Arquivo histórico

O Arquivo Municipal de Montemor-o-Velho compreende e unifica numa só estrutura o âmbito, funções e objectivos específicos do Arquivo Geral, Arquivo Intermédio e do Arquivo Histórico do Município, sendo, por isso, constituído pela documentação de natureza administrativa e histórica procedente dos diferentes serviços municipais, instituições extintas e fundos documentais que venham a ser incorporados provenientes de quaisquer pessoas singulares ou colectivas. Tem regulamento próprio.


Normas de funcionamento, de acordo com o estipulado no regulamento:

1. A admissão à consulta é facultada a todos os nacionais e estrangeiros, maiores de 18 anos, podendo, em casos excepcionais e com autorização do responsável do Arquivo, ser admitida a menores de 18 anos.

2. A admissão será antecedida pelo preenchimento obrigatório de uma ficha de leitor, sem quaisquer omissões, e à exibição dos seguintes documentos:

a) cartão de leitor de uso pessoal e intransmissível, devidamente autenticado e actualizado pelos serviços, cuja apresentação é obrigatória para consultas no Arquivo Municipal de Montemor-o-Velho;

b) ficha de consulta diária a preencher pelo leitor, por cada caixa ou maço de documentos e até a um máximo de 3 impressos simultâneos a consulta geral. Esta ficha constará de um original para posse do leitor, uma cópia para circulação nos serviços do Arquivo Municipal e uma segunda cópia para efeitos de estatística.

3. Todos os indivíduos indicados no n.º 1 têm também acesso à consulta de espécies microfilmadas, com recurso às obras complementares de apoio.

4. Toda e qualquer consulta será efectuada em instalação própria do Arquivo Municipal, salvo as excepções previstas no presente Regulamento, quanto a empréstimos autorizados aos serviços produtores e a requisições da Assembleia Municipal, da Presidência e Vereação, tribunais e outras entidades a quem seja reconhecido esse direito.

5. É expressamente proibido pelos utilizadores:

a) praticar quaisquer actos que perturbem, em toda a área do Arquivo Municipal, o normal funcionamento dos serviços e dos funcionários;

b) fazer sair das instalações a tal destinadas, qualquer documento sem expressa autorização dos responsáveis do Arquivo Municipal;

c) entrar na sala de consulta e seus acessos transportando malas, capas ou conjuntos de documentos que não sejam avulsos;

d) decalcar, sublinhar, riscar, escrever ou por qualquer outro modo danificar os documentos históricos consultados;

e) fumar ou fazer lume fora das áreas expressamente indicadas para fumadores;

f) reproduzir qualquer documento fora do espaço específico do Arquivo Municipal.

6. O utente que violar o disposto no artigo anterior poderá ser convidado a abandonar as instalações do Arquivo Municipal de Montemor-o-Velho, sem prejuízo do recurso às entidades policiais competentes e às sanções legais ao caso aplicáveis.

 

Horário de funcionamento:

2ª a 6ª feira das 9:00 às 17:30, sem interrupção para almoço.

 

Serviços disponíveis:

- consulta de documentação;
- consulta de Diários da República;
- buscas de informação;
- fotocópias
- empréstimo de documentação para exposições, mediante os procedimentos especificados nas Normas de Empréstimo para Exposições, que constam do Regulamento.

 

Contactos:

Rua Conselheiro D. João de Alarcão
Telefone: 239687317

Saber...