Aviso | Perigo de incêndio rural

Aviso | Perigo de incêndio rural

Esta terça e quarta-feira, dias 26 e 27 de março, há um agravamento do perigo de incêndio devido às condições meteorológicas adversas expectáveis.Prevê-se que a temperatura máxima continue com valores acima do habitual para esta época do ano, os níveis de humidade relativa do ar são inferiores a 35%, com fraca recuperação durante a noite, e o vento sopra moderado a forte, condições favoráveis à rápida propagação de incêndios rurais. Durante estes dias está interdito qualquer uso do fogo, pelo que todos os procedimentos de comunicação de uso do fogo não serão autorizados neste período. Recordamos que é necessário e…
AVISO | Tempo seco, perigo de incêndio rural

AVISO | Tempo seco, perigo de incêndio rural

As previsões meteorológicas para os próximos dias apontam para um aumento do índice de risco de incêndio entre amanhã e terça-feira, com condições favoráveis à rápida propagação de incêndios rurais. Prevê-se uma subida gradual da temperatura máxima, com valores acima do habitual para esta época do ano, níveis de humidade relativa do ar inferiores a 35%, com fraca recuperação durante a noite, e vento moderado a forte. Recordamos que é necessário e fundamental adequar os comportamentos e atitudes face à situação de perigo de incêndio rural, adotando as medidas de prevenção e precaução na utilização do fogo em espaços rurais…
Aviso | Precipitação e Vento

Aviso | Precipitação e Vento

Aviso | Precipitação e Vento O Serviço Municipal de Proteção Civil de Montemor-o-Velho, no âmbito do aviso à população da Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC), de 4 de março, indica que se prevê "para as próximas 48 horas, um agravamento das condições meteorológicas, salientando-se: Períodos de chuva por vezes forte (entre 10 e 20 mm numa hora) e persistente (entre 30 e 40 mm em seis horas) nas regiões do Norte e do Centro, passando a aguaceiros, que poderão ser fortes, de granizo e acompanhados de trovoada, entre o início da tarde de amanhã e o final da manhã…
Câmara e GNR promovem sessões de esclarecimento sobre a gestão de combustíveis

Câmara e GNR promovem sessões de esclarecimento sobre a gestão de combustíveis

A Câmara Municipal de Montemor-o-Velho, através do Serviço Municipal de Proteção Civil (SMPC), e o Núcleo de Proteção Ambiental da GNR do Destacamento Territorial de Montemor-o-Velho, em parceria com as Juntas e Uniões de Freguesia, encontram-se a realizar sessões de esclarecimento sobre a gestão das faixas de combustível e os critérios de limpeza de terrenos em espaços rurais. As ações de sensibilização já decorreram em Liceia (8 de fevereiro), Seixo (20 de fevereiro), Tentúgal (23 de fevereiro), Carapinheira (24 de fevereiro). As próximas freguesias e uniões de freguesia a acolherem estas ações são: Abrunheira, Verride e Vila Nova da Barca…
Queimas e Queimadas | Novas medidas | Saiba tudo

Queimas e Queimadas | Novas medidas | Saiba tudo

Os incêndios florestais são processos de fogo descontrolados que se propagam em áreas ocupadas por florestas, matos e culturas agrícolas. Constituem uma fonte de perigo para as pessoas, e bens, além de provocarem elevados danos ambientais. Por vezes estes incêndios têm origem em queimas e queimadas não prevenidas. De acordo com o Decreto-Lei 14/2019, de 21 de janeiro, existem novas regras para a execução de queimas e queimadas. QUEIMAS (queima de resíduos vegetais cortados e amontoados) O que é uma queima? É o uso do fogo para eliminação de sobrantes de exploração florestal ou agrícola, cortados e amontoados. Quando posso…

Saber...