Amor pela música na celebração do 210º aniversário da AFUV

210 anos depois, a Associação Filarmónica União Verridense (AFUV) continua a fazer-se ouvir e, cheia de vitalidade, continua a mostrar que é uma instituição de referência de Verride, do concelho e do país. No dia 17 de junho, a sessão solene demonstrou o amor pela música e reiterou-se a confiança para dar continuidade à história da AFUV.
“São 210 de anos de lutas, conquistas e vitórias, no entanto estamos conscientes que a AFUV atravessa um período difícil pela ausência de corpos gerentes”, começou por referir João Guardado, presidente da comissão de gestão da AFUV.
Ao lembrar que a instituição “é o ativo cultural mais valioso da nossa terra”, o dirigente sublinhou a importância de haver uma direção e, por isso, deixou um apelo “aos pais dos músicos, aos músicos e à comunidade em geral para que não deixem que este marco de Verride acabe”.
Ao lembrar “o muito trabalho que a comissão de gestão tem tido para manter a casa a funcionar”, Carlos Alves, presidente da União de Freguesia de Abrunheira, Verride e Vila Nova da Barca, deixou palavras de incentivo e desejou que, em breve, “se consigam juntar para organizar uns órgãos sociais completos para que a AFUV seja ainda melhor”.
Na ocasião, com palavras de elogio a João Guardado e aos elementos da comissão de gestão, o presidente da Câmara Municipal, Emílio Torrão, acompanhado da vereadora Paula Rama, começou por expressar “uma grande admiração por Isabel Carvalho”, a anterior presidente da direção da AFUV e que marcou presença no auditório da associação, sendo uma dirigente que se dedicava a esta casa com “grande alma e coração”.
“Eu espero que Isabel Carvalho ou alguém que se reveja no seu trabalho possa pegar nesta casa novamente. A sua energia e dedicação são um grande exemplo para todo o concelho”, reforçou.
Ao desejar que “o nome de Verride e de Montemor-o-Velho sejam ouvidos por esse país fora durante muitos mais anos”, o edil montemorense mostrou-se confiante na AFUV e sublinhou: “Há um bom maestro, tem novos músicos, só falta mesmo uma direção”.
Na cerimónia que assinalou igualmente os 30 anos de maestro de Duarte Garcia, o Presidente da Câmara Municipal elogiou a competência do maestro, destacou a sua dedicação à causa da música e à filarmónica e sublinhou: “Muito obrigado por ter voltado a tornar a Masterclass de Sopros e Percussão, promovida pela Câmara Municipal, num evento grandioso”.
Emílio Torrão fez questão também de deixar uma palavras de elogio aos músicos.
“Vocês são espetaculares. Obrigado a todos por gostarem tanto da música”, reforçou.
Antes da surpresa preparada ao maestro Duarte Garcia, com a apresentação de vídeo biográfico e de uma batuta, foram entregues, aos músicos, as placas de bons serviços prestados à AFUV - Catarina Morgado e Marina Almeida, 5 anos, e Ana Bárbara Gaspar e Afonso Duarte Costa, 10 anos.
Surpreso com a homenagem, Duarte Garcia referiu: “Quero agradecer a toda a gente e aos músicos que são a melhor coisa que as bandas têm”.
A sessão de aniversário ficou concluída com um concerto protagonizado pela FIRA – Filarmónica Instrução e Recreio de Abrunheira e pela AFUV.