“Vamos defender a nossa Floresta!” em Montemor-o-Velho

No dia 18 de junho, o programa Seniores em Movimento trouxe cerca de 60 seniores de Santo Varão, Pereira, Gatões e Seixo até ao Serviço Municipal de Proteção Civil (SMPC) para participar na ação “Vamos defender a nossa Floresta!”.
Dinamizada pela Câmara Municipal, a ação de sensibilização contou com uma sessão de esclarecimento no auditório do Solar dos Pinas e com uma visita ao Centro Operacional do SMPC, tendo sido abordadas, por Hélder Araújo, Coordenador Municipal de Proteção Civil, as temáticas relacionadas com as faixas de gestão de combustíveis, as queimas e queimadas, comportamento dentro da habitação com o uso do fogo, as aldeias seguras, as acessibilidades e os contactos de emergência.
O adjunto do Presidente da Câmara Municipal, Rui Santos, esteve à conversa com os seniores e referiu: “Esta é mais uma iniciativa que pretende proporcionar um envelhecimento ativo e saudável, assim como proporcionar uma aprendizagem que, devido à sua pertinência e importância, pode fazer a diferença em contexto de risco. É também com muito agrado que mostramos as nossas instalações e apresentamos os equipamentos que temos disponíveis para as diversas tipologias de risco”.
Muito atenta e curiosa durante a visita esteva Ermelinda Lopes, do Casal do Minhoto - freguesia Pereira.
“Tenho 83 anos. Mesmo sem saber ler nem escrever gosto muito de saber e aprender. Estas explicações são importantes”, esclareceu.
Na quarta-feira, dia 20 de junho, a ação vai voltar a decorrer, sendo dirigida aos seniores das freguesias de Arazede, Meãs do Campo, Ereira e União de Freguesias de Abrunheira, Verride e Vila Nova da Barca (Reveles).