Transportes Escolares: Câmara Municipal promove igualdade para todos os alunos

No ano letivo de 2017/2018, o Município de Montemor-o-Velho prevê gastar cerca de 468 mil euros com os transportes escolares.
Sempre com a intenção de proporcionar um ambiente letivo o mais justo possível, de modo a que todos os alunos dos diversos estabelecimentos de ensino do Agrupamento de Escolas de Montemor-o-Velho tenham as mesmas condições e oportunidades, a autarquia montemorense desenvolveu esforços para que os alunos do 1º, 2º, 3º ciclos e secundário tenham acesso às Piscinas Municipais e ao Centro Náutico de Montemor-o-Velho. “Não posso aceitar que tenham sido investidos milhões num Centro Náutico e que as crianças e jovens do meu concelho não usufruam dele por falta de transporte. Assim, está assegurado que, sejam de Tentúgal ou de Verride, de Arazede ou de Pereira, todos, sem exceção, terão transportes para usufruir destas infraestruturas que são suas”, esclareceu Emílio Torrão.
Assim, todos os alunos que frequentam os estabelecimentos de ensino do concelho vão ter acesso aos equipamentos municipais, podendo ter contacto com o meio aquático, seja através da prática de natação, ou da prática dos desportos de maior expressão no Centro Náutico, nomeadamente a canoagem e o remo.
Este ano e também, pela primeira vez, foi ponderada, na medida do possível, a alteração dos trajetos dos circuitos dos transportes escolares, no âmbito da Lei nº 13/2006 de 17/4, na sua atual redação. Assim, sempre que exequível, os alunos que durante a manhã tenham o transporte mais cedo serão os primeiros a chegar a casa durante a tarde.