Gastronomia atrai centenas à Ereira

“Temos a sala lotada para os dois dias, mas durante a tarde de sábado ou de domingo ainda há muito para ver, saborear e conviver na Ereira”, avançou Joaquim Coelho, presidente Associação Cultural Desportiva e Social (ACDS) da Ereira, no decorrer do primeiro dia do XXI Festival da Lampreia | Sabores do Rio.
Muito satisfeito, o dirigente sublinhou: “As expetativas estão a ser ultrapassadas e não esperávamos tanta afluência.  Esta resposta das pessoas vem confirmar a fama que o Festival da Lampreia tem e vem também confirmar a nossa aposta em criar um evento diferente durante dois dias e aproximá-lo da praia fluvial”.
Com palavras de agradecimento à Câmara Municipal de Montemor-o-Velho, à Junta de Freguesia da Ereira, ao Grupo Folclórico da Ereira e aos stands presentes, Joaquim Coelho aproveitou ainda para revelar que “a par da promoção da nossa riqueza que é o arroz carolino, a lampreia e o peixe branco do rio, este é um evento que pretende também angariar verbas para a criação do futuro lar de idosos na freguesia”.
Na sessão de boas-vindas, o presidente da Junta de Freguesia da Ereira, Vasco Martins, realçou o espírito o espírito de voluntariado existente na freguesia, permitindo a realização de um evento “ainda com mais qualidade”, bem como destacou “a dinâmica da ACDS da Ereira em preparar um festival diferente dos anos anteriores”.
De igual modo, a vereadora Paula Rama, desejou os maiores sucessos à organização e saudou “a capacidade da ACDS da Ereira em continuar a criar eventos que divulguem a freguesia e o concelho”.
Clara Silva e a Rosália Albuquerque voltaram a ser as responsáveis pela preparação das muitas iguarias que chegaram à mesa das centenas de participantes do XXI Festival da Lampreia | Sabores do Rio e não revelaram os segredos na preparação das cerca de 200 lampreias que vão ser servidas durante o evento.
A ementa contou com o sempre saboroso arroz de lampreia, sopa de peixe, peixe do rio frito e, para a sobremesa, arroz doce.
Antes do almoço para os cerca de 250 convivas presentes no primeiro dia do festival, a organização preparou um momento de recriação da pesca e despesca da lampreia, protagonizado por José Sousa, no papel de barqueiro, e por José Couto, no papel de pescador.
Com a animação a cargo do Grupo Musical AC e do Grupo Folclórico da Ereira, os visitantes, no decorrer do festival, podem também adquirir arroz carolino produzido na freguesia, visitar uma área com maquinaria agrícola do século passado ou stands dedicados ao artesanato, comércio e serviços.
Recorda-se que a 21ª edição Festival da Lampreia | Sabores do Rio realiza-se nos dias 24 e 25 de março e que durante a tarde a organização coloca à disposição um serviço de petiscos, não faltando o peixe do rio frito, as enguias fritas e, para os mais gulosos, as barcas doces, um doce criado pela ACDS da Ereira há cerca de dois anos, existindo na versão com leite-creme ou com arroz doce.