POPH

Plano Local de Promoção da Acessibilidade (PLPA)
O PLPA consiste na elaboração de medidas de planeamento estratégico e físico à sede de concelho, incorporando o espaço urbano de maior densidade residencial, os principais equipamentos públicos, rede de transportes e a maior multiplicidade de modos de comunicação, emprego e conhecimento.

Este plano deteta problemas, propõe as soluções, prioriza ações, define orçamentos, envolve atores, promove conhecimento, integra os agentes alvos, cria um modelo temático de governância, antecipa o futuro nas escolas, estimula a participação pública. É simultaneamente um plano e um processo. Um plano porque enquadra medidas estratégicas e releva ações estruturantes de forma a tornar eficientes as intervenções e um processo porque envolve populações, associações e munícipes alvo.

Este projeto foi submetido a candidatura à tipologia 6.5 - Acções de Investigação, Sensibilização e Promoção de Boas Práticas do Programa Operacional Temático Potencial Humano, tendo sido aprovado em Novembro de 2010.

O montante de investimento candidatado foi de 165.600€, dos quais foi aprovada uma comparticipação comunitária de 118.652,40€.

No decorrer de 2012 foi ajustado o montante de investimento e respetiva comparticipação para 78.083,29 e 55.946,67, respetivamente.

Qualificação dos Profissionais da Administração Pública Local
O projeto visa adaptar a autarquia aos novos requisitos e garantir a gestão equilibrada dos recursos sobre as ineficiências para reduzir custos e sobre o controlo interno e auditoria para sustentar os ganhos obtidos. Promoverá a excelência em gestão, através de técnicas e ferramentas de gestão, partindo da definição da estratégia, num processo assente na liderança, atuando na gestão das pessoas, dos meios e recursos disponíveis, das parcerias e dos processos e métodos de trabalho, para obter melhores resultados com menos recursos. Dinamizará a mobilidade interna para que os colaboradores possam assumir novas responsabilidades, devidamente preparados e integrados.

Saber...