Itens filtrados por data: domingo, 28 julho 2019
“O concelho de Montemor-o-Velho, a Ereira e o Grupo Folclórico da ACDS Ereira sabem receber muito bem e têm muito para mostrar a quem nos visita”. As palavras são do vereador Décio Matias e foram proferidas, no castelo de Montemor-o-Velho, na sessão de boas-vindas aos grupos participantes do FolcloEreira 2019 | 36º Festival de Folclore do Baixo Mondego.
Com palavras de reconhecimento “ao excelente trabalho” desenvolvido pela formação anfitriã, Décio Matias, desejou que “todos possam sair mais enriquecidos com a iniciativa que faz o elogio ao folclore e à etnografia, mostrando que Portugal é magnífico”. Na ocasião, o vereador aproveitou também para visitar a II Feira de Produtos Endógenos, Sabores & Ofícios Tradicionais do concelho de Montemor-o-Velho.
No arranque do momento festivo que adoçou a boca às centenas de folcloristas presentes, com o já tradicional momento gastronómico de prova do Pastel de Tentúgal, Fernando Curto, presidente do Grupo Folclórico da ACDS Ereira, referiu: “Apesar dos recentes acontecimentos que nos fizeram equacionar a realização do festival, é com muito gosto que vos recebemos e esperamos que tenham vontade de regressar a este magnífico Castelo, à nossa freguesia e ao nosso concelho”.
A tarde de folclore, que decorreu junto ao Esteiro da Ereira, começou com um minuto de silêncio em memória de Deolinda Claro.
Para o presidente da Junta de Freguesia da Ereira, Vasco Martins, “somos uma freguesia pequena e, apesar do momento difícil, este é um evento que é importante para a freguesia e para o concelho, representando o envolvimento e a dedicação de muitos. Esperamos conseguir corresponder às expetativas de todos aqueles que nos visitam e seja uma tarde que honre a nossa cultura e celebre as nossas tradições”.
Pelo palco do FolcoEreira 2019 passaram o Grupo Folclórico da ACDS Ereira, o Rancho Etnográfico de Idanha-a-Nova, o Grupo Danças e Cantares de Barcelos, o Rancho das Lavradeiras da Trofa e o Rancho Folclórico e Etnográfico de Vale de Açores, encantando o muito público presente.
 
Publicado em Notícias

No dia 28 de julho, o 5º Passeio de Motorizadas e Motas Antigas do Clube MotoMeãs tomou conta das Meãs do Campo e os cerca de 450 participantes fizeram questão de exibir as suas máquinas num animado desfile pelo concelho. Foram 55 km em que os participantes exibiram as suas relíquias de duas rodas, não deixando ninguém indiferente à sua passagem.
Antes bênção, realizada pelo pároco Lucas Pio, o presidente da Junta de Freguesia de Meãs do Campo, Paulo Rama, deu as boas-vindas aos participantes e deixou palavras de elogio à organização.
Ao lembrar a importância de “cumprir as regras de trânsito”, o vereador Décio Matias sublinhou que “a iniciativa é um passeio e não uma competição”. Na ocasião, ao reiterar “o apoio municipal a um evento que tem crescido a cada edição”, destacou ainda “o exemplo da capacidade organizativa do MotoMeãs, da Junta de Freguesia e de todos que colaboram no evento”.
Apesar dos contratempos provocados pela tempestade Leslie que obrigou a organização “a um maior investimento em material e de mão-de-obra para receber os participantes nas melhores condições possíveis”, Hugo Ferreira, da MotoMeãs, estava “muito feliz” com a adesão ao passeio. “A nossa maior preocupação é receber bem quem nos visita para que sintam vontade de regressar na próxima edição e que queiram trazer ainda mais amigos”.
“Vermos este elevado nível de participação faz com que todo o trabalho e esforço tenham valido a pena”, reforçou.
Após o passeio que contou com uma paragem para abastecimento no Parque de Merendas de Montemor-o-Velho, a iniciativa continuou com um almoço convívio no campo de futebol de Meãs do Campo e um programa de animação que decorreu durante a tarde.

Publicado em Notícias
domingo, 28 julho 2019 17:07

Dia dos Avós | Carapinheira

13h | Almoço Comemorativo | Centro Social Paroquial da Carapinheira

Publicado em Agenda Cultural

 aos sábados e domingos | 11h -18h30 | Castelo de Montemor-o-Velho

Publicado em Agenda Cultural

8h30 Receção no Campo de Futebol

9h Pequeno-almoço

10h Bênção e Saída

11h15 Reforço

13h Almoço

15h Atividades

17h Garraiada

 

Publicado em Agenda Cultural
 
 
20 e 21 de julho > Veteranos, Seniores, Juniores
27 e 28 de julho > Cadetes, Iniciados, Infantis
 
Mais informações em www.fpcanoagem.pt
 
Org.> Federação Portuguesa de Canoagem
Publicado em Agenda Cultural
 
 
20 e 21 de julho > Veteranos, Seniores, Juniores
27 e 28 de julho > Cadetes, Iniciados, Infantis
 
Mais informações em www.fpcanoagem.pt
 
Org.> Federação Portuguesa de Canoagem
Publicado em Agenda Desporto
domingo, 28 julho 2019 00:41

S. Tomé celebrado na Carapinheira

No dia 27 de julho, a Romaria a S. Tomé voltou a cumprir-se na Carapinheira. Pela mão do Rancho Folclórico da Carapinheira (RFC), o serão cultural deu continuidade à tradição e reuniu muitos convivas.
Depois da missa, junto à Capela de S. Tomé, e da bênção dos animais, a animação continuou com as marchas populares do Centro Social Paroquial da Carapinheira e com um arraial popular conduzido por Quim Martinho.
“A cultura é a génese da nossa construção enquanto sociedade, por isso deixo um agradecimento muito especial ao RFC e a todos aqueles que mantêm esta chama viva, apresentando às gerações mais novas as vivências dos seus familiares e da comunidade”, avançou o vereador Décio Matias.
De igual modo, o presidente da Junta de Freguesia da Carapinheira, Victor Monteiro, referiu: “É sempre com muita alegria que recebemos esta festividade em Honra de S. Tomé. É um momento que reúne várias gerações e que, por isso, contribui também para manter viva a memória coletiva”.
No momento, o vereador Décio Matias deixou ainda palavras de reconhecimento ao pároco Francisco de Morais Silva pelo trabalho desenvolvido e as maiores felicidades para as novas funções. O religioso foi nomeado vigário paroquial da Igreja de S. José e de S. João Baptista, em Coimbra.
À semelhança das edições anteriores, Vítor Travassos, presidente da direção do RFC, referiu que “o evento é também uma forma de angariar verbas de apoio à atividade regular do grupo” e congratulou-se “pela presença de todos na vivência da romaria a S. Tomé”.
Ao longo do serão, a organização teve também disponível o sempre pitoresco “serviço de tasca” e um espaço de venda de doces tradicionais, não faltando o sempre apetitoso arroz doce.
No domingo, dia 28 de julho, a animação regressa à Carapinheira, no Centro Social Paroquial da Carapinheira, com a comemoração do Dia dos Avós.

Publicado em Notícias

Saber...