Mobilidade Sustentável em debate em Montemor-o-Velho

Ao longo do dia 14 de novembro, o tema da Mobilidade Sustentável vai estar em destaque em Montemor-o-Velho. O seminário, realizado na Galeria Municipal, faz parte do projeto “Educação Ambiental + Aberta na Região Centro” desenvolvido pela AREAC – Agência Regional de Energia e Ambiente do Centro em parceria com os municípios de Montemor-o-Velho e Miranda do Corvo.
Na sessão de abertura, o presidente da Câmara Municipal, Emílio Torrão, começou por agradecer “à AREAC o empenho demonstrado e o apoio ao Município, por exemplo, na elaboração de candidaturas” e referiu: “A temática da mobilidade sustentável é uma temática à qual eu sou particularmente sensível, sendo também extensível ao meu Executivo”.
“Com muita pena minha não conseguimos, no último mandato, ter financiamento para a criação um ponto de energia para veículos elétricos, mas é algo de que eu não quero desistir”, reforçou.
No momento, o edil montemorense lembrou ainda que o município dispõe de “uma frota de limpeza urbana composta por veículos elétricos e cuja aquisição foi alvo de candidatura”, bem como reiterou: “Queremos continuar a adquirir veículos híbridos ou elétricos”.
Apesar de Montemor-o-Velho “ser um concelho predominantemente rural, o que dificulta a implementação de estratégias de mobilidade com efeitos imediatos”, Emílio Torrão reiterou: “Queremos aprender, queremos debater ideias e temos em desenvolvimento algumas estratégias que vêm ao encontro da mobilidade e das preocupações ambientais”.
“Os veículos elétricos e as energias renováveis em Portugal: Oportunidades para as comunidades”, “Como saber se a mobilidade é sustentável”, “Porquê o veículo elétrico?” ou “Projeto ‘Compromisso pela bicicleta’” vão ser alguns dos temas que vão estar em destaque ao longo do dia no seminário “Mobilidade Sustentável”.
Sob o mote “Ajude o ambiente e viva melhor”, a ação integra um conjunto alargado de iniciativas que se estende pelos meses de outubro e novembro, passando, a título de exemplo, pelo desenvolvimento de folhetos temáticos, pelo concurso “Vilas Coloridas” ou pela emissão de spots de rádio com sugestões de poupança energética elétrica ou de redução do consumo de água, de modo a adotar comportamentos mais sustentáveis ambientalmente.