Juvelino Soares lança “Do cimo deste Monte”

A sede do Grupo Recreativo Revelense encheu-se para o lançamento do livro de Juvelino da Silva Soares.

"Do Cimo deste Monte" é o primeiro livro do autor natural de Reveles. "É uma alegria ver esta casa cheia de amigos e entidades locais", confessou Juvelino da Silva Soares, visivelmente emocionado ao recordar como começou esta aventura que agora o ajuda a passar o tempo da reforma: "foi num dia de desfile de queima das fitas que fiz os primeiros versos deste livro que conta histórias de Presalves e Reveles, das suas gentes, do campo e do rio".

Um livro que "foi nascendo por acaso", foi tomando forma graças às sugestões dos amigos de Juvelino da Silva Soares e "enriquecido com ilustrações do cartoonista Zé Carlos", também ele "um bom amigo" do autor. Na sessão de apresentação, Juvelino da Silva Soares anunciou que "a receita da venda dos livros vai ser distribuída pelo Grupo Receativo Revelense e pela Paróquia de Reveles".

O presidente da Câmara Municipal fez questão de estar presente na iniciativa. Dirigindo-se ao "amigo Juvelino", Emílio Torrão elogiou o trabalho desenvolvido, salientando que "não é fácil publicar aquilo que escrevemos. Admiro-o por ter tido a coragem de lançar este livro que diz tanto do ser Revelense e que tanto me comoveu." Deixando palavras de admiração à união de freguesias de Abrunheira, Verride e Vila Nova da Barca que, desde o primeiro momento, se dispôs a comparticipar a edição do livro, permitindo "o perpetuar das palavras e das memórias de Reveles e Presalves", o edil desafiou Juvelino da Silva Soares para uma próxima obra que "a Autarquia terá todo o gosto de apoiar".

Fonte: STIC/GAP (12-06-2015)
Texto escrito conforme o Acordo Ortográfico - convertido pelo Lince