Utentes da APPACDM de Montemor registam tradição oral

“Onze Canções de Tradição Oral do concelho de Montemor-o-Velho” é o mais recente projeto da Unidade Funcional de Montemor-o-Velho da APPACDM de Coimbra e foi apresentado, no dia 20 de junho, na BMAD – Biblioteca Municipal de Montemor-o-Velho.
O momento cultural foi bastante participado e o tempo de foi lembrar e de perpetuar a riqueza imaterial do concelho.
Helena Albuquerque, presidente da APPACDM de Coimbra, destacou a pertinência de iniciativa e, ao deixar agradecimentos a todos quanto participaram na preparação do projeto, elogiou o trabalho feito na Unidade Funcional, bem como fez questão de agradecer todo o apoio que a Câmara Municipal tem dado, nomeadamente ao possibilitar a edição da obra.
Para Lina Carregã, mentora e coordenadora das “Onze Canções de Tradição Oral do concelho de Montemor-o-Velho”, “esta foi uma caminhada feita ao longo de oito meses, repartidos por dois períodos. Feito com a colaboração de muita gente, estamos perante um projeto único que preserva a nossa identidade e nossa tradição oral”.
“É um projeto de afetos”, reforçou, com orgulho.
O trabalho realizado, que contou também com a colaboração e participação dos utentes da Unidade Funcional, percorreu todo o concelho e após uma aturada recolha e registo das várias canções seguiu-se, de acordo com Lina Carregã, “um trabalho minucioso, lento e desgastante” de confirmação e validação das melodias, bem como da sua transcrição para pauta.
No momento de festa foram ainda partilhadas várias histórias e episódios, bem como foram interpretadas todas a canções presentes no livro e, muitas delas, foram cantadas pelas pessoas que as cantaram inicialmente aquando da realização do trabalho de campo.
No final da cerimónia de apresentação, Diana Andrade, adjunta do Presidente da Câmara, sublinhou: “Para a Câmara Municipal associar-se a um projeto desta natureza e poder fazer com que ganhe a luz dia, para além de ser um redobrado prazer, é também uma obrigação, não só para com todos os nossos utentes da Unidade Funcional de Montemor-o-Velho da APPACDM de Coimbra, mas para com todos os nossos munícipes. Agradeço as palavras dirigidas à Câmara Municipal e aproveito para as devolver a todos vocês que fizeram esta obra que homenageia o nosso passado e que é, ao mesmo tempo, um documento de futuro”.
“Obrigado por serem uma inspiração diária para todos nós e continuem a ser e a fazer-nos felizes”, concluiu.
“Onze Canções de Tradição Oral do concelho de Montemor-o-Velho” contou também com a colaboração de Adelino Martins, de Tiago Cordeiro, e de Lídia Silva, nas ilustrações e paginação.