Recreativa do Casal do Raposo voltaram a ser os responsáveis pela organização dos festejos.
No domingo, depois da atuação do Grupo de Dança Dancequi, às 22h, tem início o baile com Emiliano Music. Na quinta-feira, dia 13, realiza-se, às 21h, a missa em Honra de Santo António e, a partir das 22h, uma sardinhada.
 
Publicado em Notícias
No dia 9 de junho, a emoção desportiva voltou a tomar conta do Centro Náutico de Montemor-o-Velho, com a 14ª Regata Litocar - Taça Carlos Assunção, reunido mais de 500 atletas, repartidos pelas categorias de Infantis, Iniciados, Juvenis, Absolutos, Veteranos e Remo Adaptado.
A iniciativa, organizada Ginásio Clube Figueirense, está integrada no circuito da Taça de Portugal e homenageia, este ano, Carlos Assunção - remador, treinador e dirigente da modalidade.
Com palavras de reconhecimento à organização, o vice-presidente da Câmara Municipal de Montemor-o-Velho, José Veríssimo, sublinhou: “É com grande satisfação que voltamos a receber em Montemor-o-Velho uma melhores regatas nacionais e que, mais uma vez e à semelhança de anteriores edições, volta a mostrar a sua qualidade, ao acolher também equipas internacionais”.
Rute Costa, Secretária-geral do Ginásio e diretora da 14ª Regata Litocar, ao reforçar as qualidades de pista do Centro Náutico de Montemor-o-Velho, referiu: “está a ser uma regata que os clubes estão a aderir, com a presença de muitos remadores e com muita qualidade”.
“Vamos continuar a promover esta prova também porque é uma regata que antecede o campeonato nacional e todos querem remar nesta pista”, esclareceu.
A 14ª Regata Litocar - Taça Carlos Assunção contou com a participação de 19 clubes nacionais e cinco clubes espanhóis, representando um total de 442 tripulações que realizaram 32 provas em 84 mangas.
 
Publicado em Notícias

 

9h Encontro na Associação “O Sobreiro” – CCRD

10h Início da caminhada

11h Reforço

12h Almoço (sopa de legumes, grelhada mista, salada, sobremesa)

Publicado em Agenda Cultural

 

16h Missa em Honra de Santo António seguida de procissão

18h Atuação do Grupo de Dança Dancequi

22h Baile com Emiliano Music

 

13/quinta

21h Missa em Honra de Santo António

22h Sardinhada

Publicado em Agenda Cultural
entre as 9h e as 18h | Centro Náutico de Montemor-o-Velho
 
Publicado em Agenda Cultural
domingo, 09 junho 2019 14:10

II Summer Market | Portela

 
 
GCAP – Grupo Cénico e Amador da Portela
 
 
 
11h Abertura do recinto da feira
11h30 Hora do Conto – A Bela e o Monstro
16h Hora do Conto – Hansel e Gretel
18h Hora do Conto – A Branca de neve e os Sete Anões
18h Mágico Goldrak El Mago
20h Fecho do Recinto da Feira
 

 

Publicado em Agenda Cultural

No dia 9 de junho, caminhou-se pelo coração, pelo terceiro ano consecutivo, nos Resgatados, na freguesia de Arazede. A 3ª Caminhada pelo Coração d’O Sobreiro - Centro de Cultura, Recreio e Desporto reuniu mais de 150 participantes.
A adesão surpreendeu a presidente da direção, Sara Simões, que apontou, como razões possíveis do sucesso da iniciativa, “uma melhor divulgação do evento” e o facto de serem uma nova direção. “Queremos que continuem a participar nos nossos eventos, estamos à vossa espera n’O Sobreiro. Durante o percurso, tenham cuidado ao fazer os atravessamentos na via pública”, reforçou na sessão de boas-vindas aos participantes.
Antes período de aquecimento, dinamizado por João Ereiro, e do início da caminhada de 10 km, o vice-presidente da Câmara Municipal de Montemor-o-Velho, José Veríssimo, reiterou “os votos de muito sucesso à nova direção d’O Sobreiro” e desejou que “o evento seja mais um momento de festa e que incentive a associação a continuar a prestar um serviço de grande qualidade à comunidade, promovendo, ao mesmo tempo, o concelho e as suas potencialidades”.
De igual modo, o presidente da Junta de Freguesia de Arazede, Eusébio Campos, referiu: “Estas iniciativas são importantes também para mostrar que o tecido associativo da nossa freguesia está ativo e que é capaz de organizar eventos que promovem Arazede e o concelho”.
Para a história da Caminhada pelo Coração d’O Sobreiro fica também a participação de Amadeu Jesus, com 86 anos, e da sua burra “Chica”, com a carroça devidamente enfeitada, que assistiram à partida dos caminheiros e marcaram presença no animado almoço de convívio.

As fotografias do percurso da caminhada e do almoço foram gentilmente cedidas pel'O Sobreiro - Centro de Cultura, Recreio e Desporto.

