Centro Náutico recebeu Seminário Nacional “Crescer para Vencer”

No dia 24 de junho, o Seminário Nacional “Crescer para Vencer” reuniu, ao longo do dia, cerca de uma centena de participantes no Centro Náutico de Montemor-o-Velho.
“O seminário é uma velha ambição deste Executivo, em particular do vice-presidente e vereador do Desporto, José veríssimo, e inscreve-se no âmbito da nossa premissa ‘Valorizar o que é nosso’. Assim, a formação ajuda-nos a valorizar aquilo que nós temos de melhor, nomeadamente os nossos atletas, técnicos e dirigentes. Todos eles dão muito de si para que possamos ser vencedores em muitas das provas em que participamos”, destacou o presidente da Câmara Municipal, Emílio Torrão, na sessão de abertura do seminário.
Ao lembrar que “esta iniciativa só foi possível porque no início do mandato foi reformulada estrutura do Desporto”, o autarca montemorense reforçou: “Hoje existe uma estrutura com capacidade e com dinâmica para poder organizar um seminário desta natureza”.
“Temos em Montemor-o-Velho uma infraestrutura desportiva de elite que forma campeões mundiais, porém queremos continuar a desenvolver uma estratégia que permita alargar a sua abrangência. Assim, o Centro Náutico está ao serviço do desporto nacional e internacional, mas também ao serviço dos nossos munícipes”, concluiu.
À margem da iniciativa que assinala também a 20ª edição do Torneio de Futebol Juvenil e que este ano se realiza na Carapinheira, o vice-presidente e vereador do Desporto, José veríssimo, esclareceu: “Este é o pontapé de saída para aquilo que é uma estratégia que está definida para o desenvolvimento do desporto no concelho e que foi iniciada com a criação do Conselho Municipal do Desporto. Neste sentido, foi definida uma agenda que inclui a componente formativa das associações, dirigentes, técnicos e atletas”.
“Pretendemos tornar o nosso tecido associativo desportivo mais forte e com mais conhecimento, recuperando, deste modo, o tempo perdido”, asseverou.
A Coordenação Técnica, por Vasco Cavaleiro, os Motivos do Abandono Precoce no Desporto, por Paulo Neves, a Transição Formação – Futebol Profissional, por Miguel Carvalho, Formar a Ganhar, por João Santos, o Treino de Guarda-Redes: O que treinar no Treino..., por Hugo Ribeiro, o Planeamento e operacionalização do treino em jovens futebolistas, por Cláudio Costa, a Deteção Talentos no Futebol: Uma Realidade cada vez Mais Emergente, por Nuno Ventura, a Academia de Futebol no Qatar. Uma Visão Diferente no Desenvolvimento de Talentos a Partir da Escola Portuguesa, por Francisco Batista, a Prevenção de Lesões no Futebol, por Rui Costa e Mário Lopes, as Etapas de Formação Prioridades, por Bruno Travassos, Metodologia Treino Futebol 7, por Bruno Rodrigues e a mesa redonda Crescer para Vencer, com António Cortesão, Luís Félix, Mário Serpa e Rafael Silva, foram os temas que estiveram em destaque no Seminário Nacional “Crescer para Vencer”.
Recorda-se que iniciativa foi também acreditada pelo IPDJ equivalendo a sua participação a 2,2 créditos (código da ação nº 23411288) para Treinadores Nível I, II, III e IV.
O Seminário Nacional “Crescer para Vencer” foi organizado pela Câmara Municipal de Montemor-o-Velho e contou com a colaboração do Clube Desportivo Carapinheirense e o contributo de António Luís Monteiro.