“Castelo de Histórias” conquistou o público

No dia 14 de julho, cerca de 75 participantes embarcaram na aventura “Castelo de Histórias” e lotaram as inscrições da visita guiada noturna ao castelo de Montemor-o-Velho.
Ao congratular-se com “trabalho pioneiro” que está a ser desenvolvido, o presidente da Câmara Municipal, Emílio Torrão, reforçou: “Esperamos que as pessoas gostem. Na ação Castelo Sente sente-se cada vez mais a importância do Castelo na cultura em Montemor-o-Velho”.
O edil montemorense, visivelmente “satisfeito com a adesão demonstrada”, aproveitou o momento para destacar a parceria com o CITEC – Centro de Iniciação Esther de Carvalho e para reiterar “a vontade de continuar a promover estas iniciativas”.
A visita pelos diversos espaços do castelo foi conduzida por Flávio Imperial, arqueólogo da Câmara Municipal, sendo pontuada por quadros cénicos dinamizados pelo CITEC.
Assim, a História, as muitas histórias que envolvem o castelo, poemas e textos de Afonso Duarte, o poema de Jaime Gralheiro sobre Fernão Mendes Pinto, um excerto da Peregrinação, a lenda dos degolados e um delicioso momento que possibilitou a degustação de um pastel de Tentúgal foram alguns dos ingredientes que fizeram do “Castelo de Histórias” um momento memorável.
A programação 2018 do Castelo Sente Turismo contará ainda com duas visitas guiadas noturnas: a 27 de outubro, no âmbito do Munda Lusófono | Encontro Literário de Montemor-o-Velho (19h) onde a Literatura será a protagonista, e a 31 de outubro (20h30) onde bruxas e seres extraordinários tomarão de assalto o nosso vetusto castelo.