Itens filtrados por data: sábado, 13 julho 2019

A 2ª edição do Acampamento da Juventude continua a toda a velocidade no Centro Náutico de Montemor-o-Velho com os cerca de cerca de 80 participantes, com idades entre os 12 e os 20 anos, a mostrarem toda a sua energia, criatividade e animação.
A iniciativa termina no domingo, dia 14 de julho, mas a poucas horas do encerramento, o presidente da Câmara Municipal de Montemor-o-Velho, Emílio Torrão, acompanhado da chefe do gabinete Diana Andrade e da adjunta Delmina Leitão, no dia 13 de julho, foi perentório: “Está um ambiente fantástico no Centro Náutico. Ainda não terminou, mas já se pode considerar que o evento é um sucesso e reforça o espírito concelhio dos jovens”.
Ao relembrar “que se pretendeu também dar a conhecer a infraestrutura desportiva aos mais jovens”, o edil montemorense, no decorrer da atividade da construção de jangadas, esteve à conversa com os participantes, ajudo-os a ultrapassar algumas dificuldades técnicas na construção das embarcações e frisou: “O Centro Náutico, cada vez mais, tem que ser partilhado com a comunidade”.
“Conseguimos manter estes jovens, alegres e motivados, com uma iniciativa com a qual podem construir novas amizades. O espírito dos jovens é o melhor e isso deixa-me muito satisfeito”, concluiu.
Durante o almoço, espírito democrático esteve em evidência e os jovens foram desafiados a escolher a localização do próximo acampamento da juventude e a apresentar sugestões de atividades.
Por maioria, o Centro Náutico voltou a merecer a preferência dos participantes. Paintball, polo aquático e um slide no Castelo foram algumas das sugestões apresentadas.
A edição de 2019 realiza-se entre 11 e 14 de julho. Stand up paddle, yoga, elaboração de armadilhas para capturar vespas asiáticas, construção e corrida de jangadas e atividades radicais são algumas das atividades da 2ª edição do acampamento da juventude.

Publicado em Notícias
sábado, 13 julho 2019 16:16

O Fado Vadio vagueia pelo Jardim

22h | 29º aniversário da Elevação a Vila | Parque Nossa Senhora das Dores | Carapinheira

Guitarra – Carlos Ligeiro
Viola – Tiago Cordeiro

Participação aberta a todos os que queiram cantar o fado.
Entrada Gratuita

Nota: em caso de mau tempo o espetáculo será no Pavilhão Multiusos

Publicado em Agenda Cultural

10h30 | Parque de Nossa Senhora das Dores | Carapinheira

Apresentação das funcionalidades das máquinas de fitness

Publicado em Agenda Cultural
sábado, 13 julho 2019 16:15

Sub12/Citemor

“O Contador de Histórias, dos serões comunitários aos palcos de teatro” | colóquio | 13 de Julho | 11h00 | Teatro Esther de Carvalho

 

No âmbito do programa Sub-12 do Festival Citemor, António Fontinha e José Craveiro desenvolveram um projeto denominado “As vozes do Craveiro” durante uma residência artística que decorreu no último ano.

Publicado em Agenda Cultural

 

13/sábado

16h Futebol de Rua, na Rua da Barca

17h Aula de Zumba, promovida pelo ginásio Mor(e)Fit

18h Futebol de 11 – Solteiros e Casados no Campo das Lages

20h30 Jantar convívio

22h30 Baile abrilhantado pelo artista barquense Nelson Cabral

24h Encerramento do 1º dia

 

14/domingo

12h Missa Campal
13h Almoço convívio de rua com todos os barquenses, amigos, convidados e forasteiros
14h Animação de Rua com jogos tradicionais ao longo da tarde
15h Atuação do grupo de dança “DanceQui”
16h Homenagem aos barqueasses nascidos entre julho de 2018 e julho de 2019
17h Leilão do Galo
17h30 Desfila da Marcha Popular da Centro Social Paroquial da Carapinheira
18h Atuação do Grupo de Cantares do Casal Novo do Rio – Barca
19h Continuação da festa com música ambiente

