Liceia venerou S. Miguel

No dia 24 de setembro, a comunidade da freguesia de Liceia voltou a engalanar-se e a paróquia venerou o seu padroeiro: S. Miguel.
Pelo 9º ano consecutivo e sob a orientação de Telma Simões, Liceia voltou a dar forma ao gigantesco tapete floral que, de ano para ano, atrai cada vez mais gente à freguesia.
“Este ano demos destaque ao centenário das Aparições de Fátima e decidimos criar um tapete central maior. Assim, temos mais área para conseguir criar motivos mais elaborados. Esta iniciativa conta com a participação de cerca de 100 voluntários na sua preparação e temos muitas pessoas das freguesias vizinhas a ajudar e a trazer flores”, explicou Telma Simões.
A procissão, abrilhantada pela Sociedade Musical, Recreativa, Instrutiva e Beneficente Santanense, reuniu centenas de fiéis e incorporou as imagens litúrgicas de S. Miguel, S. Sebastião Mártir, Santa Teresa, S. José, Imaculada Conceição, Nª Sr.ª da Saúde, Nª Sr.ª de Fátima, Sagrado Coração de Jesus, bem como teve a participação das crianças e jovens que fizeram a 1ª comunhão e a Profissão de Fé.
O presidente da Câmara, Emílio Torrão, o vice-presidente, José Veríssimo e o presidente da Junta de Freguesia de Liceia, Joaquim Martinho, foram algumas das entidades que marcaram presença e que fizeram questão de se associar ao momento solene.
Os festejos terminam no próximo dia 29, Dia do Padroeiro, às 17h, com um convívio com a população.
No final da procissão, em frente à casa mortuária, a Junta de Freguesia de Liceia realizou uma cerimónia de homenagem póstuma a Manuel Duque “pela dedicação à sua terra na presidência do executivo entre 1997 e 2013”.
No descerrar da placa de homenagem, feita em frente a uma das obras feitas durante a sua presidência, Carmen Duque, filha do homenageado, referiu: “O meu pai amou esta terra, vai continuar a amá-la e ensinou-nos a amá-la. Respeitou sempre as ideias diferentes porque ele acreditava que da discussão e do debate as pessoas aprendiam e evoluíam”.