Publicado em Notícias

No dia 8 de junho, um mar de gente encheu o adro da Igreja de Santo Estêvão, em Pereira, para saborear as 10 sopas sabiamente cozinhadas pelos bairros da freguesia. A 3ª edição do Festival das Sopas do Bairro, a cargo da Paróquia de Pereira, voltou a superar as edições anteriores e a ser um festim de sabores.
Sem mãos a medir, a comissão composta por Raquel Monteiro, Catarina Ferreira, Henrique Vaz, Filipe Rodrigues, Fernanda Peralta, Hélia Pereira, Pedro Pereira e Andreia Pereira, iam dando resposta a todas as solicitações, com a certeza de que o trabalho feito em prol da Paróquia de Santo Estêvão vai tornar mais real o principal objetivo: o arranjo do altar de S. Sebastião. “Está literalmente a cair”, evidenciou, Raquel Monteiro, da organização.
Ao destacar “o empenho, a generosidade e criatividade de todos os bairros” na decoração dos seus espaços, reforçou: “Estamos muitos contentes com adesão à iniciativa. Foram mais de 1000 participantes nesta edição”.
O vice-presidente da Câmara Municipal de Montemor-o-Velho, José Veríssimo, na companhia da adjunta Delmina Leitão, do presidente da Junta de Freguesia de Pereira, António Ferreira, e da secretária da Junta de Freguesia, Clara Nunes, aproveitou o momento deixar palavras de elogio à Paróquia de Santo Estêvão, à organização, aos bairros participantes e a todos que, a cada edição, “contribuem para que o Festival das Sopas do Bairro se supere”.
Para José Veríssimo, “Este é um evento que está a conquistar o seu espaço na programação anual da freguesia, sendo um bonito exemplo de cidadania e criatividade”.
Colchas, utensílios domésticos, bordados, desenhos ou apontamentos poéticos (presentes no espaço do bairro Quinta de S. Luiz – “Os Bairros de Pereira uniram-se / para a igreja ajudar / sopas maravilhosas fizeram / que orgulho aqui morar”) foram algumas das novidades apresentadas pelos bairros e que deram um colorido ainda mais especial à festa.
À semelhança das anteriores edições e no âmbito de uma competição saudável, os participantes foram desafiados a votar na sua sopa preferida preparada pelos diversos bairros de Pereira – Cabecinhos (Sopa de Ervilhas), Montes de Cima (Sopa à Lavrador), Senhora do Pranto (Sopa de Grão), Torre (Sopa de Feijão Verde), Santa Rita (Canja), Tojal (Sopa de Peixe), Quinta D. Teodora (Sopa da Pedra), Quinta de S. Luiz (Sopa de Legumes) Casal Minhoto e Casais Velhos (Caldo Verde) e Bairro Vale d’Água (Sopa de Almeirões).
Confirmando o adágio popular “não há duas sem três”, a Quinta D. Teodora, vencedora desde a primeira edição, recebeu a preferência dos 550 votantes que escolheram a Sopa da Pedra como a mais saborosa da edição de 2019 do Festival das Sopas do Bairro.
A par da animação infantil, com insuflável e pinturas faciais, a iniciativa contou com a animação musical do duo "Real Ritmo".

 
Publicado em Notícias
domingo, 09 junho 2019 13:37

Portela é “Onde o talento tem lugar”

Nos dias 8 e 9 de junho, a Portela, na freguesia de Tentúgal, é “Onde o talento tem lugar” para se mostrar e surpreender. O lema adotado para o Summer Market – Feira de Artesanato continua a fazer sentido e, ao longo do fim de semana, mais de 45 expositores participam na 2ª edição do certame de artesanato e prometem continuar a surpreender os visitantes no espaço exterior do GCAP – Grupo Cénico e Amador da Portela.
Promovida pelo Grupo Cénico e Amador da Portela (GCAP), com a colaboração de Daniela Lourenço, da Choose, “a iniciativa volta a ser uma monstra de divulgação dos artesãos da nossa freguesia, do nosso concelho e de diversos pontos do país”. Visivelmente satisfeita “com a adesão demonstrada”, Daniela Lourenço, lembrou ainda que “a edição de 2019 volta a dar destaque à solidariedade e, este ano, as verbas recolhidas na quermesse são para ajudar as terapias de reabilitação da Beatriz, uma menina da nossa freguesia”.
O vice-presidente da Câmara Municipal de Montemor-o-Velho, José Veríssimo, na companhia de Célia Craveiro, 2º secretária da mesa da Assembleia Municipal, de elementos do executivo da Junta de Freguesia de Tentúgal – Raul Leitão, presidente, e Ivo Romeu, tesoureiro - e de Carlos Cabido, presidente do GCAP, deu os parabéns ao GCAP e a Daniela Lourenço “por continuarem a dar visibilidade ao saberes tradicionais, aos artesãos e, aos mesmo tempo, abrirem espaço para a inovação, contribuindo, deste modo, também para a promoção da freguesia e do concelho”.
A abertura do II Summer Market – Feira de Artesanato ficou ainda marcada pela apresentação do novo bar exterior do GCAP.
Ao longo do fim de semana, a animação vai ser uma constante, não faltando um programa de animação e atividades para as crianças.
A entrada é livre.

Programa | II Summer Market – Feira de Artesanato | Portela – Tentúgal
8 e 9 de junho | GCAP – Grupo Cénico e Amador da Portela

8/sábado
15h Sessão de Abertura da Feira de Artesanato
16h30 Hora do Conto – O Patinho Feio
17h39 Hora do Conto – O Gato das Botas
18h Grupo de Concertinas Águias do Mondego
19h30 Hora do Conto – João e o Pé de Feijão
23h Karaoke com Dj El Salvador
24h Fecho do recinto da feira
Dj El Salvador

9/domingo
11h Abertura do recinto da feira
11h30 Hora do Conto – A Bela e o Monstro
16h Hora do Conto – Hansel e Gretel
18h Hora do Conto – A Branca de neve e os Sete Anões
18h Mágico Goldrak El Mago
20h Fecho do Recinto da Feira

Publicado em Notícias
Pág. 1 de 2

Saber...