Montemor mostra que empreendedorismo não tem idade

"Ipomea products" é o nome a fixar. Uma solução inovadora que aproveita e valoriza os excedentes de batata doce provenientes da indústria agroalimentar e os transforma em deliciosas bolachas e um licor de chorar por mais. A ideia é de Bruno Marques, Celestino Tomás e João Perpétuo, da Escola Profissional Agrícola Afonso Duarte, apoiados pelos professores orientadores Isabel Garcia, Florbela Leite e Hugo Rocha, e sagrou-se vencedora do concurso de ideias de negócio promovido pela Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra (CIM-RC) realizado esta tarde em Montemor-o-Velho e que, nos dias 24 e 25 de março, vai representar o Município no Bootcamp Intermunicipal, a realizar-se em Oliveira do Hospital.
Numa tarde plena de inovação, Montemor-o-Velho provou, uma vez mais, que o empreendedorismo não tem idade. A turma do 6º D do Agrupamento de Escolas de Montemor-o-Velho vai, a 26 de maio, defender as cores de Montemor-o-Velho a Condeixa-a-Nova com a sua coleção de vestidos de noiva, uniformes, objetos de decoração e sapatos de tafetá produzidos artesanalmente, com recurso a técnicas ancestrais. Orientados pela professora Ana Jacob, os teares do Mondego servem não apenas para tecer mas também para produzir música e estão prontos para surpreender o júri do programa "Empreendedorismo, Artes e Ofícios”.
Ideias de negócio é coisa que não falta aos alunos do ensino secundário e profissional montemorenses: de resorts desportivos especializados para atletas e com soluções específicas para crianças que prometem revolucionar o Centro Náutico, a um parque de aventura com percursos de arborismo que vai conjugar a natureza, a história, a cultura e o desporto, a uma bebida energética à base de soro de leite, as 10 ideias apresentadas pelos alunos e alunas da Escola Profissional Agrícola Afonso Duarte e pelo Agrupamento de Escolas de Montemor-o-Velho no Salão Nobre dos Paços do Concelho de Montemor-o-Velho prometem revolucionar o futuro do concelho e da região.
Sem pressões, mas a apelar para trazer o primeiro lugar para Montemor-o-Velho, o presidente da Câmara dirigiu-se aos “empreendedores do futuro” e desafiou-os a “fazer mais e melhor, a inovar, a criar algo de novo e a produzir uma mais-valia para o futuro do concelho de Montemor-o-Velho e do país”. Elogiando a equipa de jurados composta por Carina Coutinho, Ricardo Brites, empreendedores e empresários locais, e Carla Soares em representação da Câmara Municipal, Emílio Torrão deixou ainda algumas orientações às equipas vencedoras que agora têm a tarefa de trazer o troféu intermunicipal para casa: “esta é uma oportunidade de dar a conhecer a vossa ideia, o vosso negócio e também a identidade deste nosso concelho".
No final de uma tarde empreendedora em Montemor-o-Velho, Ana Mineiro, em nome da CIM-RC, agradeceu "ao Município montemorense pela confiança depositada, aos professores por acederem ao nosso desafio e aos alunos por estas belíssimas ideias aqui apresentadas”.
De recordar que esta quinta edição do programa “Empreendedorismo nas Escolas da Região de Coimbra”, promovida pela Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra (CIM-RC) e cofinanciada pelo Programa Operacional Regional Centro 2020 e pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER), tem o intuito de criar uma cultura empreendedora, promover o espírito de iniciativa, de cooperação e criatividade, permitindo aos jovens em idade escolar uma experiência real na área do empreendedorismo.