GTF - Caça, Pesca e Áreas Protegidas

O Município apresenta três tipos de regime de caça no seu território, classificados de Associativa (Zonas de caça Associativa), Municipal (Zonas de Caça Municipal) e Turística (Zona Caça Turística).
A caça é uma ferramenta de gestão do território, contribuindo de forma positiva pela presença de guardas de caça ou outros agentes gestores dos territórios em causa. Deste modo temos o concelho bem ordenado do ponto de vista cinegético.

 

O concelho tem atualmente uma Conceção de Pesca.

 

Áreas Protegidas e Rede Natura 2000
O Município apresenta duas áreas protegida classificadas, a Reserva Natural do Paul de Arzila e o Paul do Taipal, pertencendo ambas á rede natura 2000.
O Paul do Taipal está classificado como Zona de Proteção Especial, da Rede NATURA2000, e como zona húmida de importância internacional ao abrigo da convenção de Ramsar, com uma área de 233 hectares. Esta área é utilizada como local de nidificação, como refúgio, para repouso e alimentação, incluindo para aves migradoras.
A construção do lanço da EN 111 determinou uma deficiente drenagem, proporcionando condições para a existência de caniçal.
A área envolvente é caracterizada por uma ocupação predominantemente agrícola, incluindo alguns arrozais, e pequenas áreas de ocupação florestal. Nesta zona húmida ocorre uma população significativa de pato-real. Os principais fatores de ameaça do Paul do Taipal são a expansão da vegetação aquática emergente, como o Caniço (Phragmites australis), e a presença de espécies invasoras como a Erva-pinheirinha (Myriophyllum aquaticum), a poluição de origem agrícola, agro-pecuária e de infraestruturas rodoviárias e perturbação por pesca constituem os principais fatores de ameaça para esta ZPE.

Espécies de aves presentes são:
Aves aquáticas: Pato-real ( Anas platyrhynchos), Marrequinha (Anas crecca), Pato-trombeteiro (Anas clypeata), Frisada (Anas strepera), Corvo-marinho-de-faces-brancas (Phalocrocorax carbo), Garçote (Ixobrychus minutus), Goraz (Nycticorax nyticora), Garça-vermelha, Garça-boieira, Garça-real, Colhereiro, Caimão (Porphyrio porphyrio), Narceja-comum e Guarda-rios (Alcedo atthis).
Rapinas: Milhafre-preto (Milvus migrans), Tartaranhão-ruivo--dos-pauis (Circus aeruginosus), açor (Accipter gentillis), Águiacalçada (Aquila pennata), Peneireiro-comum (Falco tinnunculus), Bufo-real ( Bubo bubo).
Passariformes: Pisco-de-peito-azul (Luscinia svecica), Rouxinol-branco (Cettia cetti), Fuinha-dos-juncos (Cisticola juncidis), Felosa-unicolor (Locustella luscinioides), Felosa-dos-juncos (Acrocephalus schoenobaenus), Rouxinol-pequeno-dos-caniços (Acrocephalus scirpaceus), Rouxinol-grande-dos-caniços (Acrocephalus arundinaceus), Felosa-musical (Phylloscopus trochilus), Felosa-comum (Phylloscopus collybita), Escrevedeira-dos-caniços (Emberiza schoeniclus).
Raridades: Pelicano-vulgar (Pelecanus onocrotalus), Felosa-bilistada (Phylloscopus inornatus), Abetouro (Botaurus stellaris).

 

Paul de Arzila

Localizado a 11 Km a Oeste da cidade de Coimbra e a 10 Km a Este de Montemor-o-Velho, faz parte dos Concelhos de Coimbra, Condeixa e Montemor-o-Velho. A reserva natural do Paul de Arzila abrange uma área de 535 hectares em que 150 são zona de Paul. Desde a criação da reserva natural foram executadas medidas que contribuíram para aumentar os valores de conservação do património natural, é classificado como zona húmida de importância internacional ao abrigo da convenção Ramsar. Esta área é utilizada como local de nidificação, como refúgio, para repouso e alimentação, incluindo para aves migradoras.

O Paul possui grande valor durante a migração outonal de passeriformes, destacando-se o rouxinol-dos-caniços (Acrocephalus scirpaceus), a felosa-das-junças (Acrocephalus schoenobaenus), a felosa-poliglota (Hippolais polyglotta) e a felosa-musical (Phylloscopus trochilus). A nível nacional destaca-se a sua importância como local de refúgio para anatídeos invernantes, assim como local de reprodução para aves de caniçal, nomeadamente garça-pequena (Ixobrhychus minutos), rouxinol-grande-dos caniços (Acrocephalus arundinaceus) e felosa-unicolor (Locustella luscinioides).

Outras aves com importância: aguia-pesqueira (Pandion haliaetus), o Goraz (Nycticorax nyticorax), a garça-vermelha ou imperial (Ardea purpúrea), o tartaranhão-ruivo-dos-pauis ou águia-sapeira (Circus aeruginosus), águia-calçada (Aquila pennata), a cigarrinha-ruiva (Locustella luscinioides), a águia-cobreira (Circaetus gallicus), milhafre-preto (Milvus migrans) , narceja (Gallinago gallinago), garçote (Ixobrychus minutos), Pato-real ( Anas platyrhynchos), Marrequinha (Anas crecca), Patotrombeteiro (Anas clypeata) e Frisada (Anas strepera).

Mamíferos: musaranho-de-dentes-vermelhos (Sorex granarius), rato-das-hortas (Mus spretus), lontra (Lutra lutra) e o gato-bravo (Felis silvestres).

Saber...