Montemor subiu 109 posições no índice municipal de transparência

O Município de Montemor-o-Velho melhorou a classificação global no Índice de Transparência Municipal (ITM), subindo 109 lugares em relação a 2016.

Montemor-o-Velho ocupa, agora, a posição 129, entre os 308 municípios portugueses, no ranking que mede o grau de transparência das Câmaras Municipais através de uma análise à informação disponibilizada nos seus sites.

"Numa edição mais exigente ao nível dos critérios usados para validar cada indicador analisado, esta melhoria relativa a 2016 deixa-nos extremamente orgulhosos e motivados para continuar a trabalhar para uma melhor e maior transparência de todas as áreas de atuação do Município de Montemor-o-Velho”. Emílio Torrão, presidente da Câmara Municipal, garantiu ainda que “toda a nossa gestão autárquica visa a transparência na relação com os cidadãos e empresas”.

De salientar ainda que, com 55 pontos, Montemor-o-Velho obteve uma pontuação acima da média dos 308 municípios portugueses que, na edição de 2017, ficou fixada nos 51 pontos.

Desenvolvido pela Transparência e Integridade, Associação Cívica (TIAC), em colaboração com a Unidade de Investigação em Governança, Competitividade e Políticas Públicas da Universidade de Aveiro, o ITM analisa a informação de interesse público disponibilizada pelos municípios portugueses nos seus websites oficiais em sete áreas distintas: Informação sobre a Organização, Composição Social e Funcionamento do Município; Planos e Relatórios; Impostos, Taxas, Tarifas, Preços e Regulamentos; Relação com a Sociedade; Contratação Pública; Transparência Económico-Financeira; Transparência na área do Urbanismo. A TIAC é o capítulo português da rede global de ONG anti-corrupção Transparency International, presente em mais de 100 países, que desde 2013, relata anualmente o grau de informação que o Poder Local disponibiliza a todos os cidadãos, avaliando o seu nível de transparência.

Mais informações em https://transparencia.pt/itm-2017/