Itens filtrados por data: terça, 03 março 2020
Há muito que Tentúgal brinda o mundo com o sabor feito tradição dos famosos Pasteis de Tentúgal, contribuindo para a projeção a freguesia e o concelho de Montemor-o-Velho.
Com uma vasta história e um património edificado digno de nota, a Vila quer continuar a mostrar as suas riquezas e, por isso, vai candidatar-se às 7 Maravilhas da Cultura Popular com a “Procissão dos Candeeiros" e com três "Cantigas de Tentúgal".
Com a colaboração da Santa Casa da Misericórdia, da Comissão Fabriqueira da Igreja, da Casa do Povo, e da Junta de Freguesia, a candidatura às categorias "Procissões e Romarias” e "Músicas e Danças", desenvolvida pela Associação Corvo e Pinho de Tentúgal, em parceria com a Aposénior III, quer “preservar o património material e imaterial de Tentúgal, aproveitando as recordações que ainda permanecem na memória dos mais antigos”, conforme referiu Sandra Mendes, presidente da jovem associação jovem associação criada em 2018.
De acordo com Associação Corvo e Pinho de Tentúgal, “a Procissão dos Candeeiros de Tentúgal realiza-se no sábado anterior ao 5.º domingo da Quaresma e, na memória dos mais antigos, remonta a meados do século XIV, quando a peste assolava toda a Península Ibérica, com particular incidência nesta região, e se faziam votos e promessas para o afastamento, o alívio ou a cura da doença”.
Com uma forte participação popular, a sentida manifestação de fé constitui-se também como um momento de rara beleza que não deixa ninguém indiferente.
Em 2020 e integrada nas celebrações quaresmais, a Procissão dos Candeeiros de Tentúgal sai à rua no dia 28 de março.
Publicado em Notícias
20h | Homenagem ao Profissional - Guarda da Passagem de Nível | 20h | Quinta do Outeiro | Tentúgal
 
Publicado em Agenda Cultural

Saber...