Controlo da Vespa Velutina ou Vespa Asiática

Controlo da Vespa Velutina ou Vespa Asiática

Originária da Ásia, esta é uma espécie não indígena, predadora da abelha europeia. Sendo um predador agressivo de insetos (um exemplar pode matar mais de 30 abelhas por minuto), o principal impacto desta espécie reflete-se na apicultura, com destruição de colmeias, e no efeito indireto para a produção agrícola. Quando perturbada, a vespa velutina pode representar um risco para as pessoas, devido à sua picada. Perante uma ameaça ou vibração no ninho, reage de forma bastante agressiva, podendo o grupo perseguir a fonte da ameaça durante cerca de 500 metros. A vespa velutina não é fonte de transmissão de nenhuma…
Aviso | Período Crítico de Incêndios Florestais até 30 de setembro

Aviso | Período Crítico de Incêndios Florestais até 30 de setembro

De acordo com o Decreto-Lei 124/2006, de 28 de junho, na sua atual redação, está a decorrer o período crítico de incêndios florestais do Sistema de Defesa da Floresta Contra Incêndios. Até 30 de setembro, saiba que: É proibido fazer queimadas. É proibido fazer queimas de matos e sobrantes florestais amontoados. É proibida a utilização de fogareiros e grelhadores em todo o espaço rural, exceto fora das zonas críticas, nos locais autorizados. É proibido o lançamento de balões com mecha acesa ou foguetes. O uso de fogo-de-artifício só é permitido com autorização da Câmara Municipal. É proibida a fumigação ou…
ANPC adverte para situações de tentativa de burla

ANPC adverte para situações de tentativa de burla

O Serviço Municipal de Proteção Civil de Montemor-o-Velho, indica que “A Autoridade Nacional de Proteção Civil adverte os cidadãos para a eventualidade de poderem ser abordados por estranhos que, agindo de má-fé́ e fazendo-se passar por elementos da proteção civil, visem burlar os desprevenidos, fazendo-os crer na existência de coimas em seu nome devidas pelo incumprimento das obrigações legais de limpeza dos terrenos florestais de que são proprietários.A ANPC teve conhecimento de uma situação ocorrida no distrito de Viana do Castelo, em que o burlão em causa demandou um cidadão para que este fizesse o pagamento do valor de uma…
AVISO | Circulação condicionada na Ex-EN111

AVISO | Circulação condicionada na Ex-EN111

A circulação automóvel vai estar condicionada na ex-EN 111, durante duas semanas, devido a trabalhos de corte preventivo de árvores. A perturbação no trânsito vai ocorrer na zona de Tentúgal, entre o limite do concelho com Coimbra e as bombas da Alves Bandeira, em ambos os sentidos. O abate das árvores localizadas junto à via trata-se de um procedimento preventivo dadas as condições do estado fitossanitário das árvores bem como da sua projeção e inclinação sobre a via que constituem um potencial perigo para a circulação rodoviária naquela importante via. Esta ação está a ser coordenada em conjunto com o…
Aviso | Precipitação, Vento e Agitação Marítima

Aviso | Precipitação, Vento e Agitação Marítima

O Serviço Municipal de Proteção Civil, no âmbito do aviso à população da Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC), indica que se prevê "para os próximos dias um agravamento das condições meteorológicas, nomeadamente precipitação forte, trovoada, intensificação do vento com possibilidade de registo de fenómenos extremos, e agravamento da agitação marítima em toda a costa: Precipitação forte e persistente em todo o território a partir da próxima madrugada e previsivelmente até domingo (11 mar), em especial no Minho e Douro Litoral, podendo abranger também os distritos de Vila Real, Viseu e Aveiro. Os valores acumulados podem atingir os 40-60 mm/12…

Saber...