Workshop sobre a elaboração de Planos Municipais para a Igualdade de Género em Montemor-o-Velho

No dia 19 de junho, a Câmara Municipal de Montemor-o-Velho, com o apoio da Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género (CIG), levou a efeito um Workshop subordinado ao tema “Elaboração do Plano Municipal para a Igualdade e Estratégias de Intervenção, ao nível do Poder Local”.
Dirigida aos parceiros locais, rede social, técnicos/as das entidades parceiras e da autarquia, a iniciativa decorreu no auditório da Biblioteca Municipal Afonso Duarte, tendo contado com as apresentações de Rosa Oliveira e Nuno Gradim, técnicos da CIG.
Na sessão de abertura, o presidente da Câmara Municipal, Emílio Torrão, acompanhado do adjunto Rui Santos e de Adelaide Crespo, diretora do Centro de Emprego da Figueira da Foz da Delegação Regional do Centro, do Instituto de Emprego e Formação Profissional (IEFP), realçou a importância da realização do workshop e sublinhou: “Hoje vamos começar a pragmatizar e a traçar o caminho com ações práticas, com uma agenda e com um programa previamente definido”.
Ao lembrar que o desenvolvimento de políticas locais promotoras da igualdade se constituem como um desígnio para o atual mandato e ao deixar um convite para os parceiros passarem a mensagem da cidadania e igualdade de género, Emílio Torrão referiu: “No dia 22 de junho, em parceria com projeto iMontemor 3G (Programa CLDS 3G), no encontro de Empresári@s e Dirigentes do concelho de Montemor-o-Velho'18, vamos contar com a presença da deputada Elza Pais que vai falar sobre este tema com os nossos dirigentes e empresários”.
“Estamos a concretizar aquilo que pensamos ser de primordial importância e que deve estar na agenda de todos os municípios e de todos os responsáveis deste país. A igualdade de género não se apregoa, pratica-se”, concluiu.
O Enquadramento Estratégico – Estratégia Nacional Para a Igualdade de Género Instrumentos de Política Pública: Planos; A Importância da Igualdade de Género no Poder Local – Os Planos Municipais, para a Igualdade de Género, e Para a Prevenção e Combate à Violência Doméstica e de Género; e as Estratégias a Adotar no âmbito dos Planos Municipais Para a Igualdade (Constituição dos Grupos de Trabalho) foram alguns dos temas abordados no decorrer do workshop.