Publicado em Agenda Cultural

No dia 13 de julho, a Carapinheira começou o dia da comemoração do 29º aniversário de elevação a Vila com desporto e convívio. O Parque Desportivo Nossa Senhora das Dores – Outdoor Fitness Park foi inaugurado e vem reforçar a oferta daquele espaço nobre da Carapinheira, dando resposta “ao anseio da população que há muito tempo pedia este equipamento”, explicou o presidente da Junta de Freguesia da Carapinheira.
Com um investimento de cerca de cinco mil euros, Victor Monteiro referiu: “Este parque vem valorizar o espaço que é um cartão de visita freguesia. Foi estrategicamente colocado junto ao parque infantil para que os avós e os pais possam fazer exercício enquanto os mais novos brincam no parque”.
Na sessão de inauguração do Parque Desportivo Nossa Senhora das Dores, o presidente da Câmara Municipal de Montemor-o-Velho, Emílio Torrão, acompanhado da chefe do gabinete Diana Andrade, ao reconhecer “a dinâmica que o Victor e a sua equipa têm imprimido na freguesia”, saudou “a boa ideia da Junta de Freguesia”, mostrando “a vontade em proporcionar aos seus fregueses mais uma possibilidade para praticar exercício físico”.
“As nossas parcerias funcionam, são produtivas e queremos aprofundar mais a relação entre a Câmara Municipal e a Junta de Freguesia”, reforçou.
Após o descerramento da placa, decorreu uma visita aos equipamentos, com os participantes que frequentam as aulas de gerontomotricidade a experimentarem, em primeira mão e sob orientação da professora Mónica Silva, os seis equipamentos.
O espetáculo de encerramento da Escola de Música da Carapinheira, nas Piscinas de Lazer da Carapinheira, e o espetáculo “O Fado Vadio Vagueia pelo Jardim”, dinamizado pelo Rancho Folclórico da Carapinheira, completam a comemoração do 29º aniversário de elevação da Carapinheira a Vila.

Publicado em Notícias

As Festas em Honra da Nossa Senhora do Carmo, em Tentúgal, já começaram e, no dia 12 de julho, o arranque oficial das festividades começou com o Concurso Vestidos de Chita.
Com muito público presente, a criatividade e a alegria tomaram conta do Largo do Rossio, num serão repleto de confraternização.
O concurso, dinamizado pela comissão de festas de 2019 – António Moreira, Carlos Faria, Carlos Tubarão, Humberto Garrote, Luís Melo, Inês Baptista, Salomé Monteiro, Camila Moreira, Mariana Girão e Maria Moreira –, “contou com a organização e a ajuda de muitas pessoas da terra”, explicou o mordomo Luís Melo.
O elevado número de participantes, levou a organização a preparar os concursos Minivestido de Chita, com 14 concorrentes, com idades até aos 12 anos, e Vestido de Chita, com 11 concorrentes, com mais de 12 anos.
O júri constituído por Emília Gaspar, Leonor Nunes, Sandra Mendes, Paula Silva e Elisabete Branco teve a tarefa difícil de avaliar a explosão de criatividade que tomou conta da passerelle, tendo até decido criar um prémio extra: o prémio gastronomia que foi entregue a Joana Peralta, de Pereira, que usou uma criação da modista pereirense Gracinda Marques.
Inês Baptista recebeu o prémio simpatia e os três primeiros lugares foram ocupados, respetivamente, por Mariana Girão, Maria Moreira e Ana Margarida Lopes.
No concurso Minivestido de Chita, o prémio simpatia foi entregue a Mareike Joris. Margarida Monteiro ficou em 1º lugar, seguindo-se Leonor Moreira (2º lugar) e Ana Marta Carnaz (3º).
O vereador Décio Matias, marcou presença na iniciativa, aproveitou o momento para “dar os parabéns a todos participantes e todos os que contribuíram para o sucesso do Concurso Vestido de Chita”, desejou “os maiores sucessos à comissão de festas de 2019”. No final da iniciativa, na companhia de representantes de diversas entidades e amigos de Tentúgal, convidou todos a votarem nos doces do concelho concorrentes às 7 Maravilhas Doces de Portugal, em particular o Pastel de Tentúgal.
“Chegou a hora de agradecer esta herança que as freiras do convento nos deixaram. Tentúgal é rico, tem história e tem o melhor doce do mundo”, reforçou o contador de histórias José Craveiro.
As Festas em Honra da Nossa Senhora do Carmo decorrem até dia 17 de julho e atingem o seu ponto alto, na próxima terça-feira, dia 16, às 17h30, com missa cantada, sermão e a procissão de louvor.

Publicado em Notícias

Saber...