Festival da Lampreia da Ereira evolui para dois dias

A 21ª edição do XXI Festival da Lampreia | Sabores do Rio, organizado pela Associação Cultural Desportiva e Social (ACDS) da Ereira, foi apresentada ao público, no dia 11 de março, no decorrer do Festival do Arroz e da Lampreia (FAL).
Pela primeira vez, o evento realiza-se durante dois dias, 24 e 25 de março, mas as novidades não terminam por aqui.
Joaquim Coelho, presidente da ACDS da Ereira, explicou: “Fazíamos o festival durante um dia, porém entendemos que era pouco para a grandeza do evento. Como tínhamos sempre que recusar inscrições de pessoas de todo o país, decidimos fazer um certame que se vai prolongar durante o fim-de semana de 24 e 25 de março”.
Acompanhado por António Mateus, da ACDS da Ereira, o dirigente foi mais longe e revelou: “Como queremos promover a nossa praia fluvial, o evento vai crescer e, por isso, vai sair das instalações da associação e vai ser instalada uma tenda junto à praia fluvial”.
Ao convidar para “provarem a qualidade da gastronomia da Ereira”, Joaquim Coelho referiu: “Somos de uma terra em que vivíamos da pesca e da agricultura e, neste sentido, foi a pesca que nos ajudou a levar este evento a bom porto”.
“Nós temos muito gosto em vos receber e em tratar-vos bem. Venham à Ereira e ajudem a engrandecer o nosso festival”, reforçou.
O presidente da Câmara Municipal, Emílio Torrão, esteve à conversa com os elementos da organização e sublinhou: “Fico muito feliz que haja esta evolução para dois dias de festival. É um sinal que nós tínhamos razão, que associação tinha razão, porque, na verdade, as pessoas que vão uma primeira vez ao festival regressam sempre e, por isso, cada vez vai haver mais pessoas a ir ao Festival da Lampreia da Ereira”.
No momento, o edil montemorense reiterou o empenho da Câmara Municipal na promoção de um evento que “prima pelas receitas tradicionais” e destacou: “´É um festival muito tradicional e genuíno, diferenciando-se do FAL porque é feito pelas pessoas ligadas ao rio e às receitas tradicionais”.
Assim, nos dias 24 e 25 de março, todos os caminhos vão dar à Ereira, a “Catedral da Lampreia”, e ao arroz de lampreia junta-se, durante a tarde e noite, o peixe do rio frito, sem faltar, para a sobremesa, o arroz doce feito com o Arroz Carolino produzido nos campos ao redor da Ereira. A animação fica a cargo do Grupo Musical AC e do Grupo Folclórico da Ereira.
A organização tem também disponível para os comensais que não apreciam lampreia a opção de um prato alternativo de bacalhau.
As inscrições são limitadas e podem ser feitas, até dia 18 de março, através dos números de telefone 964 800 273 (Joaquim Coelho), 913 682 556 (Alcides Costa), 938 320 644 (Vasco Martins) ou 239 676 370 (Centro de Dia).
O XXI Festival da Lampreia da Ereira | Sabores do Rio é organizado pela ACDS da Ereira, com o apoio da Câmara Municipal de Montemor-o-Velho, do Grupo Folclórico da Ereira e da Junta de Freguesia da Ereira.