600 canoístas disputam Taça de Portugal em Montemor-o-Velho

Perto de 600 canoístas, oriundos de 46 clubes nacionais, estiveram, este fim-de-semana, no Centro Náutico de Montemor-o-Velho, a disputar a Taça de Portugal de regatas em Linha.
A prova, que é uma das maiores do calendário nacional, é simultaneamente seletiva nacional, com vista à seleção dos melhores atletas para as respetivas equipas Nacionais de velocidade que já estão a preparar o novo programa Olímpico Tóquio 2020.
“É um privilégio acolhermos em Montemor-o-Velho estas provas desportivas que comprovam a excelência da pista e da infraestrutura do Centro Náutico para os desportos náuticos, principalmente quando assistimos à consagração de atletas da terra”. O vice-presidente da Câmara Municipal de Montemor-o-Velho, José Veríssimo, presente no evento, falava de Floriano Jesus, atleta do CIM - Clube Infante de Montemor, que esta manhã ganhou a medalha de ouro em KL1 200m de paracanoagem. Uma prova “muito renhida” que, apesar do título alcançado, “não correu dentro da expectativa” de Floriano Jesus que pretendia conquistar o apuramento direto para o Europeu.
Ricardo Machado, vice-presidente da Federação Portuguesa de Canoagem (FPC) destacou a importância da prova que, por se tratar do "primeiro momento de aferição da época para a seleção nacional”, trouxe a Montemor "os principais embaixadores da modalidade” e uma “vasta moldura humana que animou a Vila e o Centro Náutico e movimentou o comércio a hotelaria e a restauração”.
Ao longo de dois dias, os cerca de 600 atletas participaram num total de 215 regatas, das diferentes categorias de cadetes, juniores, seniores e da canoagem adaptada nas distâncias de 200, 500 e 1000 metros.
Os resultados da competição podem ser consultados em fpcanoagem.pt/resultados.