Monumento ao Cavador inaugurado em Liceia

A freguesia de Liceia está mais bonita e, no dia 10 de setembro, escreveu mais uma página dourada da sua história.
O largo Amílcar Trindade foi requalificado e ganhou um monumento de homenagem ao cavador.
“Esta era uma velha aspiração de Manuel Duque, anterior Presidente de Junta de Freguesia. Quando ele ainda estava vivo, eu dei-lhe garantias de que a sua vontade iria ser cumprida. Por isso, hoje, fica cumprida a sua vontade e honrada a sua memória e o meu compromisso”, sublinhou o presidente da Câmara Municipal, Emílio Torrão no decorrer da cerimónia de inauguração que reuniu dezenas de leceienses, entidades, vereadores do Executivo Municipal e membros da Assembleia Municipal.
Ao destacar que “Liceia ganhou outra urbanidade e outra dimensão com a requalificação do largo Amílcar Trindade, da qual faz parte o monumento ao cavador”, o autarca montemorense esclareceu ainda que a intervenção, que representa um investimento global de cerca de 70 mil euros, foi idealizada para reduzir a velocidade e, proteger, deste modo, as pessoas.
No momento, com palavras de elogio “à arte e ao empenho” do escultor, Emílio Torrão agradeceu “a paciência que o António Nogueira tem tido com a Câmara Municipal”.
“A obra foi contratualizada há cinco anos, no anterior e Executivo, e agora vai ser paga agora pelo atual Executivo”, frisou.
Muito satisfeito com as intervenções feitas na freguesia, o presidente da Junta de Freguesia de Liceia, Joaquim Martinho, acompanhado dos elementos do seu Executivo, congratulou-se com o novo monumento e referiu: “Este é um símbolo dos gandareses que passaram por aqui com destino a vários destinos”.
Ao deixar palavras de agradecimento a todos que possibilitaram as obras - a de engenharia e a de arte -, Joaquim Martinho reforçou que “o monumento era um sonho do anterior Presidente de Junta” e, por isso, na presença dos familiares de Manuel Duque, pediu que fosse realizado um minuto de silêncio em sua memória.
O monumento ao cavador, tem cerca de três metros de altura e, em conjunto com a base, pesa cerca de sete toneladas e demorou cerca de cinco meses a ser esculpido.